terça-feira, 5 de maio de 2015

FAMÍLIA - O PROJETO É DE DEUS, MAS A CONSTRUÇÃO É HUMANA

1. QUEBRA-GELO (10 Minutos) - Sugestão
Qual era o prato servido em ocasiões especiais em sua casa quando você era criança?

2. PASSANDO A VISÃO (05 minutos): Evangelismo e integração, 2. Pastoreamento e Discipulado, 3. Treinamento de líderes, 4. Comunhão, 5. Crescimento e Multiplicação.

3. LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos) "Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR toda a terra". Salmos 96:1

4. OFERTA (5 minutos) "Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vestis-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado." Ageu 1:5,6
O povo de Deus estava desprezando a casa de Deus e se preocupando somente com as suas próprias casas e por isso não conseguiam prosperar. Ha muitas necessidades na obra de Deus e precisamos nos atentar para isso e contribuir através de nossos dízimos e oferta, então, vamos prosperar.


5. EDIFICAÇÃO
Resumo da Mensagem
Texto: Gênesis 29 em diante
A família é um projeto de Deus, mas a construção é humana. O que queremos dizer com isto? queremos dizer que não há dúvida nenhuma de que a família foi idealizada e projetada pelo  Senhor  nosso Deus. E que, sendo de Deus,  é perfeita em sua essência, em seus valores e princípios. Contudo, ela é construída por nós, homens e mulheres, cheios de limitações e pecados. (Salmo 127.1).
Pela leitura de Gênesis ficamos conhecendo a história da família que deu início a formação do povo de Israel, a família de Jacó. E que a família de Jacó era igual a muitas das famílias que temos hoje em dia. Jacó tinha duas mulheres que, apesar de irmãs,  viviam em constante pé de guerra. Havia entre elas, rivalidade, ciúmes, inveja e competição, entre outros males.
O que podemos aprender com a história de uma família tão problemática como esta? A história da casa de Jacó pode nos ajudar a entender algumas coisas muito importantes a respeito das famílias:
  1. A Família de Jacó nos ajuda a entender que não existe família perfeita - As famílias são imperfeitas porque são compostas de pessoas imperfeitas. As famílias de Abraão, Moisés, Davi e até mesmo a de José e Maria não eram famílias perfeitas.
  2. A Família de Jacó nos ajuda a entender que o lar será sempre uma expressão daquilo que somos - A casa de Jacó era como ele mesmo, cheia de rivalidade, mentiras, enganos e trapaças, entre as suas mulheres e os seus filhos.
  3. A família de Jacó nos ajudar a entender que por mais complicada que seja uma família, ela sempre terá potencial para gerar pessoas como José - Mesmo uma família tão complicada como a de Jacó, foi capaz de gerar alguém com o caráter tão nobre como o de José. 
    1. Quem são os José's de hoje?
      1. É gente capaz de encontrar força e motivos para fazer diferente dos seus pais e irmãos. Gente que apesar das lutas e das perseguições, optam pela honestidade, pela pureza, pela santidade e pelo perdão.
      2. Gente que quando jogado em buracos ou prisões, não param de sonhar o sonho de Deus para as suas vidas. Gente que não deixa as circunstâncias da vida e pessoas desavisadas roubarem a sua bênção. Eles estão sempre dizendo: Eu tenho um Sonho e não desisto!
Conclusão 
É certo que não existe família perfeita, e a sua é uma delas, mas Deus pode tratá-la e usá-la como tratou e usou a família de Jacó. É certo que as famílias são a expressão daqueles que as constroem, e talvez a sua seja um caso de família muito complicada, contudo, existe esperança em Deus para a sua família. É certo também que a história de sua casa pode ser mudada a partir de você. Apesar de todo o histórico de problemas de sua família, Deus está te chamando para assumir a postura de um José dentro de seu lar e fazer toda a diferença.

Aplicando a Mensagem
  1. Aprendemos pelo texto bíblico que a família de Jacó, foi usado por Deus para dar início ao seu povo, a nação de Israel. Em sua opinião, por que Deus resolveu usar uma família tão imperfeita para realizar algo tão importante?
  2. Em que áreas da sua família você pode identificar-se com a família de Jacó?
    1. Muitas confusão entre os filhos. 
    2. Muitas confusão entre os pais.
    3. Muitas confusão entre os parentes.
    4. Muitas necessidades financeiras.
    5. Muitas rivalidades e competições.
    6. Outro.
  3. Os pecados mais comuns do caráter do Jacó foram também encontrados entre os seus familiares. Em sua opinião, estes padrões pecaminosos são herdados involuntariamente ou aprendidos pela convivência?
  4. Nos defeitos, você se parece mais com o seu pai ou mais com a sua mãe, em quê?
  5. Em sua opinião, o que os construtores de um lar devem fazer quando perceberem que os seus próprios pecados estão sendo praticados pelos seus  filhos? 
  6. Se compararmos a sua família a construção de uma casa, qual seria a sua atuação neste momento?
    1. Como alguém que está construindo.
    2. Como alguém que está desconstruindo.
    3. Como alguém que está restaurado.
  7. O que a sua família precisa hoje, e você como um José se sente mais desafiado a fazer?
    1. Me sinto mais desafiado a ajudar a minha família:  
      1. A restaurar a auto-estima e a autoconfiança perdida.
      2. A promover reconciliação nas relações pelo perdão e pela cura.
      3. A restaurar a esperança e os sonhos.
      4. A restaurar a fé em Jesus e a relação com sua Igreja.
      5.  Outro. 
6. Intercessão
7. A visos - 
  • Lembre-se de falar que a EMD está funcionando a todo vapor, nas quartas 20h e aos domingos a partir das 9h30m, e que temos ainda uma classe de Nova Criatura na terça 20h
  • A-M-O-R-E-S (Amante de Missões e da Obra de Restauração Espirituais e Social) 
    • Nos ajude a abrir abrir novas igreja e enviar novos missionário ao campo tornando se um amante de missões.
    • Você pode contribuir com qualquer valor que Deus colocar em seu coração, contanto que você seja fiel, todos os messes. 
  • Fale da importância das orações coletivas com a igreja. Na Tenda de Oração:
    • De segunda a sexta das 8h30m às 9h15m (Wanderley e Elinete)
    • Toda terça de 19h00m às 19h45m. (Fabiana)
    • Toda quinta de 6h15m às 7h00m. (Pr's Luiz Carlos e Sônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma