terça-feira, 19 de maio de 2015

FAMÍLIAS QUE RESISTEM À INVASÃO INIMIGA

  1. QUEBRA-GELO (10 Minutos): Sugestão - Qual foi a sua maior perda em um roubo?
  2. PASSANDO A VISÃO (05 minutos): Evangelismo e integração, 2. Pastoreamento e Discipulado, 3. Treinamento de líderes, 4. Comunhão, 5. Crescimento e Multiplicação.
  3.  LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos)
  4. OFERTA (5 minutos) 
  5. EDIFICAÇÃO
Texto: 1 Samuel 30
Resumo da Mensagem - O texto relata o momento em que Davi e seus 600 homens chegam de uma viagem e descobriram que as suas famílias haviam sido raptadas e a sua cidade queimada e destruída. O texto diz que eles choram até não haver mais força para chorar. Mas graças a Deus que esta história teve um final feliz. Davi recobrou o ânimo no Senhor, Consultou a Deus e foi à luta. O resultado foi que ele conseguiu resgatar todos os seus familiares e recuperar todos os seus bens. Este episódio da vida de Davi retrata muito bem a batalha espiritual que a família hoje está vivendo. O inimigo de Deus é nosso, odeia a família e por isso a ataca para destruí-la. Existem cinco áreas da vida familiar que o inimigo prioritariamente vai tentar de tudo para minar porque ele sabe que estas áreas, quando atingidas, podem desestabilizar qualquer família: 1. A vida financeira da família.  2. A saúde emocional da família. 3. A vida conjugal da família. 4. Os filhos da família. 5. Os amigos da família.  
O objetivo do inimigo com estes ataques à família é desestabilizá-la para depois destruí-la. 
Então, como construir uma família resistente a invasores? Por onde o inimigo entra principalmente na família? E o que fazer para fechar estas brechas e frustrar os seus planos?
Baseados neste texto identificamos três áreas que são ponto de vulnerabilidade aonde toda família que quer resistir aos invasores terá que dar mais atenção.
  1. Primeiro ponto de vulnerabilidade: A ausência ou fragilidade dos muros - Os muros são fundamentais em uma cidade. Os muros representam aqui a prática da palavra de Deus, que trará segurança, identidade, limites e estabilidade para a família. (Mt 7.24-27. A família que ouve e  vivencia na prática a palavra de Deus estará segura nos dias das lutas e adversidades.
  2. Segundo ponto de vulnerabilidade: Membros da família espiritualmente fracos - O texto diz que os Amalequitas levaram as mulheres, as crianças e os idosos. Este grupo representa membros da família enfraquecidos espiritualmente. Se alguém está fraco espiritualmente, a família tem que unir forças, buscar a Deus em oração e jejum em favor daquela pessoa, a fim de que toda a família seja protegida. (exemplos trágicos: Da mulher de Ló, e dos filhos do sacerdote Eli).
  3.  Terceiro ponto de vulnerabilidade:  É a ausência dos Pais - O texto diz que os pais estavam fora de casa já havia alguns dias, então o inimigo veio. Segundo pesquisa realizada por um professor da universidade Haward, chamado Stephan Baskerville: “Praticamente Toda grande patologia social está de alguma forma ou nível associada a ausência da figura paterna. 63% dos suicídios vem de lares sem um pai. 80% dos estupros motivados por raiva vem de lares sem pai. O inimigo está conseguindo entrar em muitas famílias por causa da omissão ou ausência de muitos pais. em Malaquias 4.6, Deus ordena que as relações entre pais e filhos sejam restauradas a fim de que a terra não seja ferida com maldição.
Conclusão: Se de alguma maneira nos atentarmos para estes pontos citados acima vamos conseguir construir casas mais resistentes à invasões inimigas. Quando o inimigo tentar invadir a sua casa, ele terá muitas dificuldades, pois encontrará um forte esquema de resistência erguido por você e seus familiares.
 Aplicando a Mensagem
  1. Qual foi aquele que você considera como o ataque mais violento do inimigo contra a sua família?
  2. Enquanto família, com o que você se identifica com esta história?
    1. Minha casa já foi invadida e roubada.
    2. Minha casa já pegou fogo.
    3. Minha família já foi ou está dividida.
    4. Minha casa já passou ou passa longos períodos de ausência paterna.
    5. Outro.
  3. Dos três pontos de vulnerabilidades citados nesta mensagem qual deles você acha que a sua família mais vai precisa de dar atenção?
    1. Para a prática da palavra de Deus. 
    2. Para membros espiritualmente enfraquecidos.
    3. Para a ausência e ou omissão paterna.
    4. Outro.
  4. Com quais grupos de personagens desta história você mais se identifica hoje?
    1. Com aqueles que atacam a família.
    2. Com aqueles que estão espiritualmente fracos.
    3. Com aqueles que estão muito ausentes da família.
    4. Com aqueles que estão lutando para resgatar a família/
    5. Outro.
  5. Quem aqui teve uma história de restauração familiar e gostaria de compartilhar conosco?
  6. Especificamente, como esta célula pode orar por sua família?
6. Intercessão 
7. Avisos -  Fale sobre a nossa celebração de domingo à noite. Esta é uma das reuniões mais importantes da vida da igreja e ninguém deve faltar por qualquer motivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma