quarta-feira, 19 de junho de 2013

Deus, Meu Refúgio, Minha Fortaleza

Introdução
Acredita-se que o salmo 46 foi o texto que serviu de inspiração para o hino “Castelo Forte” que Lutero, o grande reformador, compôs nos dias de suas lutas mais ferrenhas.  Acredita-se também que este salmo tenha sido escrito na ocasião em que Deus livrou a cidade de Jerusalém das mãos dos assírios nos dias do rei Ezequias. Senaqueribe, rei da Assíria, cercava os muros de Jerusalém e já tinha a vitória por certa quando o Senhor provou que era o Refúgio e a Fortaleza de seu povo, matando mais de 180 mil soldados assírios sem que Israel precisasse lançar uma única flecha. (2 Reis 18 e 19).
Interessante:
     No mundo antigo os muros eram o principal sistema de proteção de uma cidade. Toda boa cidade era edificada dentro de largos muros com torres que abrigavam as suas sentinelas. Acredita-se que a muralha da cidade de Jericó, por exemplo, possuía mais de dez metros de altura e aproximadamente seis metros de largura, contudo, Deus a derrubou pelo louvor do seu povo nos dias de Josué. (Josué capítulos 5 e 6).
         Você sabia que a muralha da China começou a ser construída há mais de 200 anos antes de Cristo e que a obra se estendeu por mais de 1700 anos?  Que em 2007 foi considerada uma das sete maravilhas do mundo? Que mede sete metros de altura, sete metros de largura e que em seu plano original possuía mais de 21 mil quilômetros? O muro ainda possuía aproximadamente 40 mil torres de onde as sentinelas podiam visualizar a chegada do inimigo ainda bem distante. Você sabia que mesmo com tamanha magnitude esta muralha não pode conter os inimigos da China imperial?
   O Deus apresentado neste salmo é como um muro fortificado, mas que não se abala, antes cuida, guarda e livra aqueles que Nele se refugiam. É com esta expectativa que queremos meditar no salmo 46 hoje.
Texto: Salmo 46
Extraindo e Aplicando o Ensino
  1. Alguém gostaria de nos explicar com as suas próprias palavras o que significa a palavra “refúgio” descrita no verso 1 deste salmo? (significa uma abrigo, um lugar onde o inimigo não pode transpor)
  2. A idéia da palavra traduzida neste texto por “tribulação”, é de alguém encurralado pelo inimigo, em um beco sem saída. Quem aqui poderia compartilhar uma experiência onde estava encurralado pelo inimigo ou em uma situação sem saída e que na hora “H” viu o livramento de Deus?
  3. Em sua opinião o que o Senhor quer nos ensinar nos versos 2, 3 e 4 quando um quadro de caos, abalos, e destruição generalizada  é contrastado pela alegria trazida pelas correntes de um rio,  pela paz, segurança e harmonia de uma cidade habitada por Deus. (Fora da cidade-destruição X dentro da cidade - a maior paz e alegria). O que podemos aprender com isso?).
  4. Baseado neste salmo, o que você diria a um amigo que se encontra em uma situação aparentemente sem saída? (condenação judicial, perda de bens, despejo, falência, separação, desenganado pelo médico, situação de perigo, etc.).
  5. O verso 6 fala do poder da voz do Senhor, do poder que existe na  palavra liberada pela boca de Deus diante dos levantes e ataques do inimigo. Quem aqui pode compartilhar uma experiência em que estava vivendo angústia, ansiedade ou tribulação e uma palavra da parte de Deus foi suficiente para trazer paz e quietude ao seu coração.
  6. Diante do compartilhamento da palavra de hoje, o que Deus falou com você de maneira específica?
Conclusão
           Nenhuma muralha foi suficientemente forte para conter os inimigos das nações, por isso que no salmo 127.1 a bíblia diz: “...Se o Senhor não guardar a cidade em vão vigiam as sentinelas.”. O Senhor no salmo 46 nos convida a não confiarmos nos muros humanos que levantamos, mas confiarmos Nele, somente Nele que é refúgio e fortaleza bem presente na hora da angústia.
Pensamento: "Quem ousaria implicar com os escolhidos de Deus, arrumando briga com Ele? quem ousaria ao menos apontar um dedo contra eles?" (TLB)
Nossa Oração hoje: É para que Deus nos ajude a confiar tão somente no Senhor e no seu cuidado e não botarmos a nossa confiança em pessoas ou coisas.

Sugestão de hinos e canções

http://www.youtube.com/watch?v=vUwmSjuUs9w


Um comentário:

  1. Graça e paz,
    A palavra fluiu bem na célula de quinta com participação de todos, com opinião e testemunho inclusive dos convidados,muito bom. Na célula de sábado teve menos participação e não fluiu tão bem.

    ResponderExcluir

Traduza a Página para seu Idioma