terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O POVO QUE VIVE EM COMUNHÃO


I. Introdução
Normalmente temos definido comunhão como sendo uma agradável conversa entre amigos acompanhada talvez de um suculento churrasco. Ou uma viagem feita em grupo. Ou ainda um reunião onde cantamos, celebramos e compartilharmos os últimos acontecimentos e etc.
Todas essas atividades tem haver com comunhão sim, contudo a comunhão bíblica não pode ser definida a partir dessas atividades, porque podemos ter essas atividades sem ter de fato a verdadeira comunhão.  Vamos buscar hoje qual o conceito bíblico de comunhão para que não somente defini-la mas principalmente praticá-la. 
Comunhão tem haver com o relacionamento pessoal que cada um de nós temos com Deus e uns com os outros, em virtude de sermos unidos a Jesus Cristo.
            Precisamos entender que comunhão não é o relacionamento que temos tão somente uns com os outros, mas é o relacionamento que temos uns com os outros e também com Deus simultaneamente por causa de Cristo. Tem gente que está perto de Deus mas está longe das pessoas, tem gente que está perto das pessoas mas está longe de Deus. Comunhão é quando estes dois níveis de  relacionamentos se fundem através de Cristo.
            Vamos compartilhar a palavra de hoje sob o tema: “O povo que vive em Comunhão”,  baseados no texto de Atos 2.42-47. Que faz um resumo de como os primeiros cristãos viviam.
II. Interessante: Acredita-se que os cristão que não ofertaram as suas propriedades para a igreja acabaram perdedo-as, isto porque mais tarde veio uma grande perseguição contra a igreja e todos os irmão, com exceção dos apóstolos, tiveram que fugir de Jerusalém e abandonar tudo que possuíam para salvarem as suas vidas. (atos cap.8)
III. Leia Comigo: Atos 2.42-47

VI. Perceba e aplique o Ensino
  1. O que mais lhe chamou a atenção neste texto que lemos?
  2. Quais fatos neste texto indicam que comunhão também é fruto do esforço de cada irmão?
  3. A primeira igreja, era muito saudável, e por isso crescia tanto. O verso 42 nos deixa claro que a saúde daquele igreja estava firmada sob quatro pilares básicos: 1. A doutrina dos apóstolos, 2. A comunhão, 3. O partir do pão e 4. A oração. Se estas coisas são fundamentais para a vida da igreja, me responda:
    1. O que você acha que cada um de nós deve fazer, na prática, para ajudar a preservar a comunhão em nossa igreja?
    2. E o que devemos evitar a fim de que esta comunhão não seja enfraquecida?
  4. Nesse texto, que provas você encontra de que esses irmãos, ao se reunirem, mantinham unidade e amor?
  5. O fato dos irmãos na igreja primitiva estarem bem perto um do outro,  lhes davam condições de perceber as necessidades uns dos outros. Quando, e como foi a última vez que você percebeu que um irmão (ã) estava precisando de ajuda?
  6. Quem aqui poderia compartilhar uma experiência quando foi acudido por um irmão em uma situação muito difícil?
  7. Para pôr em prática a verdadeira comunhão você acha que existe alguma coisa em sua maneira de agir que deve ser mudada a partir desta palavra? O que seria?
  8.  Enquanto a mensagem acontecia  alguém aqui ouviu algo da parte de Deus especificamente para a sua vida e que gostaria de compartilhar?
V. Conclusão
O que se espera depois desta mensagem é que cada um de nós seja capaz de descrever o verdadeiro conceito bíblico de comunhão para que depois também possamos vivenciá-la em nosso dia a dia.  
A célula é o ambiente mais adequado  para praticarmos a comunhão, já que a célula é a expressão da Igreja local. (Saudai-vos uns aos outros de forma bem calorosa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma