terça-feira, 8 de março de 2016

O EVANGELHO DEVE SER PROCLAMADO E DEMONSTRADO


1. QUEBRA-GELO (10 Minutos) Sugestão - Você já foi ajudado por algum estranho? o que aconteceu?
2. PASSANDO A VISÃO (05 minutos): Temos na igreja um "Circuito semanal de vida".  Ele foi preparado para te ajudar a ter uma semana de benção e vitória; que é: 1. O culto de celebração no Domingo (2h), 2. A célula (1,5h) e 3. O discipulado um a um, (1h). Assim desafiamos você a separar semanalmente 4 ou 5 horas das 168 horas que você tem para participar destas três reuniões e você verá o efeito que elas trarão em sua vida.
3. LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos) 
4. OFERTA (5 minutos) 
5. EDIFICAÇÃO

Tema: O EVANGELHO DEVE SER PROCLAMADO E DEMONSTRADO


Texto; Lucas 10.30-37, Lucas 15.11

Introdução - Deus espera que com o evangelho de Cristo a igreja possa contribuir em todas as áreas da sociedade; da social, emocional, econômica, política, artísticas e etc. Por isso acreditamos que a missão da igreja deve ser desenvolvida a partir de duas perspectivas básicas;  1. da proclamação e 2.da ação social. Em outras palavras,  o propósito de Deus é que a boa nova de Jesus deve ser verbalizada e demonstrada  —  "através de palavras de amor, e também através de atos de amor”.  

No ministério público de Jesus, a evangelização e ação social andavam juntas. Havia naquele ministério um estreito e indissolúvel elo entre a proclamação do evangelho e a demonstração do evangelho. Ele demonstrava, em ação, o amor que estava proclamando. Dessa forma, suas palavras explicavam suas obras e suas obras eram uma manifestação concreta de suas palavras. Ouvir e ver, voz e visão estavam ligados.  E é isso que ele espera que façamos enquanto igreja. "Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam o mesmo."  (João 13.15).
As parábolas do Filho pródigo e do bom Samaritano demonstram com muita propriedade esta grande verdade bíblica.   A parábola do filho pródigo se concentra na conversão espiritual,  enquanto que a do bom samaritano enfatiza a ação e a justiça social - Estas, são duas frentes que a igreja deve abraçar: ajudar as pessoas a solucionarem os seus problemas espirituais, sem  deixar de socorrê-las em suas necessidades temporais e físicas. Em uma parábola vemos como Deus demonstra o seu grande amor para com o perdido e na  outra como Deus espera que demostremos o nosso amor para com o nosso próximo. Tanto em uma quanto na outra parábola, existe uma vítima:   um homem que se encontra em uma situação de desespero -  Seres humanos em situação de desespero é uma demanda da agenda de cada cristão e de cada igreja local. Na parábola do filho pródigo, o irmão mais velho recusa-se a regozijar-se com o seu irmão arrependido,  e na do bom samaritano, o sacerdote e o levita recusam se envolverem com a situaçãoIsto nos ensina que os nossos atos de amor e compaixão nem sempre serão compreendidos, apoiados ou aceitos. Ensina ainda que a nossa religiosidade tende a nos afastar do outro, ao invés de nos aproximar dele.

Conclusão
Todos nós já fomos pródigos um dia; estivemos longe da casa do Pai, e fomos recebido com perdão e alegria. Agora, Deus espera que também sejamos  como o bom samaritano, que olha e cuida daqueles que precisam. "O que tapa o ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido." (Provérbios 21.13). 
Aplicação da Mensagem


  1. Para quem você daria o prêmio de "Bom Samaritano", entre os seus vizinhos, amigos ou igreja?
  2. A partir da leitura desse texto e do compartilhamento desta palavra, como você hoje responderia a esta pergunta; "quem é o seu próximo?"
  3. Considerando ações de cunho social, o que você acha que a nossa igreja poderia fazer a fim de aliviar, remediar ou prevenir alguns problemas em nossa comunidade?
  4. Que ato de amor você acha que poderia fazer para surpreender as pessoas da sua casa, do seu prédio, quadra, condomínio, escola ou trabalho?
  5. Se o dinheiro não fosse problema, quem você iria ajudar e o que faria?
  6. Se você fosse o prefeito e disponibilizasse de muitos recursos, que tipo de sofrimento você iria trabalhar para erradicar em sua cidade?
  7. A partir desta ministração como você acha que Deus quer que você veja o sofrimento alheio?
Avisos:
ENCONTRO COM DEUS
Dias 10, 11 e 12 de Julho Investimento: R$ 120,00

(pagos integralmente até o dia 7/6/16)



Print Friendly and PDF



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma