quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A CASA E O CORPO DE CRISTO


Quebra-gelo: Dentre os cinco sentidos (Olfato, paladar, Visão, Audição e tato) Cite em ordem de prioridade os dois que você considera mais importes para a sua vida.

I. Leia Comigo
Efésios 1.23 (A mensagem)
“A igreja é o corpo de Cristo. Por esse corpo ele fala, age e preenche tudo com sua presença.”

Efésios 2.20-22 (NTLH)
20. “Vocês são como um edifício e estão construído sobre alicerce que os apóstolos e os profetas colocaram. E a pedra fundamental desse edifício é o próprio Cristo Jesus.
21. Ele mantém o edifício todo bem firme e faz com que cresça como um templo dedicado ao Senhor.
22. Assim vocês também, unidos com Cristo, estão sendo construídos, junto com os outros, para se tornarem uma casa onde Deus vive por meio do seu Espírito”

II. Introdução:
Sabemos que a Igreja não é o prédio onde agente se reúne mas, que igreja somos nós, as pessoas que creram em Cristo e foram lavadas no seu sangue. 
Diante desta realidade cremos que também somos um edifício espiritual edificado para expressar a Deus, por isso durante essas semanas estaremos estudando um pouco sobre a verdadeira identidade desse corpo e o propósito de Deus ao construí-lo.

III. Interessante: Nas construções antigas, a pedra angular era a pedra fundamental, a primeira a ser assentada na esquina do edifício, formando um ângulo reto entre as duas paredes. Servia para definir a colocação das outras pedras e alinhar toda a construção. A pedra angular é o elemento mais essencial que dá existência aquilo que se chama de fundamento da construção. A Pedra Angular do edifício chamado igreja é Jesus Cristo.

VI. Percebendo e Aplicando o Ensino
  1. Considerando o verso 20 de Efésios 2 a coisa mais importante de uma edificação é a sua base, sua fundação, seu alicerce.
    1.  No caso da Igreja, é nos ensinos dos apóstolos e na pessoa de Jesus que deve estar firmada a nossa fé, mas o que você faz quando Satanás  tenta abalar a  sua fé a partir de falhas e atitudes erradas dos irmãos?
  2. Enquanto os  versos 20 e 21 enfatizam a estrutura do edifício, o 22 vai falar das paredes que são formadas por pedras vivas, que por estarem ligadas, unidas e vinculadas, dão forma  a construção, então eu pergunto: 
    1. Em sua opinião, qual é a condição de uma pessoa que não está desfrutando da vida da igreja; como a participação nos cultos, nas células, no discipulado e a ceia do Senhor? 
  3. No texto que lemos, de efésios 1.23 o apóstolo Paulo afirma que a igreja é o corpo de Cristo. É por meio deste corpo que Jesus se expressa neste mundo, porque ele é o cabeça. 
    1. Considerando que o corpo expressa exatamente aquilo que a cabeça é, quer e faz o que você acha que deveria fazer para manter-se sempre expressando Jesus neste mundo.
    2.  Diante disto eu gostaria de propor um desafio: 
      1. Durante toda esta semana e diante de todas as questões que se apresentarem em seu dia a dia você fará sempre  a seguinte pergunta:  Em meu lugar, o que Jesus faria?
      2.  O desafio não é apenas perguntar, mas obedecer e agir exatamente como Jesus agiria se estivesse em seu lugar. Quem topa?
V. Conclusão
Deus fez uma casa para ele morar, esta casa ou edifício se chama igreja. Jesus fez um corpo para ele se expressar, esse corpo se chama igreja. Você é igreja e deve expressar Jesus onde quer que for;  no trabalho, na escola, etc.
Para que Deus possa morar confortavelmente na casa que ele escolheu, ela deve estar com suas bases firmadas em Cristo e em sua palavra.  Para que ele possa se expressar como corpo de maneira apropriada temos o desafio de viver a vida que ele viveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma