segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Ser Feliz é uma Decisão

Essa ministração foi inspirada na palavra: “Desfrute sua vida”, de Joyce Mayer.

Introdução

No texto de João 10 Jesus disse que o ladrão veio roubar, matar e destruir...Mas Ele(Jesus) veio para nos dar uma vida plena.
Embora este texto não diga quem é o ladrão, nós o atribuímos ao diabo porque é isso que ele faz, quer roubar sua alegria, vem para tirar sua paz, roubar sua família, seu dinheiro, seu futuro. Ele não quer que você desfrute de uma vida plena.
O que é então uma vida plena? Será um vida de bens materiais, mas cheia de tristeza? Creio que Não. Eu creio que Jesus quer que tenhamos plenitude de vida e a plenitude inclui a alegria. Ele quer que sejamos mais felizes, pode acreditar!
Em João 15.11 ele afirma: “para que a minha alegria estivesse em vocês e a vossa alegria seja completa.” Ou seja, há uma alegria completa. E esse é o propósito de Deus: Que você tenha abundância de vida, expressando a alegria do Senhor.
A mentalidade de que alegria não combina com Deus é um grave erro. Por isso o diabo enganou a muitos. Por muito tempo, alguns achavam que ser espiritual era ser triste, sisudo. E por muito tempo a alegria foi tida como coisa carnal ou maligna. Estar alegre, ser feliz parecia contrário aos ensinos de Jesus.
Festa, na maioria das vezes, era sinônimo de carnalidade.
Isso é tão verdade que a liturgia do culto, por muito tempo, não permitia entusiasmo, demonstração de nenhuma espécie de emoção que refletisse euforia.
O inimigo nos enganou dizendo que a tristeza, o choro, a depressão é que revelam o ambiente de Deus. Mas a bíblia diz que há uma euforia(alegria) no céu quando um pecador se arrepende.
Ao vermos pessoas caindo no riso descontrolado, ficamos espantados dizendo que aquilo não é de Deus. Mas quando vemos pessoas chorando,"quebrantadas", dizemos: "ali está o Espírito de Deus se movendo."
Mas a alegria é algo de Deus, e se você não tem alegria, não quero dizer que você não vai pro céu. Eu quero dizer que você está indo nessa jornada da pior forma possível.
Sabemos que há tempo de chorar. Mas a alegria é uma decisão. Não estou dizendo que se você é alegre , você não chora, não tem momentos de decepção. Estas coisas fazem parte da vida, mas a alegria é uma disposição de coração.

Mas alegrem-se os justos, e se regozijem na presença de Deus, e folguem de alegra, diz o Senhor.” Salmos 68:3
“Assim voltarão os resgatados do SENHOR, e virão a Sião com júbilo, e perpétua alegria haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, a tristeza e o gemido fugirão.” Isaías 51:11 .

Para mim está claro que Jesus quer que sejamos felizes. Essa não deve ser a grande meta da nossa vida. Pois podemos cair no extremo de nos tornamos pessoas altamente egoístas e hedonistas*. Não somos adeptos da filosofia de "felicidade a qualquer preço", mas entendemos que a alegria é o resultado de uma vida com propósito.
Devemos entender que 'ser alegre' é uma decisão, não é um sentimento. Nada do que temos pode nos trazer alegria, mas é a relação que temos com a coisas.

Então, vão aqui algumas atitudes práticas que podemos ter para conservamos ou conquistarmos essa alegria:

1- Alegre-se pelo que você já tem e não se angustie pelo que você não tem.
Eva, a primeira mulher, viu tudo o que tinha, mas o que não tinha a angustiou...
Qualquer um pode ficar deprimido, se quiser, qualquer um pode ficar angustiado e eternamente insatisfeito. Pois ninguém tem tudo o que quer.
Se focarmos no que não temos, estaremos sempre infelizes, porque sempre estaremos em busca de algo que não temos. Faz parte da nossa natureza essa insatisfação.
Muitos acham que estão infelizes e que o dinheiro resolveria o problema. Puro Engano!
Às vezes, não descobrimos as coisas boas que temos conosco e vamos longe atrás de miragens e falsos tesouros. Valorize o que você tem. A pessoa que está a seu lado, os amigos que estão junto a você, o emprego que Deus lhe proporcionou, o conhecimento adquirido, a sua saúde, o sorriso... Enfim, tudo aquilo que temos recebido de Deus.

Se você quer ser feliz tem que ser com um propósito.
Se você esperar ter o que você quer, pra ser feliz, você vai perder muito tempo sendo infeliz.
Eu resolvi ser feliz com o que tenho. Você pode tomar essa decisão também!

2 - Desfrute de todas as coisas e de todos os momentos
Às vezes você gasta mais tempo de sua vida esperando algo que vai ter, do que desfrutando o que você já tem.
Muitos fazem questão de serem infelizes com que tem.
Desfrute da companhia dos seus filhos, enquanto pequenos. Desfrute da companhia de seus pais, enquanto estão por perto. Deixe um pouco suas obrigações.Relaxe mais e lembre-se: Pessoas são mais importantes do que coisas.
Maridos, sejam compreensivos com suas esposas, cobrem menos, ajudem mais. E, mulheres, sejam menos estressadas.
Não coloque sobre ninguém a responsabilidade de promover sua felicidade.
Precisamos aprender a desfrutar da nossa jornada. Porque se não aprendermos a desfrutar, perderemos a maior parte das nossas vidas. Pois o caminho é tão importante quanto o destino.
Muitas vezes sonhamos com coisas e quando as conseguimos não as desfrutamos e dizemos: "mas quando aquela e aquela outra coisa acontecer, aí sim...." Isso é uma ilusão. Desfrute do que você já tem hoje.
Sonhamos em entrar na faculdade e quando lá estamos, achamos pesada demais para a desfrutamos. Sonhamos em nos casar e quando estamos casados, temos problemas demais para aproveitar o cônjugue. Sonhamos em ter filhos e quando os temos eles dão trabalho demais para os curtimos.

3 - Faça tudo para o Senhor

O apóstolo Paulo estava preso quando escreveu “alegrai-vos no senhor...” , porque ele fazia tudo para Deus.
Sabe o que mudou a minha vida? a compreensão de que tudo que fazia tinha que ser para o Senhor.
Se você está trabalhando com um chefe exigente, trabalhe como se estivesse trabalhando para o Senhor...
Se você está lavando louça, faça para o Senhor. Se você está na porta da igreja, faça para o Senhor...
Quando mudamos a mentalidade de fazermos as coisas para as pessoas e começamos a fazer para Deus, estaremos mais alegres ao fazer o que fazemos. A nossa disposição mudará!
Eu passei a ser uma mãe melhor, uma esposa melhor, uma funcionária melhor e uma pastora melhor, quando parei de sentir dó de mim e entendi que é para Deus que tenho que fazer tudo. E então pude receber uma recompensa maravilhosa: a alegria.
Se você lavar as roupas para o Senhor, se você trabalhar para o Senhor, você vai fazer com alegria e o diabo não vai sugar a sua energia dizendo: "Olha, ninguém tá vendo o que você faz". Se fizermos tudo para o Senhor a nossa recompensa vem do Senhor.
Porque freqüentemente fazemos tudo esperando reconhecimento das pessoas e quando não temos isso, ficamos frustrados e pensando: “porque estou fazendo isso tudo e ninguém me agradece?”
Mas se você faz para Deus, então não há motivo de frustração.

Concluindo: Jesus veio para nos dar uma vida abundante. Podemos e devemos caminhar nessa jornada da vida da melhor maneira possível : Sendo alegres e desfrutando daquilo que temos. E entendendo que a alegria então é uma decisão e deve ser o um estilo de vida.

* individuo que prioriza o prazer e a supressão da dor como objetivo de vida.

Um comentário:

Traduza a Página para seu Idioma