segunda-feira, 11 de julho de 2016

1º Dia - Código JMR



UMA JORNADA PARA A VIDA
Marcos 14:38

Você já julgou alguém? Você já mentiu? Já reclamou de outra pessoa? Se responder negativamente a todas estas perguntas, acabou de tropeçar na segunda delas! Ainda que uma destas situações não tenha sido recente, basta que você se lembre, ao menos, de seus anos de juventude para se relembrar de alguma ocasião em que tropeçou em uma delas. Que cristão, por mais consagrado que seja, não caiu em pelo menos em um destes pecados: julgamento, mentira e reclamação? A realidade é clara, porém de que não existe mentira pequena ou grande, boa ou ruim. Simplesmente, não posso julgar, não posso mentir e não posso viver reclamando ou murmurando. Fomos criados não para isso.

Somos criação de Deus, feitos para boas obras, antes da fundação do mundo, como está escrito em Efésios 2.10. Creio que todos nós conseguimos ser pessoas melhores.

Podemos derrotar nossa religiosidade, fortalecer nosso espírito e subjugar os desejos da carne e as insistentes tentações de Satanás. Podemos crescer juntos! Seja bem-vindo a estes 21 dias! Vamos viver juntos o “Código JMR”, também ajudando nossos irmãos viverem este estilo de vida com amor e graça. Que vivamos em mutualidade a Palavra que recebemos e na qual cremos. Sem julgar: “Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão.” (Romanos 14.13). Sem mentir: “Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.”

(Colossenses 3.9-10). Sem reclamar: “Respondeu Jesus: Parem de me criticar.” (João 6.43). Abra a sua mente e coração e decida colocar força de vontade em prática. Vamos, juntos, transformar esse voto de 21 dias em um hábito para a vida. O Senhor está com você e Ele também enviará pessoas Dele para ajudá-lo nesse processo. Prossiga em fé e não confie em sua carne. Como disse Jesus: Vigiem e orem para que não caiam em tentação. “O espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Marcos 14.38). Creia que sua vida pode ser melhor!



VENÇA O PECADO DO JULGAMENTO
Romanos 14:13 / Mateus 23:23-28

Todos nós apreciamos uma pessoa que não julga os outros. Contudo, geralmente não estamos dispostos a pagar o preço de nos tornarmos uma delas. Não pense que não julgar será algo fácil ou automático. Precisamos entender que nossa língua é realmente traiçoeira e pode nos colocar em verdadeiros apuros. A verdade é que somente Deus pode julgar uma pessoa. Por quê? Pelo simples fato de que somente Ele conhece o interior, as intenções e as motivações de alguém. Nosso conhecimento será sempre parcial e, não raro, tendencioso. Por isso, julgar é, também, muito fácil. Trata-se de primeiro puxar o gatilho para atacar e, só depois, fazer perguntas. O caminho mais difícil, por outro lado, será sempre o de procurar se colocar no lugar da pessoa e ajudá-la. Este, entretanto, é o nosso caminho como cristãos. Entenda que não julgar é diferente de ser conivente com o pecado. Podemos ver que alguém próximo está vivendo em pecado por meio de sua nítida e real situação degradante de vida. Ainda assim, isso não nos dá o direito de não amá-lo ou de não nos aproximarmos para ajudar. Não podemos julgar, condenar e nos afastar. Ser cristão é sentir com o coração do outro, colocando-se não acima dele, mas ao seu lado. Quando se deparar com alguém que necessita de misericórdia, perdão e graça, ao invés de julgar, talvez seja mais prudente oferecer ajuda e apoio. Os defeitos são parte integrante das pessoas! Julgar é tirar os olhos de nós mesmos e negar aquilo que realmente somos e os erros que também carregamos. Quando perceber que está julgando alguém, tente inverter a situação. Transforme esse julgamento em uma disponibilidade imediata de prestar um auxílio, dentro de suas possibilidades.

Talvez você possa oferecer uma conversa esclarecedora, amparo ou sugestão que ajude essa pessoa a retornar ao caminho certo. Seja simplesmente um bom ouvinte. Por vezes, é somente disso que muitos precisam. Comece a viver essa atitude em família, na escola, no trabalho, na igreja e na sociedade. Quem não perde tempo em julgar não perderá anos de vida com ressentimentos. Alivie o seu fardo. Não condene, ame! Comprometa-se a, a partir de hoje, não desperdiçar seu tempo com julgamentos. Como está escrito: Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade (Salmo 34.13).



VENÇA O JULGAMENTO, VIVENDO REAVALIAÇÃO
Ageu 1:5-7  / Lamentações 3:40

Reavaliar, reconsiderar e rever. Essas são ações indispensáveis à vida, pelo menos para aqueles que desejam estar cada vez mais no centro da vontade de Deus. Na verdade, não existe crescimento e avanço sem a prática da reavaliação diária. Não pense que reavaliar é uma prática reservada ao final da vida, quando temos certeza de que estamos prestes a partir. Precisamos reavaliar nossa vida completa e constantemente, enquanto servos, discípulos, profissionais, pais, filhos, amigos e líderes; como homens e mulheres que desejam melhorar a cada dia, evitando cometer antigos erros. Como cristãos, o ato de reavaliar não significa simplesmente ponderar entre o bom e o ótimo, entre o regular e ruim. Não se trata de identificar problemas e propor soluções. É uma tarefa espiritual que envolve a busca por discernimento, bom senso, sabedoria, meditação e avaliação de nossa vida frente à vida de Cristo e Sua Palavra. Antes de um exercício mental, reavaliar a si mesmo é uma prática devocional. Você tem o hábito de avaliar sua vida? Tem verificado aonde tem chegado com suas escolhas e caminhos percorridos até aqui? O que, em sua vida, poderia estar diferente, se você se avaliasse melhor? O seu coração é um lugar onde apenas você e Deus podem entrar. Por isso, a responsabilidade de parar e avaliar sua vida é inteiramente sua. A prática da reavaliação é coisa para “gente grande”, para aqueles que creem na prática da humildade e da simplicidade, que acreditam que todos nós estamos no Caminho, buscando o aperfeiçoamento contínuo. Se você não se relembrar continuamente da visão de Deus para sua vida e não alimentá-la com uma verdadeira insatisfação santa, irá perdê-la. Reavaliar é permitir que a sabedoria divina, que habita em nós, nos conduza ao centro da vontade de Deus!

Oração: Senhor, ajude-me a reavaliar com cuidado a minha vida, sob a Sua Palavra e com a direção do Seu Espírito Santo. Não permita que meu orgulho, minha negação e minhas defesas pessoais sejam barreiras que me impeçam de reavaliar diariamente minha vida e, assim, encontrar o melhor do Senhor para mim e para todos que estão ao meu redor. Amém!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma