terça-feira, 16 de agosto de 2016

PATERNIDADE, HERANÇA E AS GERAÇÕES


Textos: Joel 1.3  “Narrai isto a vossos filhos, e vossos filhos o façam a seus filhos, e os filhos destes, à outra geração.”.

Introdução
Aprendemos que a obra que Deus está fazendo em sua criação, é algo tão grande, mas tão grande que não pode ser realizado, por um homem, nem por uma cidade, nem por um país, e nem mesmo por uma geração. A obra que Deus esta fazendo em nós e por nós é algo que só poderá ser realizada por todas as gerações. 
Quando Deus soprou do seu Espírito nas narinas de Adão Ele deu inicio as gerações por sua paternidade, por que (Em Lucas 3.38 está escrito que Adão é filho de Deus filho de Enos, filho de Sete, filho de Adão, filho de Deus”). É por isso que ele diz em Isaias 41.4 Quem fez tudo isso? Quem chama as gerações à existência desde o princípio? Fui eu mesmo, o Senhor, o primeiro, que continuarei sendo, até mesmo com os últimos.”. E em apocalipse 22.13, está escrito Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.”. Deus começa e termina as gerações em Cristo Jesus, o seu filho amado. João capítulo 1, diz que todas as coisa foram feitas por Ele, e sem Ele, nada do que existe teria sido feito.


E para isso Ele organizou a trajetória da humanidade a partir desses três conceitos bíblicos: 1. O conceito da Paternidade, 2. O conceito da Herança e 3. O Conceito das Gerações. Todas as vezes que uma criança nasce, não importa o contexto; social, geográfico, ou econômico, Deus está anunciando estes três princípios, ao mundo físico e espiritual. 
Paternidade é o veículo que nos conecta com as gerações e geração refere-se ao conjunto de pessoas que nasceram na mesma época e por isto compartilham das mesmas heranças. Herança é algo que temos direito pelo simples fato de sermos filho.
Se falharmos em entendermos a paternidade, vamos ignorar a nossa geração e desperdiçar a nossa herança como fez o filho pródigo.  Com a luz do principio da paternidade podemos mudar o destino da próxima geração e ser o trampolim que vai iça-la para a sua herança e o seu futuro em Deus. O principio da paternidade nos coloca e nos ambientalisa no contexto das gerações que nos antecederam e das gerações que nos sucederão.
As gerações foram desconectadas pelo pecado da geração de Adão, mas foram reconectadas pela geração do Filho de Deus. Deus usa o principio da paternidade, e da herança para recontar as gerações umas com as outras e com Ele mesmo. Deus usa esses princípios para estabelecer o seu trono de Geração em Geração. Lm Jr. 5:19 Tu, SENHOR, reinas eternamente, o teu trono subsiste de geração em geração.”
Deus está preparando a humanidade através da paternidade, de geração em geração cada qual com a sua herança até o advento, a manifestação do Seu filho Jesus... 
O Salmista diz que uma geração contará a outra geração as maravilhas de Deus... Ou seja, é responsabilidade da geração anterior passar para a próxima geração as maravilhas e as verdades de Deus. Toda geração só vive do que recebeu (do que herda), da paternidade da geração anterior.
Deuteronômio 29:29 diz:  “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” 
Isso significa que a herança que Deus nos deu é patrimônio das gerações para sempre, não podem ser escondidas, guardadas,  devem ser repassadas para as futuras gerações.
Como fazer isso, como entregar o que é devido as próximas gerações?

  1. Assumindo a sua chamada para a paternidade espiritual diante dos filhos espirituais. Salmos 145. 4  "Ó Deus, cada geração anunciará à seguinte as coisas que tens feito, e todos louvarão os teus atos poderosos."
    1. Uma geração só tem o que a geração anterior permite que ela tenha... A sua chamada é fazer dos seus discípulos, verdadeiros filhos espirituais.
  2. 2. Assumindo a sua chamada para a  paternidade espiritual diante dos seus filhos biológicos. Joel 1.3  “Narrai isto a vossos filhos, e vossos filhos o façam a seus filhos, e os filhos destes, à outra geração.”
          2. A sua responsabilidade como pai, vai além de dar comida, bebida, roupa e abrigo para os seus filhos. A sua chamada é exercer a sua paternidade espiritual na vida de seus filhos biológicos para que depois eles façam o mesmo aos seus filhos e os filhos destes aos seus.
Aplicando a Mensagem
  1. O que mais te marcou ou chamou a atenção na ministração desta palavra?
  2. Quem foi a primeira pessoa a exercer paternidade espiritual em sua vida?
  3. (Para os pais) Com que frequência você ora e lê a bíblia com seu(s) filho(s)?
    1. Todo dia.
    2. Uma vez por semana.
    3. Duas os três vezes por semana.
    4. Uma vez por mês.
    5. Nunca.
  4. (Para os filhos) Considerando a paternidade espiritual, o que você diria a respeito do seu pai?
    1. Espiritualmente falando ele foi um paizão.
    2. Espiritualmente falando ele foi ausente.
    3. Espiritualmente falando ele foi um prejuízo.
    4. Espiritualmente falando ele foi indiferente.
    5. Espiritualmente falando ele foi negligente.
  5. (Para os pais) Se você pudesse começar de novo com seu(s) filho(s) o que você faria diferente?
  6. (para os filhos) Considerando as questões espirituais, qual ou quais erros seu pai cometeu  que você está determinado, a corrigir quando você vier a ser pai

AVISOS: 

DIA
HORARIO
PROGRAMAÇÃO
19 e 20
Sexta as 19:30hs
Sábado as 17:30hs
Seminário: O Mundo Precisa De Pai –
R$ 10,00 Por Pessoa
26
22hs
VIGÍLIA
27
19:30HS
CONSAGRAÇÃO DOS NOVOS PASTORES DOKIMOS
28
9hs e a8hs
TRAZER OS ALIMENTOS PARA
A CESTA DO AMOR
SEMANA 35
CELULA LIVRE – Programe Com Antecedência





Imprimir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma