terça-feira, 22 de março de 2016

FÉ E PROTESTO

1. QUEBRA-GELO (10 Minutos) Sugestão - Você já foi ajudado por algum estranho? o que aconteceu?
2. PASSANDO A VISÃO (05 minutos): 
3. LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos) 
4. OFERTA (5 minutos) 
5. EDIFICAÇÃO

Tema: FÉ E PROTESTO



Texto: "Por onde passar o rio haverá todo tipo de animais e de peixes. Porque essa água flui para lá e saneia a água salgada; de modo que onde o rio fluir tudo viverá." Ez 47.9 
Por onde passar o rio (vida) tudo será transformado. A vida de Deus é revolucionária, ela muda situações, transforma os ambientes e ela sempre começa em mim.
É notório as reivindicações e protestos, pro e contra o governo que acontecem por todo o nosso país. Diante disto  surgi uma questão: O Cristão pode sair às ruas para protestarSabemos de alguns exemplos bíblicos de protestos: Gideão protestou contra a idolatria: “quebrou o ídolo da família”; Davi protestou pacificamente contra o reino de Saul; Daniel protestou contra a comida sacrificada aos ídolos que o rei oferecia; etc. E Jesus, o nosso maior exemplo; protestou contra religiosidade e contra protestou a corrupção; Porém, Jesus protestou ainda contra a sua própria vontade humana. E isso deve, necessariamente, nos levar a alguns princípios que servem para legitimar o nosso protesto.

1. Principio - A minha causa dever ser justa - Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos. (Mt 5.6 NVI)
    1. O Mundo está cheio de rebeldes sem causa, então, questione a você mesmo se a sua causa é justa. Não seja levado pela multidão. Não seja movido pelo simples fato que todo mundo está reclamando de alguma coisa. É uma causa justa? O Senhor Deus defenderia esta causa?
Aplicação 1 - Dê um exemplo de ceusa justa e real onde você poderia reivindicar: Na escola, ou faculdade. No trabalho. E em sua rua, condomínio ou cidade?

2. Princípio - A minha vida deve ser coerente com a minha reivindicação3Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho? 4Como é que você pode dizer ao seu irmão: “Me deixe tirar esse cisco do seu olho”, quando você está com uma trave no seu próprio olho? 5Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão.Mt 7.3-5 NTLH
    1. Não temos legalidade para protestar contra algo que admitimos ou toleramos em nossa própria vida. Se você estivesse no lugar dos políticos, você faria diferente deles? A corrupção é uma causa justa, mas eu sou correto nas minhas decisões para pedir isso para a minha cidade, estado e nação?
Aplicação 2 - Qual das práticas a baixo você tende a ser tolerante e sabe que vai precisar de se arrepender? (  ) Colar na prova, (  ) Assinar pelo amigo na faculdade ou pedir que ele  faça o mesmo, (  )Comprar mercadoria sem procedência (sem nota), (  ) Não dar nota fiscal, (  ) Pedir valor mais alto na nota para ganhar no reembolso, (  ) Omitir os defeitos de um carro  na venda, (  ) Não declarar, ou alterar dados ilegítimos na declaração o Imposto de Renda. (  ) Falsificar carteirinha de estudante. (  ) Subornar um policial para não levar multa ou perder a carteira. (  ) Dar/aceitar troco errado (  ) Usar TV a cabo clandestina (GATONET), (  )Furar fila (  ) Comprar produtos falsificado.   (  ) No trabalho, bater ponto pelo colega (  ) Dirigir veículo sem habilitação. (  ) Abrir e ou comer mercadoria no mercado, (  )  (  ) Outra pratica ilícita, De Maneira geral não tolero nenhuma dessas prática em minha vida.

3. Princípio - Devo realizar ou participar apenas de protestos pacíficos e inteligentes - Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. (Mt 5.9 NVI),  O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores. (TG 3.18 NVI)
  1. Tanto Martin Luther King Jr (nos EUA) e Mahatma Gandhi (na Índia) promoveram o boicote econômico e pagaram o preço de ir a pé ao invés de usar o transporte público ou fazer suas próprias roupas e buscar o próprio sal no mar para não ceder às injustiças impostas. Foram pacíficos e inteligentes e obtiveram grandes conquistas para o seu povo.
  2. Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos."  Zc 4.6.
Aplicação 3 - Quem pode dar um exemplo de protesto pacífico e inteligente que participou?

4. Princípio - Devo ser violento contra a minha própria carne e contra o diabo "...pois a nossa luta não é contra seres humanos , mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais – (Ef 6.12)  "Pois, embora vivamos como  homens, não lutamos segundo os padrões humanos." (2 Co 10.3). 


  1. Temos que lutar contra satanás usando as espirituais que Deus nos fornece.
  2. E a sua carne: você não muda o outro, seja violento contra você mesmo.
Aplicação 4 - Que tipo de violência você comete contra si mesmo em nome do Reino de Deus? 



5. Princípio - Ter um sonho Grande e legítimo - “E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.Jl 2.28
  1.  Uma das marcas de uma pessoa cheia do Espírito Santo é que ela tem sonhos, ela morre sonhando (velhos terão sonhos). Os jovens não se perdem na multidão, pois além do sonho, eles têm visão, eles sabem aonde querem chegar. Foi Martin Luther King Jr que disse: "Eu tenho um sonho"
  2. Do que você é a favor? O que eu sou à favor tem que ser maior do que o que você é contra.Temos uma multidão de jovens falando do que são contra. Mas do que são à favor? O que querem construir? Aonde querem chegar? 
Aplicação 5 - Você tem um sonho para a sua igreja, cidade ou país, ou geração? o que você esta fazendo sobre isso? 

CONCLUSÃO
Não há como mudar o mundo com a vida suja. Como mudar o mundo se não consigo mudar eu mesmo? A cruz de Cristo é a coisa mais revolucionária e radical que já apareceu entre os homens – A. W. Tozer. Experimente A vitória da maior luta de Cristo entre nós. 

Avisos: 
1. Não haverá vigília na próxima terça, ela será na sexta, 1 de abril, o dia internacional de reafirmar a verdade bíblica. 
2. Nova oportunidade para você que não fez o curso Membresia: primeira aula; Terça 29/3 as 20h e segunda aula domingo 3/4 às 9h.  
3. As três Grandes Festa: 
4. Encontro de todos os supervisores com o pastor Diarley - domingo 2/4 as 15h.  
5. Encontro com Deus:



<--- botaoimprimir---="">

Print Friendly and PDF


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma