terça-feira, 26 de julho de 2016

VENÇA A TENTAÇÃO DA MENTIRA

VENÇA A TENTAÇÃO DA MENTIRA
Textos: Disse Jesus: Disse Jesus: "Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.” João 8:44.
 “Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.” - Efésios 4:25

INTRODUÇÃO:
Depois de refletirmos sobre como vencer o ímpeto do julgamento, agora vamos refletir sobre vencer o ímpeto da mentira. Os textos que lemos devem nos levar a pelo menos três considerações:
a.    O ser humano mente.
b.    Se ele se converter ao Senhor, precisa abandonar a mentira.
c.    É inadmissível uma pessoa ser cheia de Deus e cheia de mentira.

O QUE É A MENTIRA?
É uma manifestação que se opõe à verdade, cuja essência é o engano
A lei do Senhor proíbe a atitude de mentir “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” (Ex 20.16). 
“Mentir é fazer declarações propositalmente falsas, meias verdades que envolvem falsas impressões”. 
Deus detesta a mentira! Provérbios 12:22 “O SENHOR ODEIA os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade.”.  
A mentira é um vício, um desvio de caráter, que muitas vezes é incontrolável. Infelizmente ela tem tido espaço na vida de muitos crentes. Mas a bíblia é clara: "Os mentirosos não herdarão o reino dos céus"

 Aplicando a Mensagem

  1. Aprendemos no domingo que uma coisa que pode nos ajudar a vencer o ímpeto da mentira em nossa vida é a prática do auto exame (Lm 3:40). Você pratica o auto exame? Com que frequência você pratica? Quando foi a ultima fez que você praticou? em sua opinião; como esta prática pode nos ajudar a vencer a mentira?
  2. Sabemos que um dos artifícios usados pelos que mentem é jogar a culpa em outras pessoas. Prática que deve ser evitada por aqueles que querem vencer a mentira . (Rm 13:14 e Pv 19:3). Quem aqui pode compartilhar um caso, em que a sua mentira prejudicou uma pessoa, ou a mentira de outra  pessoa lhe trouxe grades problemas?
  3. Aqueles que querem definitivamente vencer a mentira não devem tentar sozinhos, antes devem buscar apoio espiritual. (Ec 4.9-10, Tg 5.16). Quem aqui já está sendo acompanhado através do discipulado um a um? Em sua experiência, como o discipulado está te ajudando a vencer o mal da mentira?
Avisos:
VIGÍLIA DOKIMOS – próxima sexta às 22h
 Para os LIDERES - Conferencia MDA – Brasília dias 08 a 10 de agosto/16 – faça sua inscrição pelo site: http://www.conferenciamdadf.com.br/
Dia 30/07 às 16hs - Inauguração da Rede DOC Start – Adolescentes de 9 a 13 anos!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma