terça-feira, 5 de março de 2013

Discipulado: Uma questão de Obediência


Quebra-gelo: Se você pudesse ser outra pessoa, quem você seria?

I. Introdução
Na igreja que estamos inseridos é muito comum chamarmos as pessoas de discípulos,  falamos sobre discipulado, até mesmo celebramos o dia do discipulador com uma grande festa. Por isso queremos falar um pouco a respeito do que é o discipulado, pois embora Jesus  pudesse transmitir seus ensinos de muitas formas, Ele escolheu o discipulado como  a principal ferramenta  para reproduzir suas verdades.

II - Interessante: Na galileia do tempo de Jesus, os meninos em Israel iniciavam seus estudos da Torá(Lei) aos 6 nos. Aos 10, quando completavam o primeiro estágio, já tinham a Torá decorada. Apenas os que se destacavam seguiam para a escola secundária chamada Talmud. E aos 14 ou 15 anos somente os melhores dos melhores seguiam em frente e eram chamados de Talmidim, e ficavam aos pés dos famosos rabinos. Jesus aos 12 anos impressionou todos os Rabinos e quando começou seu ministério chamou 12 homens e fez deles seus Talmidins.

III - Leia Comigo: Mateus 28.18-19

IV - Perceba e Aplique o Ensino
  1. Você consegue identificar neste texto  alguma ordem clara e expressa? Qual ou quais?
  2.  Para quem foi direcionada esta(s) ordem(s)?
  3.  Para você, qual a diferença entre um ordem e uma sugestão?
  4.  Baseado neste texto o que você entendeu por discipulado?

Discipulado é o relacionamento entre um mestre e um aprendiz onde Cristo é o modelo. Pois o discípulo é um aluno que é treinado para ser cada dia mais parecido com Jesus. Então discipular é transmitir a vida, os valores e os ensinos de Jesus a outros. Por isso o discipulado é  uma  via de mão dupla, como uma corrente que nos liga a alguém antes e depois, pois devemos ser discipulados, mas devemos também reproduzir isso na vida de outras pessoas também.

  1. Você em algum momento de sua vida já se sentiu grandemente influenciado por alguém ao ponto de defender suas idéias e querer ser parecido com ele e até mesmo influenciar outras pessoas? Quem foi ou é essa pessoa?
  2. Hoje você se considera um discípulo de alguém ? por quê?
  3. Em sua vida há alguma área, pensamento  que foi radicalmente mudado pela influência  de alguém ou pelo discipulado?
  4. Qual a maior dificuldade que você encontra em ser discipulado?
  5. O que você poderia fazer hoje para desfrutar melhor dessa ferramenta utilizada por Jesus?
V. Conclusão:
Fazer discípulo é uma ordem expressa de Jesus, entretanto, ninguém vai conseguir fazer discípulos se não estiver sendo discipulado. Ninguém poderá ajudar outros se não tiver sendo ajudado.
Todos somos chamados a participar dessa tarefa, isso não é um dom especial, mas um mandamento para todos, lembrando que essa foi a estratégia utilizada pelo maior de todos os mestres (Jesus) para reproduzir  o Seu caráter na vida de seus discípulos. E então está disposto  ser um talmidim ou discípulo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma