quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A Verdadeira Liberdade dos Verdadeiros Filhos de Deus


Quebra-Gelo: O que você mais admira em seu pai?
Verificando a Aplicação: Na semana passa compartilhamos sobre o tema: “Visita de Amor”. Quantos aqui foram desafiados naquela ocasião a  fazerem uma visita de amor? Quem aqui fez a visita? Quem em rápidas palavras gostaria de compartilhar como foi?
Leia Comigo: João 8.31-46
InteressanteAlguns dias depois da minha conversão fui a uma festa e um ex-amigo de farra me ofereceu uma bebida pelo que não a aceitei, ele não satisfeito me perguntou: " por quê? você agora está proibido de beber?" Eu prontamente lhe respondi: não! É exatamente o contrário, antes, eu estava preso pela bebida, mas agora eu estou livre para beber.
Todas as pessoas dominadas pelo pecado acham que  controlam o pecado, quando na verdade são escravos dele. E por isso que o Apóstolo Paulo disse: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convém, todas as coisas me são lícitas, mas  não me deixarei dominar por nenhuma delas."
Introdução:
No capítulo oito de João está registrado um dos discursos mais duros de Jesus, o discurso foi tão forte que os seus ouvintes não o aguentaram e pegarem pedra para de matá-lo. Vamos hoje meditar nesta porção do discurso que vai do verso 31 ao 46. Nela, ficamos sabendo que os verdadeiros filhos de Deus são livres das amarras do pecado.

Extraindo e Aplicando o Ensino:
  1. Em sua opinião, o que significa permanecer firme na palavra de Jesus? 
  2. (v.31), (1 Jo 2.5 e 3.24)
  1. Em sua opinião, qual a correlação entre; discípulo, verdade e liberdade? (vs. 31,32).
  1. Neste ensino Jesus afirma que aquele que vive no pecado é escravo do pecado e como escravo não pode permanecer na família. De que família o Senhor está falando? (vs.34,35).
  1. Segundo este ensino, o que é que caracteriza a paternidade Espiritual de uma pessoa? Como saber se sou um filho de Deus? (vs.39-44).
    1. Resposta - Ninguém se torna filho de Deus automaticamente porque seus pais são crentes, ou por frequentar uma determinada igreja. Os filhos de Deus são identificados por fazerem a obra de Deus, por amarem a Jesus e a sua verdade e por darem ouvidos ao que Deus fala em sua palavra.
    2. Os filhos do Diabo, em contra partida, são caracterizados por aqueles que realizam o desejo do Diabo, não dão ouvidos e nem entendem a palavra de Jesus (v.43), antes preferem as mentiras de Satanás, que é o pai da mentiras e todos os mentirosos.
  2. Quem aqui poderia compartilhar a sua história de escravidão antes de vir para Cristo e dizer como foi que o Senhor te libertou?
  3. Considerando o texto de hoje, como você tentaria ajudar um colega  que encontra-se escravizado pelo pecado?
  4. Enquanto compartilhávamos esta palavra quem pensa ter ouvido do Espírito Santo de Deus algo bem específico que gostaria de compartilhar?
  5. A Bíblia diz que o cair é do homem, porém, o levantar é de Deus. Há alguém aqui que se encontra escravizado por algum tipo de pecado e gostaria hoje de jogar luz para ser livre pela oração da igreja?
Conclusão
“Disse Jesus: Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim.” (Jo 14.6). A Verdade que liberta não é uma declaração, não é uma filosofia, a verdade que liberta é uma pessoa chamada Jesus Cristo, é por isso que que Ele mesmo disse: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (Jo. 8.32). A libertação só virá pelo conhecimento do Filho de Deus. Foi por isso que ele disse: “Se pois, o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. (Jo. 8.36) Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado. 1( João 5:1). “Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.” (1 João 3:9).
Nosso Pensamento: 
Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão”. (Gálatas 5:1)
Nossa Oração: 
É para que o Senhor nos ajude a nos expor a cada dia mais à luz e a verdade de Deus, para que o mundo vendo-as em nós possa glorificar a Deus e ser atraído por Elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma