terça-feira, 7 de abril de 2015

PÁSCOA - A PASSAGEM

1. QUEBRA-GELO (10 Minutos)
2. PASSANDO A VISÃO (05 minutos): Evangelismo e integração, 2. Pastoreamento e Discipulado, 3. Treinamento de líderes, 4. Comunhão, 5. Crescimento e Multiplicação.
4. LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos)
5. OFERTA (5 minutos)6. EDIFICAÇÃO (45 minutos)
Resumo da Mensagem
Texto: Êxodo 12.1-13
  • A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes do mundo Cristão. Mas tornou-se uma data tão comercial, que poucos lembram ou conhecem seu verdadeiro significado. A páscoa foi instituída pelo próprio Deus há aproximadamente 1500 anos antes de Cristo, ou seja, a mais de 3500 anos atrás, e eu posso lhes garantir, não tem nada haver com ovo, chocolate ou coelho.
  • Sabemos que "PÁSCOA", significa passagem e foi instituída por ocasião da ultima praga que veio sobre os egípcios, quando Deus tirou por mãos de Moisés o povo de Israel da escravidão que já durava mais de 430 anos. A fim de ser poupada da praga que viria sobre o Egito, cada família do povo de Deus deveria matar um cordeiro de um ano de idade sem defeito, assa-lo inteiro e come-lo acompanhado de ervas amargas (para lembra-los do sofrimento da escravidão), e com pão sem fermento (para lembra-los de que deveriam viver não como os egípcios, mas em santidade para Deus). A família teria ainda, que passar o sangue do cordeiro pascal nos portais da casa para que o anjo do Senhor não ferisse o filho mais velho daquele lar. Na noite da páscoa (passagem do anjo), havia luto em todos os lares egípcio, porém, nem um dos filhos dos hebreus foi morto.
  • Deus determinou que a páscoa deveria ser comemorada todos os anos, a fim de que as gerações futuras soubessem e nunca esquecem:
    1. Dos terríveis dias de escravidão no Egito,
    2. Do juízo do Senhor sobre o Egito, e,
    3. Da provisão e da libertação de Deus ao povo de sua aliança.
  • O mais importante, porém, é sabermos que a páscoa ainda aponta para nós nos dias de hoje: 
    1. O Egito com seus deuses e valores, tipifica o mundo que um dia também será julgado pelo Senhor, o nosso Deus
    2. Os 430 anos de escravidão, fala da vida de pecado a qual estávamos aprisionados antes até conhecermos ao Senhor Jesus, e; 
    3. O cordeiro pascal aponta para Jesus que mediante o seu sangue e graça nos perdoou e nos libertou dos nossos pecados.
Conclusão 
É impossível retratar o verdadeiro significado da páscoa através de ovos, coelhos e chocolates, por isso a minha conclusão é que nós como servos do Deus vivo, possamos contar para todos, inclusive para as crianças que os verdadeiros símbolos da páscoa são as ervas amargas, os pães sem fermento e o cordeiro pascal que a ponta para a obra redentora de Cristo por nós na cruz do calvário.
Aplicando a Mensagem
  1. O que mais te chamou a atenção neste texto ou ministração?
  2. O que você supõe que os Israelitas pensaram quando Moisés lhes passou as instruções da páscoa?
    1. "Que coisa estranha".
    2. "Muito legal".
    3. "Será que realmente precisamos fazer tudo isso?".
    4. "Espero que funcione".
  3. Em sua opinião: É errado os pais presentearem os seus filhos com ovos de chocolate na época da páscoa? Por quê?
  4. Em sua opinião, por que estes símbolos (ovo de chocolate e coelhos), com suas mensagens, que nada tem a haver com a verdadeira páscoa encontram tanto apoio na mídia, na escola e até da maioria dos pais?
  5. A partir de quando a páscoa passou a fazer sentido para você?
  6. Considerando o que foi compartilhando nesta célula, o que você acha que deve mudar em sua vida a partir de hoje?
6. INTERCESSÃO (10 minutos)

7. AVISOS (10 Minutos)

Lembre-se de falar do nosso culto de celebração, para adultos e crianças, da escola Nova Criatura, e do PLANTIL.
Lembre-se de perguntar aos irmãos: quem você vai convidar para a nossa próxima reunião de célula?
Lembre-se de falar que a EMD está funcionando a todo vapor, nas quartas 20h e nos domingos a partir das 9h30m.
(Esta palavra foi ministrada no último domingo pelo pastor Luiz Carlos Cerqueira - O pastor Luiz Carlos Cerqueira é o pastor titular da Igreja de Cristo Dókimos).






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma