terça-feira, 19 de julho de 2016

VENÇA O ÍMPETO DO JULGAMENTO

Tema: Vença o Ímpeto do Julgamento
Textos: Disse Jesus: “Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.” Mateus 7.1-2
INTRODUÇÃO:
Estamos em um propósito com toda a igreja, denominado: CÓDIGO JMR - Não Julgue, não Minta, não Reclame. O alvo é que pela misericórdia de Deus, nesses 21 dias, o código JMR, seja implantado em nosso DNA espiritual. A Igreja parece ter aprendido a conviver tranquilamente com estes três pecados, mas Deus que é Santo e requer santidade de seus servos, continua rejeitando e reprovando veementemente cada um deles.
Jesus ensinou que nossa passagem por essa vida é breve e que a transição entre esta vida e a eternidade será marcada por um juízo. Esse juízo irá considerar a maneira como vivemos nesta terra, o que buscamos, a qual senhor servimos, a qual sistema de governo pertencemos. Todas essas coisas são marcadas e registradas em memoriais eternos, que no devido tempo serão manifestadas.
Ímpeto do julgamento, é algo que temos que trabalhar com toda a intensidade para vencer. Madre Teresa de Calcutá certa vez disse: Quem perde tempo julgando as pessoas não tem tempo para amá-las.”
1. SE JULGO, SEREI JULGADO. 2. SE CONDENO, SEREI CONDENADO. 3. SE PERDOO, SEREI PERDOADO. Esta é a lei da semeadura. Em todo tempo estamos colhendo os frutos de nossas plantações. 
Disse Jesus: Todos seremos julgados! Precisamos dessa consciência diariamente! Por que a consciência do juízo nos faz agir diferente. E o rigor do meu julgamento está em minhas mãos. Quanto mais rigoroso eu for com os outros, maior será o rigor do meu juízo.
Tendemos a julgar os outros quando: 
  1. Quando queremos esconder o nosso próprio erro.
  2. Quando estamos com inveja porque alguém está prosperando.
  3. Quando não estamos bem.
  4. Quando estamos ociosos (desocupados), sem fazer nada. 
  5. Quando estamos inseguros.
  6. Quando estamos feridos emocionalmente. 
  7. Ou quando somos imaturos.
Temos que evitar o julgamento e a condenação e optar pela misericórdia. Quando julgo, faço o papel de Deus, antes de julgar os outros julgue a si mesmo. Seja mais exigente consigo mesmo e mais complacente com os outros. “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?” Lucas 6.41.
A chave para hoje é: Quebrantamento e Arrependimento. Vamos nos arrepender irmãos. 

Aplicando a Mensagem
  1. Das sete mensagem devocionais que tivemos semana passada; de segunda (dia 11), até domingo dia (dia 17), qual o foi a que mais marcou a sua vida? E por quê?
    1. Uma jornada para a vida. (Primeiro dia -11/7)
    2. Vença o julgamento vivendo o arrependimento. (segundo dia - 12/7).
    3. Vença o julgamento vivendo a mortificação. (terceiro dia - 13/7).
    4. Vença o julgamento vivendo o perdão. (quarto dia - 14/7).
    5. Vença o julgamento vivendo a entrega. (Quinto dia - 15/7).
    6. Vença o julgamento vivendo a submissão (sexto dia - 16/7).
    7. Vença o julgamento vivendo o amor (sétimo dia - 17/7).
  2. Quando é que você reconhece que está mais propenso ao julgamento?
  3. Como se explica casos em que a bíblia parece estar orientando a igreja a julgar situações envolvendo membros do corpo? Mt capítulo 18, 1 Co capítulo 5, 
    1. (deixe que os irmãos falem, depois ajuda-os dizendo o seguinte: 
    2. Nesses casos o julgamento deve partir da comunidade ou de representantes dela. E quem julga deve está investido de autoridade, deve ter uma vida exemplar, fazê-lo em amor, pelas motivações corretas, (edificação do corpo), com imparcialidade, sem se envolver emocionalmente, ter conhecimento de todos os fatos e fazê-lo com sabedoria e baseando sempre nos princípios do Novo Testamento. A igreja deve julgar as atitudes da pessoa a fim de corrigi-la e e não de humilhá-la ou depreciá-la. Ninguém, em sã consciência, deveria querer ser juiz. 
Avisos 
Conferencia MDA - Brasilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma