terça-feira, 17 de agosto de 2010

COMO VENCER A ANSIEDADE

Mateus 6.25-34
A ansiedade é considerada a maior doença do século. Ela é encontrada em todos os níveis sociais, entre milionários, ricos e pobres. Atinge crianças e velhos, doutores e analfabetos, homens e mulheres. A ansiedade é mãe do estresse e muitas vezes da depressão, além de diversas outras doenças.
A ansiedade pode ser definida como: Angústia, inquietação e preocupação exagerada. Alguém disse que palavra ansiedade na língua grega dá a idéia de “estrangulamento”. É apertar o pescoço, tirar o oxigênio, sufocar. É certo que há muitas pessoas asfixiadas pela ansiedade vivendo atormentadas, sem paz e sem descanso na alma.
No Sermão do Monte Jesus fala sobre as características da ansiedade e dá a fórmula pra vencê-la.

Características da Ansiedade:
1. A ansiedade Inverte os valores das coisas (6.25) O ansioso normalmente costuma dar mais atenção a coisas que deveriam ficar em segundo plano, do que as que deveriam ficar em primeiro. Por exemplo, concentrar-se mais na comida que na vida, concentrar-se mais na roupa que na saúde do corpo, e assim por diante.

2. A ansiedade não Acrescenta, não Contribui (6.27) - A ansiedade é inútil, uma vez que com ela, não podemos acrescentar nem apenas um minuto em nossa existência. O fato de ficarmos ansiosos não ajuda em nada na solução de um problema. A ansiedade drena as nossas forças, rouba a nossa vitalidade e tira os nossos olhos daquele que está no controle de todas as coisas.

3. A ansiedade antecipa e vivencia problemas que nunca virão a existir (6.28-30) – Primeiro a pessoa antecipa e sofre com um problema que supostamente iria ocorrer no futuro. Se aquele problema vier a acontecer algum dia, ela vai sofrer duas vezes. Já foi constatado que a maioria das questões que nos deixam ansiosos nunca se concretiza.

4. A ansiedade desonra a Deus (6.31-32) – A ansiedade é um sinal da nossa falta de fé. Na opinião de Jesus, somente uma pessoa que não conhece a Deus deveria se preocupar tanto. Nós, os filhos de Deus, quando assim agimos, desonramos o Senhor nosso Deus. Ficamos ansiosos porque esquecemos que o Deus que servimos é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos. Ficamos ansiosos porque queremos ficar no controle da situação em vez de depositarmos aos pés do Senhor as nossas causas.

Fórmula de Jesus para Vencer a Ansiedade1. 
1. Conscientize-se de que você tem no céu um Pai que é todo poderoso e que conhece cada uma das suas necessidades (6.32) – Na verdade, Deus conhece as nossas necessidades muito mais que nós mesmos. Em Filipenses 4.6-7, o apóstolo Paulo nos orienta a não andarmos ansiosos por coisa alguma, mas que todos os nossos pedidos sejam colocados diante de Deus.
Fique em paz, meu querido, fique tranqüilo. Você tem dono, você tem pai, você tem alguém por você. Olha o que Deus te diz “...Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê? Será que pode deixar de amar o seu próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, eu nunca esqueceria vocês” (Isaias 49.15)

2. Utilize-se da fé para apagar todos os pensamentos que alimentam a ansiedade – Em efésios 6.16, Paulo afirma que a fé funciona como um escudo que neutraliza as setas inflamadas do Maligno, então, quando pensamentos de preocupações tentarem invadir a sua mente, reverta estes pensamentos negativos em pensamento de fé, em linguagem e atitude de conquistas. Aqui, Jesus está afirmando que mesmo aqueles que têm uma fé bem pequenina podem estar seguros de que Deus os atenderá muito mais do que atende as ervas do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece queimada no forno.

3. Organize a sua vida de forma que as cosias mais importante tenha maior prioridade (6.39) – Jesus está dizendo que o Reino de Deus deve ocupar o topo da sua lista de prioridade, e se assim for; todas as outras coisas lhe serão dadas. O que se observa é o contrário, as pessoas vivem buscando em primeiro lugar todas as outras coisas, pra ver se o reino de Deus será acrescentado. Daí o porquê de tanta ansiedade nos dias de hoje. Priorize o reino, querido, priorize o fazer a vontade de Deus, priorize o céu e a vida eterna e você vencerá facilmente a ansiedade.

4. No que diz respeito às coisas ruins, limite-se a viver um dia de cada vez (6.34) – O Senhor Jesus está dizendo que enquanto estivermos aqui nesta terra, veremos o mal se manifestar a cada dia, trazendo algum tipo de aflições ou dificuldades pelo que devemos evitar hoje a preocupação pelo mal de amanhã, porque cada dia tem o seu próprio mal. Já com relação às coisas boas, antecipe-as, encha o seu coração de boas expectativas e de esperança. Anteveja as conquistas que estão guardadas em seu em futuro.

ConclusãoVencer a ansiedade é uma questão de decisão. Decida vencer. E a paz de Cristo, que excede todo o entendimento, se instalará em seu coração para te guardar de toda a ansiedade. A paz de Cristo torna-se uma muralha protetora ao redor do seu coração e da sua mente, de tal forma que ansiedade não pode mais entrar. Essa paz de Deus não é ausência de problemas, por isso ela excede todo o entendimento. Ela está presente mesmo nos dias maus, nos dias de dificuldades. Ela nos dá tranqüilidade, não porque o problema não existe, mas porque sabemos que Deus está no controle de todas as situações.
Tome Jeremias 29.11 pra você: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.”

2 comentários:

  1. Pastor, estou com essa mensagem que vc ministrou na igreja, gravada em audio, a qualidade está excelente! Se alguém quiser essa mensagem em audio, me peça por email!


    Um abraço

    ResponderExcluir

Traduza a Página para seu Idioma