quarta-feira, 29 de maio de 2013

A Bênção do Perdão Mediante a Confissão


Introdução:
Às vezes somos tentados a achar que Deus nos abandonou, e que não quer mais ouvir a nossa voz, mas o texto de Isaías 59.1 e 2 diz que a mão do Senhor não está encolhida que não possa salvar e nem os seus ouvidos fechados para que não possam nos ouvir, mas são os nossos pecados que fazem separação entre nós e o nosso Deus e são eles que não deixam que Ele nos ouça. A fim de resolver este problema que é nosso, Deus colocou a nossa disposição o princípio da confissão e o princípio do perdão e é sobre este tema que vamos compartilhar a mensagem no dia de hoje.
Leia Comigo: Salmo 32.1-5
Extraindo e Aplicando o Ensino:
  1. Segundo os verso 3 e 4 o que acontece quando calamos os nossos pecados? Quais são as consequências dos pecados não confessados?
  2. Em sua opinião quais as implicações da confissão de pecados? (confissão implica: reconhecer a culpa, em ser transparente “sem hipocrisia”, em arrependimento, e em abandonar o pecado).
  3. Com uma frase defina o que significa para você o “Perdão”? Sugestão: Perdão significa..., ou Perdão é...
  4. Com uma frase defina o que significa para você “Confessar”, ou “confissão”? Sugestão: Confessar é...
  5. Já que nada pode ficar oculto aos olhos de Deus (Pv 15.3), Por que então insistimos tanto em esconder os nossos pecados do Senhor? Qual é a sua maior dificuldade para confessar o seu pecado?
  6.  A bíblia diz que o salário do pecado é a morte (Rm 3.23), ou seja, o pecado é grave, ele mata. A fim de ilustrar esta verdade bíblica, quem aqui poderia compartilhar a respeito das perdas que teve em sua vida por consequência do pecado? O que você viu morrer em sua vida por causa do pecado?  (oportunidades, saúde, relacionamentos, famílias, etc.)
  7. Considerando Provérbio 28.13 e os verso 1 e 2 deste Salmo; o que acontece depois da verdadeira confissão?
Conclusão
     Todo pecado que cometemos, em primeira instância é contra Deus, depois contra o próximo e ainda contra nós mesmos. Confessar é jogar luz nas trevas do pecado.
A confissão é uma bênção de Deus que precisa ser assimilada e praticada em tempo. Segundo o verso 6 deste salmo existe um tempo oportuno para o arrependimento e para a confissão. Que Deus tenha misericórdia de nós e não deixe que caiamos no erro de Esaú que mesmo buscando a Deus com lágrimas não achou lugar para o arrependimento, pois já era tarde demais. (Hb 12.16-17)
Você que está aqui hoje corra para os pés do senhor, confesse o seu pecado e deixe, não se demore. Deus tem perdão, misericórdia e graça para você. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma