quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O CORPO DE CRISTO

Quebra-gelo:

Divida a célula em pelo menos três grupos distintos e depois peça para que cada grupo desenhe e recorte uma parte do corpo humano, (pode ser; membros, tronco e cabeça), depois junte as partes desenhadas e recortadas, cole em uma folha e veja como ficou.
Leia Comigo: 1 Coríntios 12:12-27

Introdução:
Quando na bíblia a igreja é colocada como um corpo, o que se quer, é explicar a natureza de organismo que a igreja possui, no entanto, vemos uma constante tentativa do inimigo de transformar a igreja do Senhor em uma organização. Só para citar alguns exemplos; no organismo os membros têm funções, na organização os membros possuem cargo. No organismo cada membro tem um ministério, na organização eles possuem mandatos. Essencialmente a organização é inflexível e morta, já o organismo é algo dinâmico e vivo capaz de gerar outras vidas.
Interessante: Você sabia que o dente ciso só nasce quando o ser humano atingi entre 15 e 25 anos por que antes disto a boca ainda não possui o seu tamanho ideal? Nós também como igreja, se quisermos gerar pessoas em Cristo vamos precisar de um mínimo de maturidade.

Percebendo e Aplicando o Ensino

1. O que mais chamou a sua atenção neste trecho da palavra de Deus?

2. Quando olhamos para a igreja do Senhor não entendemos como tantas pessoas diferentes, de lugares, personalidades e habilidades diversas podem ser colocadas juntas a fim de cumprirem um mesmo propósito. Então perguntamos: como alguma coisa pode dar certo, crescer e continuar avançando diante de tanta diversidade (diferença)? 

3. O apóstolo então responde dizendo que o sistema de diversidade criado por Deus é bom, mas que só é possível quando a Igreja funciona como um corpo. Diante disto, o que é para você a igreja funcionar como um corpo?
4. Funcionar também significa cada uma fazer a sua parte, então eu pergunto; com o que ou onde você acha que pode contribuir mais na vida da igreja?

5. Talvez a maior característica do corpo é a unidade em meio a diversidade (diferença). O corpo faz isso por meio de sua incrível capacidade de integração, de vinculação e de conexão dos membros com a cabeça e também uns com os outros. O fato de você ser diferente dos demais irmão faz de você alguém indispensável e ainda mais importante para o corpo. Porém, quem aqui, pode compartilhar uma experiência em que, pelo menos no nível emocional, já se excluiu do corpo por ser diferente dos demais irmãos? (vs 15 e 16)

6. A exemplo do verso 20, 21 e 22, o que você diria para um irmão que, por se achar muito importante, acaba desprezando outros que ele julga menos importante?

7. A fim de se fazer cumprir o texto do verso 26 eu gostaria de propor o seguinte:

  • Quem poderia compartilhar algum testemunho de benção ou de honra para que com você possamos hoje nos alegrar e agradecer a Deus.

  • E quem também gostaria de compartilhar, alguma dor, luta ou dificuldade para que possamos solidarizar com você e também orar ao Senhor.


Conclusão:
Por mais bonito e bom que um membro seja, ele só tem importância se estiver inserido no corpo. Imagine qual o valor que tem um olho verde bonito que está fora do corpo. Ou de um pulmão que se recusa a funcionar.

Assim como os membros do corpo, cada um de nós deve estar inserido e funcionando no corpo de Cristo que é a igreja. Cada um de nós como membros do corpo que somos só vamos atingir o nosso verdadeiro valor e significado quando entendermos e vivermos isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma