segunda-feira, 25 de julho de 2016

15º Dia - Código JMR



VENÇA O PECADO DA RECLAMAÇÃO
Êxodo 15:24

A reclamação não é um assunto novo. Na verdade, trata-se de um tema bastante explorado nas Escrituras Sagradas. Adão reclamou para Deus sobre sua esposa. O povo de Deus reclamou de Moisés. E se o homem tão facilmente reclama da própria esposa e do líder, como não reclamará do próximo? Infelizmente, reclamar é um pecado que se tornou mau hábito. Porém, podemos escolher trocar a reclamação pela adoração, gratidão e satisfação em Deus! O ressentimento gera a reclamação que, quando não tratada, transforma-se em murmuração. É por isso que pessoas feridas precisam tanto ser tratadas, pois, do contrário, ferirão e contaminarão a si mesmas e a seu ambiente. Todo ressentido não tratado se torna um murmurador, um reclamador de tudo e de todos. Esta postura, aos poucos e implacavelmente, mata seu relacionamento com Deus e com as pessoas. Você tem uma missão grande demais a realizar! Não tem tempo a perder reclamando daquilo que outros não fizeram por você. Pare de lamuriar, reclamar e choramingar. “Murmurar” é definido como soltar queixumes, lastimar-se, queixar-se em voz baixa, falar mal, apontar faltas, tomar mau juízo de alguém ou de alguma coisa. Foi exatamente o que aconteceu com o povo de Israel, e o Senhor indignou-se ante a atitude do povo: Até quando esta comunidade ímpia se queixará contra mim? Tenho ouvido as queixas desses israelitas murmuradores (Números 14.26-27). Murmurar contra Deus e as pessoas é grave pecado, pois é o mesmo que afirmar: “Se eu fosse Deus, faria tudo diferente.” Quando murmura, você deixa seu lugar de servo e se coloca no lugar de Deus. Nosso Deus é misericordioso e providente. Conduz Seu povo e supre todas as suas necessidades e, por isso, reprova a murmuração. Ela é um sinal claro de incredulidade, ingratidão e do agir irrefletido, pois, ao murmurar, você faz o oposto de crer. Seja leal ao Seu Deus, à sua família e à sua igreja. Pare de reclamar de forma covarde, vergonhosa e sorrateira. Pare de falar entre os dentes sobre sua insatisfação. Homens e mulheres de verdade oram a Deus e conversam com as pessoas certas. Não vivem à margem, corroendo seu próprio coração com a destruidora atitude da reclamação. Você não mudará realidades por meio da reclamação, mas com a oração a Deus.



VENÇA A RECLAMAÇÃO, VIVENDO GRATIDÃO
Salmos 116:17-18 / 1 Timóteo 2:1

Com Jesus, sempre existe o domingo da ressurreição! A negra noite de sexta-feira, com dúvidas e sofrer, nunca será nosso fim. Por isso, podemos sempre ter a perspectiva da gratidão. Ela nos lembra da abundância da vida em Jesus. A gratidão alinha nossa atitude de louvor e aniquila uma atitude egoísta. A gratidão nos faz louvar conforme o Senhor deseja, pois Ele nos pediu um louvor que vem do coração, oferecido com a voz e os lábios do adorador que serve em espírito e em verdade. Também mostramos nossa gratidão a Deus ao realizar atos que O agradem. Obedecer a Deus demonstra a gratidão de pessoas resgatadas pelo sacrifício de Jesus. Paulo frisa bem este fato na sua carta a Tito. Nela ele fala sobre a obediência a Deus em termos práticos: “Sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom, não caluniem a ninguém, sejam pacíficos e amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens” (Tito 3.1-2). Paulo não está ditando regras ou impondo a sua própria vontade, mas descreve a conduta de pessoas realmente convertidas a Cristo, dedicadas a Deus e determinadas a fazer Sua vontade. A carta a Tito mostra que a gratidão brota de nosso coração porque Deus nos mostrou Sua bondade ao nos salvar (Tito 2.11), porque temos uma esperança real em Cristo (Tito 3.7). Somos gratos porque Jesus se entregou por nós (Tito 2.14). A gratidão também é fruto de sabermos que Deus nos purificou para sermos um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras (Tito 2.14). Somos gratos porque recebemos a renovação do Espírito Santo (Tito 3.5-6). Por fim, somos gratos porque fomos feitos herdeiros de Deus (Tito 3.7). Diante de todas essas verdades, como não demonstrar gratidão por meio da obediência? A nossa gratidão nos motivará a orar e adorar a Deus, a viver por Ele e a divulgar as boas-novas a todos ao nosso redor. Deus merece isso e muito mais! Quando sua vida for marcada pela gratidão, isso ficará evidente em suas palavras, ações e atitudes. Celebre com gratidão o poder da ressurreição!


Oração: Deus, ajude-me a cada dia viver com um coração cheio de gratidão, servindo com alegria, apreciando e agradecendo sempre ao Senhor. Ajude-me a expressar gratidão por meio de um louvor sincero, obediência e proclamação do Evangelho. Em nome de Jesus, amém!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma