quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Reencontrando as Ovelhas Perdidas para Cuidar Bem Delas


Quebra-gelo: Você alguma vez já se perdeu em algum lugar? Como foi?

Introdução:
O compartilhar da palavra de hoje terá como base a parábola da Ovelha Perdida. Cremos que através dela podemos aprender sobre o grande amor que Deus tem pelas almas perdidas e também como cada um de nós deve agir diante do crescente número de pessoas que a cada dia deixam a igreja por algum motivo.
Leia Comigo: Lucas 15. 1-7 
Interessante:
1. Acredita-se que hoje existam mais de 30 milhões de crentes desviados das igrejas evangélicas no Brasil. Estatisticamente acredita-se que uma igreja com a média de 200 membros ativos  produzirá a cada dez anos outros 400 desviados.
2. Enquanto cristãos, muitas vezes gostamos de nos ver como “águias” e “leões”, predadores fortes, independentes e ferozes, porém,  o fato de o Senhor Jesus se colocar como o Bom Pastor nos leva a crer que na visão dele, a imagem de bicho que melhor se encaixa ao nosso perfil é o da ovelha, animal dócil e dependente dos cuidados pastorais.
Extraindo e aplicando o Ensino:
  1. O que mais lhe chamou a atenção nesta parábola?
  2. Qual é a relação entre as críticas dos Fariseus e a parábola da ovelha perdida contada por Jesus?
  3. Em sua opinião, o que o Senhor Jesus queria ensinar com esta parábola?
  4. Quem aqui já teve a triste experiência de se desviar dos caminhos do Senhor? O que Deus usou para te trazer de volta?
  5. Em sua opinião qual é a maior dificuldade que as pessoas, que se desviam, enfrentam para voltar para a casa do Senhor?
  6. Quem poderia citar o nome de pelo menos três amigos (as) que contigo serviram ao senhor na mesma igreja, ou célula, mas que naufragaram na fé e hoje estão longe?
  7. O que você acha que devemos fazer como igreja quando percebermos que algum dos irmãos está sumido da vida da igreja ou da célula?
  8. Quem aqui gostaria de assumir o desafio de ir atrás daqueles que foram citados até trazê-los de volta como o pastor da parábola?  
  9. A fim de sermos bem práticos, vamos tentar responder as seguintes perguntas:
    1.  Em sua opinião, qual deve ser a nossa postura ao entrarmos em contato com o irmão que está fora da comunhão da igreja? R. Antes de tudo devemos orar por ela,  e quando em contato com a pessoa; procurar manter um clima de amor, paz e alegria , sem acusações ou críticas. Devemos falar da palavra de Cristo e da importância dela para nós.  Devemos reconhecer os nossos erros e até nos humilharmos se preciso for.
    2.  Qual tipo de contato considera mais apropriado? Via e-mail, telefone ou vista pessoal?
Conclusão:
Concluímos hoje dizendo o seguinte: Uma das coisas mais tristes é que às vezes a igreja ignora as pessoas que estão desviadas vendo-as como “Judas Iscariotes” que traíram a Cristo e a Igreja.  Mas Deus as vê como ovelhas importantes que devem ser resgatadas, como moedas que precisam ser achadas, como filhos que foram embora, mais que precisam voltar, que estão mortos mas podem reviver. Cabe a nós que estamos de pé, irmos atrás daqueles que por algum motivo foram alvejados pelo inimigo e caíram. Cabe a nós trabalharmos diligentemente até reencontrarmos cada uma das ovelhas que o Senhor Jesus tanto ama.
Nossa Pensamento: Ame as pessoas principalmente quando elas não merecem. É  quando elas mais precisam.

Nossa Oração: É para que o senhor nos dê uma coração igual ao Dele, um coração que ama os perdidos, que vai atrás deles até encontrá-los. Que o Senhor nos dê a sensibilidade de perceber as possíveis ausências no Corpo Cristo como algo anormal. Que o Senhor coloque em nosso coração a sua própria meta; A DE NÃO PERDER NINGUÉM.

Um comentário:

  1. Muito multivador esta reflexão coisas positivas que todos deveriam colocar em prática
    Muito bom!!

    ResponderExcluir

Traduza a Página para seu Idioma