quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A DISCIPLINA DO SENHOR


Introdução:
A Bíblia demonstra claramente que Deus é Pai amoroso, que supre, protege e cuida de seus filhos, porém, a maioria de nós esquece que Deus na condição de pai possui legalidade para também nos disciplinar. A gente até percebe com tristeza quando muitas das dificuldades chegam, porém, na maioria das vezes, não fazemos relação alguma entre elas e os nossos pecados e nem que estas dificuldades podem ser parte da disciplina amoroso e graciosa de Deus.
O texto de provérbios 29.1 (BV) diz: “O homem que é corrigido muitas vezes e não muda seu comportamento errado, será derrubado violentamente, de repente, e não haverá recuperação para ele.
A fim de aprendermos e não nos enquadrarmos no caso descrito no texto acima, vamos hoje compartilhar a palavra sobre o tema: "A Disciplina do Senhor"

Leia comigo: Provérbios 3. 11-12, e Hebreus 12.5-11

Extraindo e aplicando o Ensino:


  1. Alguém aqui poderia nos explicar com suas próprias palavras o que significa disciplina?
  2. Quem aqui já ouviu esta frase: vai parir filhos para você bater…”? Em sua opinião, o que esta frase significa? (Resposta: Esta frase quer dizer que somente os pais possuem a autoridade, o direito e a obrigação de disciplinar.)
  3. Se Deus é o nosso Pai, e tem a legitimidade para nos disciplinar e corrigir. O que você acha que Deus pode usar como instrumento de disciplina para os seus filhos hoje? (Resposta: Permitir doenças, perdas, vergonha, sofrimento, problemas, acidentes, portas fechadas, crises, conflitos, etc.)
  4. Quem aqui poderia dizer qual é o motivo e o objetivo da disciplina. Por que o Senhor nos disciplina e para quê Ele faz isto?
  5. Quem aqui poderia compartilhar uma situação de sofrimento que você viveu ou está vivendo  e que você sabe que tem a ver com a vara da correção do seu Pai do céu?
  6. Considerando o verso 11 de provérbio capítulo 3, como você normalmente tem reagido diante dos sofrimentos e perdas, fruto da ação disciplinar do Senhor em sua vida?
  7. Podemos mudar áreas de nossa vida ou nosso comportamento através de um ensino, uma repreensão ou de  uma disciplina. Qual área ou comportamento em sua vida você considera que foi completamente mudado e resolvido a partir de uma disciplina Divina?
  8. O que você diria para um amigo ou a um parente que está sofrendo por causa da vara da disciplina do Senhor? 
  9. Provérbios 17.10 (BV) diz: “a repreensão produz melhor resultado num homem de bom senso do que cem chicotadas nas costas de um rebelde”. Considerando este texto, o que você vai procurar fazer quando for repreendido de agora em diante?

Considerações Finais;
A disciplina do Senhor é uma resposta do Seu amor por nós, e o Seu desejo para que cada um de nós sejamos santos. Deus vai usar a disciplina, e as provações para:


  • Nos trazer de volta a Ele em arrependimento.
  • Tornar a nossa fé mais forte e um relacionamento renovado com Ele (Tiago 1:2-4), e
  • Destruir o poder que aquele pecado tem sobre nós.

Conclusão:

  • A disciplina do Senhor é para o nosso próprio bem, para que Ele seja glorificado com nossas vidas. Ele quer que tenhamos vida de santidade, vida que reflete a nova natureza que Deus nos tem dado:
  • "Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pedro 1:14-16). (Apoc. 3:19) Jesus diz: "Eu repreendo e castigo a todos quanto amo; sê pois zeloso e arrepende-te ".

Nosso Pensamento: “Com as bênçãos, Deus sussurra aos nossos ouvidos, mas com as lutas Ele grita”
A nossa oração: É para que Deus nós dê ouvidos que ouça o ensino, o conselho e a repreensão antes que venha a disciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma