terça-feira, 15 de março de 2016

O DESAFIO DA IGREJA DE SER RELEVANTE

1. QUEBRA-GELO (10 Minutos) Sugestão - Você já foi ajudado por algum estranho? o que aconteceu?
2. PASSANDO A VISÃO (05 minutos): Temos na igreja um "Circuito semanal de vida".  Ele foi preparado para te ajudar a ter uma semana de benção e vitória; que é: 1. O culto de celebração no Domingo (2h), 2. A célula (1,5h) e 3. O discipulado um a um, (1h). Assim desafiamos você a separar semanalmente 4 ou 5 horas das 168 horas que você tem para participar destas três reuniões e você verá o efeito que elas trarão em sua vida.
3. LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos) 
4. OFERTA (5 minutos) 
5. EDIFICAÇÃO

Tema: O DESAFIO DA IGREJA DE SER RELEVANTE

(Relevante : Necessidade, indispensável)
O propósito de Deus quando estabeleceu a nação de Israel era edificar uma nação que, por causa da sua relação com Ele e com a sua palavra, pudesse ser modelo para todas as demais nações do mundo. “Na lei de Deus”, havia  princípios e mandamentos que orientavam Israel em praticamente todas as áreas da vida pública e privada do povo. (Adoração, economia, higiene pessoal, meio ambiente, governo, sistema jurídicos, agricultura, nutrição, relacionamento familiar, educação, etc.). Se Israel os tivesse seguido, seria sem dúvida a nação mais avançada, abençoada e relevante de toda a terra. Mostraria para as outras que a vida é superior quando se segue os mandamentos e estatutos do Senhor. Então, quando as outras nações vissem o povo de Israel obedecendo ao Senhor, e por causa disto sendo tremendamente abençoada, elas seriam atraídas para Deus e para sua palavra.
Olha o que Moisés disse ao povo de Israel em Deuteronômio 4.5-6: “Prestem atenção: Estou transmitindo decretos e leis que o Eterno me ordenou para que vocês vivam de acordo com Ele na terra em que estão entrando para tomar posse. Sejam obedientes e ponham em prática tudo que vou dizer. Vocês se tornarão sábios e prudentes. Quando os povos souberem ou presenciarem o que está acontecendo, dirão; “Que grande nação! Que gente sábia! Nunca vimos nada igual.”. Contudo, Israel não cumpriu a sua missão. Deus porém, não abandou o seu plano de atrair as pessoas, as famílias, as cidades e as nações para Ele através do testemunho do seu povo. Então o deu para a sua igreja. 1 Pedro 2.9. 
A pergunta é: A igreja, com seu estilo de vida, está conseguindo gerar esta representatividade que se requer para atrair os indivíduos, as famílias e as nações para Deus? O que vocês acham?
Os cristãos acreditam que são capazes de influenciar para melhor a comunidade onde vivem. Ou seja, quando maior a presença de cristãos, maior serão os benefícios para a sociedade e a geografia onde eles estão inseridos. Acredita-se que é necessário que apenas 20% de uma sociedade com o mesmo ideal para que possa influenciar e liderar os demais 80% numa determinada direção. 
Se isto é fato, por que então, grande parte de comunidades que até passaram deste percentual, não conseguem influenciar os demais para o evangelho ou pelo menos para a prática da ética, da moral e do valores familiares? O que percebemos é que estas sociedades continuam as mesmas; Muita pobreza, doenças, violência, corrupção, crimes, injustiça, discriminação racial e social, inflação, moradores de rua,  alcoolismo, drogas, pornografia, imoralidade, prostituição, altos indicies de divórcio, abandono de incapazes e etc.
O que ocorre? Por que a igreja, na maioria dos casos, não transforma ou influencia o mundo à sua volta?
É comum encontramos comunidades com índices elevados de “evangélicos” que não estão causando nenhum tipo de impacto positivo onde estão inseridos. (Que é o caso do Brasil, onde se diz que tem mais de 33 % evangélicos).

Aplicando a Mensagem
  1. Em sua opinião, por que esta grande multidão de evangélicos que existe no Brasil não está conseguindo influenciar positivamente a nação?
  2. Se um pesquisador do IBGE pegasse apenas a sua vida e por amostragem determinasse o nível de influência e impacto positivo que os evangélicos estão causando em sua cidade, qual seria o resultado?
    1. Péssimo
    2. Bom
    3. Mais ou menos
    4. Excelente
  3. Em sua opinião, o que a maioria dos nossos vizinhos diriam se  constatassem que a Igreja de Cristo Dókimos mudou de cidade? 
    1. Diriam: "Já foi tarde"
    2. Diriam: "Vai fazer muita falta.".
    3. Diriam: "Para mim é indiferente"
  4. Em sua opinião, o que poderíamos fazer para impactar a nossa comunidade de maneira positiva?
    1. Dentro de igreja local.
    2. Dentro de célula.
    3. Como  indivíduo. (você).
Atenção líder: Registre as melhores sugestões e as leve para serem discutidas com o seu líder ou pastor.).

Conclusão - O que precisamos fazer, como igreja, para melhorarmos o impacto que a igreja pode causar na sociedade? Em sua pregação no  domingo, o pastor sugeriu três coisas.
1. Vamos precisar de nos concentrar principalmente na qualidades dos discípulos ao invés de na quantidade deles (Cl 2.19).
2.  Vamos precisar de proclamar a Jesus não somente como Salvador mas também como Senhor de tudo.
3. Vamos precisar entender que a transformação social e cultural de uma sociedade é também parte essencial da missão da igreja.

Avisos:
ENCONTRO COM DEUS
Dias 3, 4 e 5 de Junho Investimento: R$ 120,00


(pagos integralmente até o dia 24/5/16)

Imprimir



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma