quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Tempo de Crescer!


1. QUEBRA-GELO:  Conte rapidamente uma travessura  que você cometeu quando criança
 2. PASSANDO A VISÃO
 3. LOUVOR E ADORAÇÃO
 4. OFERTA
 5. EDIFICAÇÃO 


Efésios 4:14,15"Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
Ao nascer começamos um processo de crescimento. Crescer faz parte da vida, por isso neste ano estabelecemos  um decreto:  O ano de crescer, pois entendemos que Deus tem muito a fazer em nossas vidas, famílias, igreja. Deus como pai só nos dá mais a medida em que crescemos.  Precisamos crescer para podermos receber mais. Nossas estruturas precisam ser reforçadas para não perder o que recebermos. Então crescer é necessário. Neste novo ano que se inicia queremos crescer em todas as áreas como diz o apóstolo Paulo no verso 15b “cresçamos em tudo.” Mas especialmente nesta semana vamos tratar de três áreas que são a base para as demais. 1. Crescer em nossos relacionamentos. Enquanto crianças e meninos não temos a consciência de que existe um mundo ao nosso redor. Mas a medida em que crescemos adquirimos a consciência do outro e da necessidade que temos de nos relacionar.Por isso, precisamos sempre crescer nos nossos relacionamentos e esse crescimento é tridimensional: relacionamento com Deus, com o próximo e conosco mesmo. Precisamos crescer nestes três níveis  como Jesus. (Lc. 2.52). 2. Assumir responsabilidade por nosso comportamento. A tendência normal das crianças é sempre jogar no outro a culpa de seu comportamento. Portanto, crescer também significa responsabilizarmos também por nossos comportamentos: sejam eles louváveis ou não. E se quisermos crescer de fato, devemos fugir da tentação infantil de culpar qualquer um e qualquer coisa pela própria situação. Somos o que somos por causa das nossas escolhas e decisões. Crescer, portanto implica ter a capacidade de reconhecer a nossa autonomia em nossas decisões e escolhas que acabam por determinar a nossa vida. 3. Ter uma compreensão realista do mundo que nos cerca. O mundo tem que ser encarado. É preciso ter fé, mas não podemos também fugir da realidade. Não temos tudo e nunca teremos, devemos fazer nossas escolhas e assumir as responsabilidades por elas. Temos que aprender viver desfrutando do que possuímos em vez de lamentarmo-nos pelo que não possuímos.
Compartilhamento:

  1. 1.    Em qual área de sua vida, de uma maneira geral, você considera que mais cresceu? (Relacionamentos, espiritualidade, intelectual, financeiro etc)
  2. 2.      Em qual dessas áreas de sua vida, você pode afirmar que teve crescimento neste o último ano?
a.      Família;
b.      Relacionamentos com pessoas;
c.       Relacionamento com Deus;
d.      Pessoal;
e.      Ministerial(Igreja);
f.        Outros.

  1. 3.      Em contrapartida, qual dessas áreas você considera que não houve crescimento considerável, nestes últimos anos?
a.      Família
b.      Relacionamentos com pessoas
c.       Relacionamento com Deus
d.      Pessoal
e.      Ministerial(Igreja)

  1. 4.     Você consegue mencionar na sua vida um prejuízo por falta de crescimento em alguma área?
  2. 5.      Naquilo que você considera sua área de maior crescimento. Cite uma atitude que foi fundamental para seu avançar?
  3. 6.       Qual a área da sua vida, você considera estagnada já há algum tempo e você deseja crescer?
  4. 7.      Na prática, o que você irá fazer para que você possa crescer na(s) área(s) que você considera importante?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma