terça-feira, 5 de abril de 2016

DISCIPULADO: DEFINIÇÃO E PROPÓSITO

1. QUEBRA-GELO (10 Minutos) Sugestão - Se sua vida fosse um filme, qual a musica seria a trilha sonora?
2. PASSANDO A VISÃO (05 minutos)
3. LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos) 
4. OFERTA (5 minutos) 
5. EDIFICAÇÃO

Tema: DISCIPULADO: DEFINIÇÃO E PROPÓSITO



Texto: Mateus 28.19-20
“Portanto, Ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, ensinado-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. E certamente estou convosco todos os dias, até a consumação do século.”

INTRODUÇÃO: Existem muitas definições de discipulado, entretanto definimos discipulado basicamente em vínculos formados em Deus, com compromisso de um relacionamento de paternidade espiritual, onde Jesus é a base do relacionamento,  com um objetivo a ser cumprido...



Aplicação 1 considerando essas definição, em sua opinião, por que Jesus investiu mais de 70% do seu tempo e ministério com um pequeno grupo de pessoas?
Aplicação 2 – Escolha uma palavra que em sua opinião melhor define o discipulado.
Destacamos na definição de discipulado três pontos  principais: Paternidade espiritual,  ou  vinculo espiritual onde há um compromisso de submissão, de andar na luz e deixar-se tratar. Consideramos ainda um segundo ponto:  O discipulado tem como base a autoridade de Cristo  “se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos” (Jo. 8.31) O discipulado não faz sentido para quem ainda não se submeteu ao senhorio de Cristo. Porque pressupõe-se que nesse relacionamento espiritual, as pessoas envolvidas queiram se parecer com aquele que é a razão do discipulado. “Assim, pois, toda aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo” (Lc. 14.33)
Aplicação 3 - Em uma frase, como você definiria um discípulo?
Aplicação 4 - Qual o principal papel de um discipulador?
Aplicação 5 - Conforme o que foi falado nos tópicos anteriores, você pode citar 02 pessoas: a primeira que você tenha um vinculo de filiação espiritual e a segundo de paternidade?
No terceiro ponto destacamos que o discipulado tem pelo menos 02 propósitos claros e definidos 1. Fazer com que as pessoas cresçam e amadureçam se tornando imitadores  de Cristo, 2.  Implantação do Reino de Deus na terra por meio da edificação da igreja de Cristo.

Aplicação
 6 – Em se tratando do primeiro propósito, qual nota você daria ao seu crescimento e amadurecimento como discípulo?
Desta forma, fica claro que o discipulado não é um método a mais, não é mais uma opção de estilo de igreja, mas foi a prática de Jesus quando veio estabelecer sua igreja. Por isso o discipulado precisa cumprir o seu propósito de que haja crescimento, amadurecimento de cada crente a fim de edificar a igreja de Deus aqui na terra. O discipulado é um relacionamento voltado para um propósito, o propósito de ver Cristo sendo formado em uma pessoa para que ela possa espalhar e gerar muitos filhos para Deus.

Aplicação 7
– No que se refere ao segundo propósito, qual melhor expressão se encaixa na sua condição hoje:
a.    Estou no processo de crescimento e amadurecimento para depois então cumprir o propósito  de paternidade espiritual de outros.
b.    Não me sinto em condições de discipular ninguém.
c.    Sei que não estou totalmente pronto, mas já assumir a paternidade de pelo menos 01 pessoa;
d.    Já discipulei pessoas, mas sinto-me frustrado e machucado com os resultados, por isso preciso de ser tratado.
e.    Outra resposta.
 “Nisto ‘e glorificado meu Pai, em que deis muito fruto, e assim vos tornareis meus discípulos” (Jo. 15.8)

Avisos:
3 GRANDES FESTAS
ENCONTRO COM DEUS
Lembrando que domingo, dia 10/04, não haverá culto das 9Hrs.


Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma