quarta-feira, 7 de março de 2012

COMO VENCER O ORGULHO

Quebra Gelo:
Leia as três histórias abaixo e depois pergunte: O que vocês veêm em comum por trás das palavras desses homens? (estimule a participação).
JOHN LENNON - 
 Eu estou certo. Jesus era legal, mas suas disciplinas são muito simples. Hoje, nós somos mais populares que Jesus Cristo.(1966) 

Lennon foi baleado e morto por um dos seus fãs.
TANCREDO NEVES
 - Na ocasião da campanha presidencial, disse que se tivesse 500 votos do seu partido (PDS), nem Deus o tiraria da presidência da república.

 Os votos ele conseguiu, mas o trono lhe foi tirado um dia antes de tomar posse. 
O CONSTRUTOR DO TITANIC
 - O construtor do Titanic respondeu o seguinte, para uma repórter que lhe perguntou a respeito da segurança do navio: "Minha filha, nem Deus afunda este navio".

 O Titanic afundou em sua primeira viagem, após bater num iceberg, matando centenas de passageiros. Foi o maior naufrágio de um navio de passageiros no mundo. 
COMO VENCER O ORGULHO
Leia Comigo: Provérbio 16.18
Orgulho – Pode ser definido como sendo a exaltação do ego, o qual se delicia com o pensamento de ser superior aos outros e ou igual a Deus. Orgulho pode ser definido ainda como soberba, altivez, egocentrismo, vaidade, presunção, jactância, arrogância e egoísmo.
Baseado em algumas textos bíblicas vamos fazer três considerações a respeito do orgulho
1. O orgulho é o pai de todos os pecados (Isaías 14.12-15);
Orgulho é o pai de todos as demais formas de pecado, primeiro por que ele foi o primeiro pecado cometido no mundo, ou seja, este pecado deu origem a todos. Segundo, porque de alguma forma todo pecado cometido tem suas origens no orgulho. Aquele que rouba, rouba por causa do orgulho, aquele que mente o faz também por causa do orgulho.
2. O orgulho é um dos pecados que Deus mais abomina (Salmo 101.5);
A bíblia diz que Deus resiste ao soberbo, ao orgulhoso. O orgulho deixa Deus muitos irado, porque é um dos pecados que tem o propósito de fazer o homem se sentir um deus.
3. O orgulho sempre virá antes da destruição e da queda (Prov. 16.18);
A exemplo das histórias que vimos no quebra-gelo, todos os níveis de queda é precedido por um espirito de arrogância, egoísmo e altivez.
Três Atitude para Vencer o Orgulho
1. Tenha o temor do Senhor em sua vida (Salmo 111.10).
O temor ao senhor é que vai nos livrar de cair na tentação de querer ser melhor que os outros. É o temor a Deus que nos livra de tamanha loucura. É o temor ao Senhor que nos colocar em nosso lugar. E o nosso lugar é: considerar os outros superiores a nos mesmos. O coração cheio de temor é altruísta e não atenta somente para os seus próprios interesses. (Fl 2.4) 
2. Confie no Senhor (Prov. 3.).
O orgulho é algo inerente a nossa natureza pecaminosa.
Para vencermos o orgulho teremos que confiar tão somente na graça e misericórdia do Senhor, não existe outra saída.
3. Se humilhe diante Deus (1 Pe 5.6)
Enquanto a soberba gera a queda e destruição, a humildade gera a honra.
O apóstolo Tiago diz que enquanto Deus resiste aos soberbos, aos humildes ele dá sua graça. (Tg 4.6).
Deus não resiste ao um coração quebrantado e contrito ( Salmo 51.17)
Conclusão
O orgulho é tão terrível, que uma pessoa dominado por ele, buscando seus próprios interesses é capaz de humilhar, insultar, expor e ultrajar outra. No orgulho o homem desafia a Deus, despreza o seu próximo e exalta a si mesmo. 
Decidamos hoje aprender com Cristo que é nosso modelo de humildade e mansidão, (Mt 11.29), que mesmo sendo Deus não se apegou a isso e ao contrário se esvaziou e se humilhou. (Fl 2.5.11).
Compartilhando a Palavra
1. Quem aqui pode compartilhar uma experiência pessoal em que por causa do orgulho se comportou de maneira incoveniente?
2. Quem aqui foi ministrado pelo Senhor e sabe que deve procurar uma (s) pessoa (s) para pedir perdão por causa da sua arrogância e altivez?
3. Quem aqui reconhece que este é um grande mal em sua vida e quer oração, para que pela graça de Deus possa vencer o orgulho?

3 comentários:

  1. Eu preciso orar por isso.. percebo sinais de soberba e orgulho dentro de mim já há algum tempo.. Não chego a humilhar alguém ou menosprezá-la mas por vezes isso passa pela minha mente. Quero ser liberta disso. Não quero ser rejeitada por Deus. Me ajudem!! D: :(((

    Orem pra que Deus me ajude a ser liberta disso! Meu nome é Sara.

    ResponderExcluir
  2. tenho 37 anos e estou vendo e descobrindo coisaas em min q vou ter q mudar meus conceitos,quero oraçao pois tenho q me livrar desse mal! meu nome é oseias

    ResponderExcluir
  3. sim,peço oração para que o senhor possa penetra no meu coração e arrancar esse sentimento horríveis de dentro de mim,não sei explicar bem mas algumas atitudes mostra tem tenho sim orgulho no meu coração,sabemos que o orgulho puxa a soberba irmãos peço oração porq quero esta cheio do espirito de Deus não com esses sentimos que causam ira no meu Deus por favor me ajudem em oração... meu nome e maria.

    ResponderExcluir

Traduza a Página para seu Idioma