segunda-feira, 3 de junho de 2013

Cante uma nova canção, Cante o hino da Vitória


Introdução:
O salmo 40 é um salmo de ação de graças. Nele encontramos o salmista testemunhando e louvando a Deus por um grande livramento. A oração confiante e constante em meio à tribulação conduziu o salmista a um cântico novo, um hino de vitória, e isso é o que queremos para nós hoje.
Leia comigo: Salmo 40.1-11
Extraindo e aplicando o ensino:
  1. Alguém pode compartilhar uma experiência onde você paciente e insistentemente orou a Deus durante muito tempo e por fim teve a sua oração respondida tal como pediu?
  2. Em sua opinião o que significa esperar com paciência no Senhor?
  3. A impressão que temos é que o Salmista estava se afogando em um rio de lama, clama por socorro, então o Senhor vem em seu auxílio, o tira do lamaçal e o coloca em cima de uma pedra bem grande. Mesmo se afogando o texto diz que o salmista esperou com paciência pelo Senhor. Isto ilustra momentos bem difíceis que muitas vezes temos que enfrentar em nossa vida. Baseado neste salmo o que você acha que devemos fazer para  não entrarmos em completo desespero e piorarmos ainda mais as coisas?
  4. O que você acha do ditado popular: “Deus tarda mais não falha”? Ele reflete o ensino bíblico? Explique.
  5. Em sua opinião o que o verso 10 está nos ensinando?
  6. Já temos a cultura de pedir oração, porém acho que nos falta ainda, a cultura de agradecer a Deus publicamente por orações respondidas. Qual foi a última vez que você foi à frente do povo de Deus e testemunhou de um bênção que o Senhor lhe deu? E o que foi que você compartilhou?
  7. O que Deus falou especificamente com você enquanto compartilhávamos esta palavra do salmo 40?

Conclusão
A oração é um princípio tremendo que Deus colocou a nossa disposição. Foi o próprio Senhor Jesus que disse: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.” (Mateus 7:7). A bíblia diz que a oração do justo muito pode em seus efeitos. Porém oração não é como uma mágica. Oração é um processo que requer determinação, perseverança, e muita paciência. Deus usa a oração para nos tratar e nos alinhar com a sua vontade, tão logo entremos no seu esquema Ele no dá o hino da vitoria.  
A expressão: “Cântico novo, hino da vitória”, fala da canção de louvor, que o Senhor Deus nos capacita a compor com base na nossa própria história de conquista. Mirian é um exemplo dentre muitos outros casos bíblicos. Ela fez uma canção de louvor a Deus baseado na vitória que Deus havia dado a ela e ao seu povo ao atravessarem o mar vermelho em seco enquanto assistiam os seus inimigos morrendo afogados. Sendo assim, gostaria de desafiar você a partir hoje a fazer e a cantar a canção da sua vitória – faça isso todas às vezes que o Senhor te abençoar, todas às vezes que você conquistar em Deus a sua vitória através da oração. 

3 comentários:

  1. Palavra muito boa, mostrou que devemos crê nas promessas de Deus nas nossas vidas, pois ele nó dará toda benção que precisamos!

    ResponderExcluir
  2. Palavra muito abençoada só bênçãos...

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz, em minhas células a palavra fluiu muito bem, com testemunhos de bênçãos alcançadas pela perseverança na oração, fé e paciência. Poucos entres os presentes deixaram de testemunhar algo que Deus tenha feito em suas vidas.Muito boa!

    ResponderExcluir

Traduza a Página para seu Idioma