terça-feira, 31 de agosto de 2010

Como Vencer a Ansiedade (3)

Como vocês sabem, irmãos, estamos nestes dias estudando sobre o tema: “Como vencer a Ansiedade”. E este hoje é o nosso último estudo sobre o tema.
· Na primeira semana vimos os princípios dados pelo Senhor Jesus pra vencermos a ansiedade (Mateus 6.25-34).
· Na Segunda semana, vimos os princípios adotados pelo apóstolo Paulo para vencer a ansiedade (Filipenses 4.4-9).
· E hoje, vamos através da experiência do rei Davi aprender como vencer a ansiedade.
O salmo 23, em minha opinião, é o texto bíblico que melhor descreve uma vida tranqüila, segura e ausente de ansiedade, com dependência completa de Deus, o Supremo Pastor.
Definimos ansiedade como sendo: Preocupação exagerada que causa angústia e inquietação.

Neste salmo, Davi nos ensina a vencer a ansiedade de duas maneiras; 1- com convicção e 2- com postura. Para cada convicção (convicção = certeza) que ele possui a respeito Deus e de seus cuidados, Davi toma uma postura (postura = posição que tomamos diante dos fatos).

(v.11 "O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará".)
1. Segundo este versículo, qual é a convicção ou a certeza que o Davi demonstra ou recomenda?
a. (resposta) Deus é pastor, e como pastor não deixará suas ovelhas passarem necessidades.
2. Diante desta convicção, qual é a postura ou a posição recomendada por Davi.
a. (resposta) Veja que ele não diz que Deus é pastor apenas, ele diz: “meu pastor”, ele diz: “nada me faltará”, o que fica claro que ele tomou a posição de ser ovelha.

(v.2-3 - "Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome."3. Segundo os verso 2 e 3, qual é a certeza que temos com relação Deus?
a. (resposta) Deus vai me suprir fisicamente, materialmente. Ele não vai deixar faltar alimento, “pasto”, nem “água”.
b. (resposta) Deus vai nos suprir emocionalmente. Ele tem refrigério garantido para a alma cansada.
4. Diante destas convicções o Salmista toma uma postura, alguém pode dizer que postura é está?
a. (Resposta) A palavra “deitar” significa “descanso”, e a expressão “guia-me” indica “direção”. A postura então é; Descansar em Deus e deixar Ele dirigir a nossa vida.

(v.4.) "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam".
5. Segundo este verso, qual a convicção que chegou o rei Davi?
a. (Resposta) Em situações difíceis da vida, situações de perigo, o Senhor sempre estará por perto para com o seu cajado a nos defender.
6. Diante desta convicção qual é a postura?
a. (resposta) Não temer, não se desesperar.
b. (resposta) inúmeras vezes, Deus nos exorta em sua palavra com esta frase; “não temas”.
(v.6) "Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR por longos dias."
7. Neste verso, qual é a convicção?
a. (resposta) Deus é bom e misericordioso, e por isso que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida.
8. Qual é a postura recomendada?
a. (resposta) Compromisso permanente com a casa de Deus.

ConclusãoConforme vimos na experiência do rei Davi no salmo 23, Deus não nos promete uma vida sem adversidades e perigos, porém, Ele nos promete sim um vida de segurança, de vitória, de suprimento, de descanso, desde que, tomemos as posturas corretas diante de suas promessas. Tome estas posturas e vença a ansiedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma