terça-feira, 24 de agosto de 2010

Como Vencer a Ansiedade (2)

A ansiedade é considerada a maior doença do século. Ela é encontrada em todos os níveis sociais, entre milionários, ricos e pobres. Atinge desde crianças a velhos, doutores e analfabetos, homens e mulheres. A ansiedade é mãe do estresse e muitas vezes da depressão, além de diversas outras doenças.
A ansiedade pode ser definida como: Angústia, inquietação e preocupação exagerada. Alguém disse que a palavra ansiedade na língua grega dá a idéia de “estrangulamento”. É apertar o pescoço, tirar o oxigênio, é sufocar. É certo que há muitas pessoas hoje em dia vivendo asfixiadas, atormentadas, sem paz e sem descanso na alma por conta da ansiedade.
A ansiedade é também uma grande colaboradora de doenças como do coração, câncer, hipertensão, úlceras, dores de cabeça, desordem na tiróides, desmaios, depressão, síndromes de pânico diversos, desordens mentais e emocionais, inclusive o suicídio.
Graças a Deus, porque podemos vencer a ansiedade. O Senhor Jesus teve o cuidado de, não somente tratar a respeito da ansiedade, mas também de apresentar soluções a fim de que possamos vencê-la.

1. Tem alguém aqui que se considera ansioso?
2. Qual a área que causa em você maior nível de ansiedade? O seu trabalho, o trânsito, a vida financeira, a família, os estudos ou outra coisa?
Vamos ler Filipensses 4.4-9, texto em que a bíblia trata sobre a ansiedade.
Pra vencer a ansiedade, o apóstolo Paulo parece sugerir o exercício de três hábitos. Vamos ler os versículos e ver se a gente descobre que hábitos são estes.
(Filipenses 4.6) Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.3. Neste verso, o que o apóstolo está sugerindo que façamos, a fim de vencermos a ansiedade? (estimule a participação)
a. (resposta) Buscar a Deus, através da oração, com um coração agradecido...
4. Além destes hábitos espirituais, quais hábitos podemos ainda acrescentar a esta lista, que podem nos ajudar a vencer as preocupações?a. (resposta) – Freqüentar a célula, a igreja, ouvir pregações, ler a bíblia, cantar hinos de louvor e adoração ao Senhor, jejuar, exercer os seus dons na igreja, etc.

(Filipenses 4.8) “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é e boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”Alguém disse: “
A mente é a líder de todas as ações”, ou seja, tudo aquilo que fazemos nasce em nossa mente. As nossas ações são resultados diretos daquilo que pensamos. Se tivermos uma mente negativa, teremos uma vida negativa também, se tivermos uma mente fraca, teremos uma vida fraca e assim por diante. Mas se por outro lado tivermos mentes renovadas teremos vidas renovadas também.
5. Neste texto, o apóstolo está sugerindo um outro hábito: o hábito de exercitar a mente. E para isso recomenda que enchemos a nossa cabeça de pensamentos bons. E que pensamentos são estes?(resposta) pensamentos verdadeiros, pensamentos respeitávéis, pensamentos do que é justo, pensamento do que é puro, pensamento do que é amável pensamento do que é virtuoso, etc.
6. Quem pode rapidamente contar um caso que aconteceu com você que exemplifica bem isto que estamos falando?
7. Em sua opinião, quais coisas podemos pensar que podem nos tornar mais ansiosos ainda?
(resposta) O pensamento de que não vai dar certo, o pensamento de que Deus se esqueceu de mim, o pensamento de que não consigo etc.
A bíblia diz em Provérbio 23.7 o seguinte : “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é;..”.

(Filipenses 4.9) – Paulo diz: “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco”.
Quando o apóstolo diz que o Deus da paz será conosco, ele está nos garantido a vitória sobre a ansiedade, porém, desde que façamos a coisa mais importante.
8. Alguém pode dizer, o que segundo este texto, é a coisa mais importante para garantir a vitória sobre a ansiedade?(resposta) A prática. Não basta aprender sobre ansiedade, Não basta ouvir sobre ansiedade ou qualquer outro assunto, Não basta ver ou conhecer alguém que venceu a ansiedade, TEMOS QUE PRATICAR.
Todo projeto, todo sonho, todo esquema, por mais extraordinário que seja, não tem valor nenhum até que seja praticado, não é mesmo?

ConclusãoÉ certo que a ansiedade é um mal muito grande e que assola todo tipo de gente. Mas se nós utilizarmos dos princípios que a palavra de Deus nos dipõe vamos vencê-la sem médicos, sem remédios e sem hospitais. E a alegria do Senhor, o seu equilíbrio e principalmente a sua paz guardará a nossa alma e a nossa mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma