quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Saudai-vos, uns aos Outros


Quebra-Gelo: Fique de pé, chame qualquer uma pessoa e demonstre como você normalmente cumprimenta os irmãos da igreja.

I. Introdução:
Você sabia que existem no novo testamento aproximadamente vinte quadro mandamentos recíprocos ou mútuos? Mútuo é aquilo que é partilhado por duas ou mais pessoas.
Dissemos semana passada que Deus ama a diversidade, por isso Ele fez cada um de nós de maneira absolutamente singular e única. Dentre os mais de sete bilhões de pessoas que existem hoje no planeta, nem uma única pessoa é igual a outra. Por isso concluímos que as nossas diferenças não devem ser obstáculos para uma vida de unidade e comunhão dentro da igreja.
É o cumprimento dos mandamentos recíprocos que vai conduzir a igreja ao nível de ter vantagens com as diferenças ao invés de prejuízos. Em outras palavras, estou dizendo que assim como o código nacional de trânsito regula o tráfego dos veículos nas vias, os mandamentos recíprocos também regulam as nossas relações dentro do corpo de Cristo a fim de que vivamos em comunhão e cumpramos o propósito pelo qual fomos criados enquanto igreja.
Neste semana vamos compartilhar a Palavra, sobre o tema: “Saudai-vos, uns aos outros”

II. Interessante: Nos dias de Hitler foi criada uma saudação Nazista, (provavelmente copiada dos romanos), onde o braço da pessoa deveria ser  levantado em um ângulo de aproximado de 45 graus na horizontal enquanto dizia as seguintes palavras; “Salve, Meu Líder”. Esta e outras saudações similares foram usadas por muitos líderes ao longo da história porque normalmente davam identidade e eram um sinal de lealdade e culto à personalidade do líder.

III. Leia Comigo 2 Co13.12:
“Cumprimentem-se Calorosamente no Senhor. (Bíblia Viva) 
"Cumprimentem-se uns aos outros com um abraço Santo" (A mensagem).
"Saúdem uns aos outros com o beijo santo.” (NVI)
IV. Percebendo e aplicando o Ensino:
1.    Tendo em vista a saudação ser uma coisa tão normal e quase natural, por que o apóstolo insistiu tanto para que os irmãos saudassem uns aos outros?
2.    Em sua opinião, qual deve ser o diferencial da saudação entre aqueles que estão inseridos no corpo de Cristo?
3.    Se você passa por um determinado irmão da igreja e não o cumprimenta, quais são as impressões possíveis que esta atitude pode comunicar?
4.    É possível que, por desatenção ou displicência fortuita, alguém possa ficar sem nos cumprimentar, porém se você percebesse que um irmão deliberadamente não está te cumprimentando, o que você faria?
5.    As saudações: Graça do Senhor, ou a Paz do Senhor, entre outras similares, aparecem dezenas de vezes no NT, em sua opinião quais poderiam ser os prejuízos para o corpo de Cristo se estas saudações legitimamente bíblicas desaparecem da vida da igreja?
6.    Sabemos que as saudações bíblicas são singulares e que com elas nos identificamos como parte do corpo de Cristo. Eu pergunto: qual o lugar, ambiente ou pessoa diante de quem você se sente constrangido em saudar os outros com a 'graça e a paz do Senhor'?

V. Conclusão
As palavras “Santo”, “no Senhor”, que aparecem nas versões bíblicas apresentadas, deixa claro que ainda que nas relações sociais, o cumprimento seja uma questão basicamente de educação e até de consideração para com o outro, na igreja a saudação, vai muito além disso.
No Corpo de Cristo, saudar uma pessoa significar obedecer um mandamento do Senhor, significa identificar-se com Cristo, significa liberar a benção do Senhor sobre o outro que contigo serve no Reino de Deus. Quando os judeus se encontravam diziam um ao outro: “Shalon Adonay”, que significa:  “A paz do Senhor”.
 A palavra “Shalon”, não significa apenas ausência de guerras, inimizades e brigas, mas inclui também tranquilidade, segurança, saúde e prosperidade. (Sal 29.11; Jo 20.21). De forma que quando alguém lhe saudar com a Graça e Paz do Senhor,  você deve dizer: “Amém”, e também saudá-lo da mesma forma.
Percebo que alguns irmão suprimiram dos seus cumprimentos as saudações legitimamente bíblicas como: “Graça e paz do Senhor e paz do Senhor Jesus Cristo”. O que certamente o nosso Senhor não admite, porque foi Ele mesmo que disse para saudarmos as pessoas com a Sua paz, e mesmo quando a pessoa não for digna desta paz, a paz volta para aquele que a liberou. A partir de hoje, prioritariamente, vamos nos esforçar para saudar cada um dos nossos irmão com a tão necessária graça e paz do Senhor Jesus. Amém irmão?

Esta mensagem é referente a semana 08, que vai de 17 a 23/fev/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma