terça-feira, 20 de dezembro de 2016

As Experiências do Natal

1. QUEBRA-GELO: 
 2. PASSANDO A VISÃO
 3. LOUVOR E ADORAÇÃO
 4. OFERTA
 5. EDIFICAÇÃO 

AS EXPERIÊNCIAS DO NATAL

Texto: Lucas 2.1-20

INTRODUÇÃO: 
Ao invés de ficarmos tentando desacreditar, enfraquecer, ou desmerecer tudo o que envolve a comemoração do natal hoje em dia, decidimos aproveitar a oportunidade que o Senhor está nos dando para falar do verdadeiro natal, que tem uma mensagem de paz, de esperança e amor. Baseado principalmente no evangelho de Lucas capítulo 2, concluímos que o verdadeiro natal possuiu pelo menos quatro poderosas experiências que precisamos conhecer para também vivermos.

1.          O verdadeiro Natal é uma experiência profética - “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” (Isaías 9). Em gênese capitulo 12, Deus chama Abraão e lhe faz uma promessa: "Em ti serão benditas todas a famílias da terra.”  Dessa liberação profética até o seu cumprimento houve um intervalo de tempo de pelo menos 2 mil anos. É por isto que em Gálatas 4.4 Paulo diz: 'Mas quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu filho, nascido de mulher...' O natal é algo profético, algo que está além da previsão ou especulação humana, é algo gerado e proclamado primeiro no céu.
2.          O verdadeiro Natal é uma experiência espiritual. v. 13 “De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: 14  "Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor". Por mais que tentem fazer do natal uma experiência política, ou comercial, ele continuará sendo uma experiência espiritual. Natal tem haver com Deus, com manifestação de anjos. Antes de acontecer no mundo físico, o natal é uma realidade no mundo espiritual. O natal não é algo tão somente da terra, o natal é uma experiência espiritual capaz de mudar o nosso destino eterno.
3.          O verdadeiro Natal é uma experiência histórica – vs. 1-7 Naqueles dias César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano. Este foi o primeiro recenseamento feito quando Quirino era governador da Síria... - Então, o natal não é uma lenda, uma história inventada por romancista famoso. Jesus nasceu nos dias em que o Imperador César Augusto era o imperador de Roma e Quirino governava a Síria.
4.          O verdadeiro Natal é uma experiência pessoal. vs. 15-18 - O Natal não pode ser apenas algo profético, histórico e espiritual, ele tem que ser também uma experiência pessoal. O natal não pode ser algo que aconteceu com fulano, uma experiência de terceiros, Natal é uma experiência individual e pessoal que eu tive com o Deus encarnado… O texto diz que os pastores foram pessoalmente lá onde Jesus estava e foram impactados quando o viram. 

CONCLUSÃO:
O texto diz que a experiência pessoal dos pastores foi tão tremenda que quando voltaram para casa, todos ficaram maravilhados por causa da glória que davam a Deus e do testemunho que davam do que havia acontecido. Quando o verdadeiro Natal acontece no nível pessoal, nos tornamos verdadeiros adoradores e testemunhas do que Deus fez e faz.
1.          O que mais te marcou ou chamou atenção na mensagem deste domingo?
2.          O pastor Luiz Carlos disse no domingo, que a sua experiência pessoal com o verdadeiro natal se deu no dia 10 de março de 1990, a minha foi no dia _____, de _______, de______, e a sua que dia mês e ano aconteceu?
3.          Deus falou com Zacarias, (pai de João Batista), Maria (mãe de Jesus), e com os pastores em suas rotinas diárias. Em sua opinião, o que significa ser o natal algo "espiritual"
4.          Uma das melhores definições de natal: "Natal é a encarnação do Deus vivo". Quem são as duas pessoas que você mais deseja que tenha uma experiência pessoal com o natal, ou seja, com o Deus vivo encarnado?
(Ao Líder; tão logo as pessoas respondam, desafie cada uma delas a levar estas pessoas ao culto especial de natal no próximo domingo.)

AVISOS
1.          "Projetando e Profetizando 2017" na noite da virada Venha terminar o ano e começar o novo na presença de Deus. 
2.          No próximo domingo, CULTO ESPECIAL DE NATAL, somente às 18h, em um dos nossos campos.
3.          No domingo dia (1/1/2017) não haverá culto 9 da manhã, somente os cultos das 18h.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Traduza a Página para seu Idioma