quinta-feira, 7 de junho de 2012

NÃO PERMITA QUE OS SENTIMENTOS GOVERNEM A SUA VIDA

Quebra gelo
Diga um número, o 6 por exemplo, e pergunte aos presentes o que vem a sua cabeça quando pensam neste número.
Alguns vão dizer: meia-dúzia, dia do nascimento, mês de junho, enfim, qualquer coisa. Observe como uma mesma informação ou coisa traz imagens e percepções diferentes.  (Essa dinâmica serve para exemplificar um dos pontos da nossa pregação que é que cada pessoa vê as coisas de acordo com sua experiências, conhecimento etc.)


“O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa, a sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo.” Jr. 17.9

Introdução
 Imaturidade emocional é o efeito colateral do mundo que vivemos. Um dos maiores desafios para a ciência hoje são as doenças e males emocionais. E, infelizmente essa é a herança que muitos tem deixado para seus filhos: imaturidade emocional…
Como era na sua casa? havia respeito incondicional pelos pais, filhos, ou você vivia em um ambiente  de descontrole, imaturidade, falta de limites, críticas constantes, desconfiança e insegurança? Pr. Coty  diz que conflitos morais e emocionais não resolvidos na infância e adolescência podem prender o adulto num padrão imaturo de comportamento. O grande desafio de psicólogos e psiquiatras hoje é resolver o problema de bebês de 80kg, ou seja, ajudar gente grande a crescer emocionalmente. Adultos que agem como crianças.
Tantas pessoas são tão emocionamente imaturas que não conseguem superar até mesmo os problemas mais simples de relacionamento e convívio.
Por conta deste imaturidade emocional, pessoas estão pagando caro para aliviarem sua dor emocional, pagando caro para se sentirem bem, se dogram, se prostituem, são escravas do prazer a fim de compensarem seus dramas.
 Daí vivemos no mundo onde grande parte das pessoas são escravas do que sentem! Vivem a mercê de suas emoções. Como em uma roda gigante, hora em cima, hora em baixo.
O resultado da imaturidade emocional são pessoas almáticas, vivendo nos  extremos de suas emoções, muitos dão ênfase exagerada ao que sentem, e colocam sua vida sob o jugo do seus sentimentos. Por isso é um  devemos procurar entender esse campo minado que é a área do coração.  Jeremias disse que se há algo que nos engana é o coração,  dá ao nosso coração o domínio de nossa vida é algo incoerente e perigoso. É como deixar que um grande inimigo governe nossa vida, pois o profeta diz: sua doença é incurável. Assim precisamos entender que o nossos sentimentos é talvez o maior gigante que devemos conquistar.


I - A primeira conquista: Os nossos sentimos
Embora nossa visão de sucesso esteja atrelada a quase que totalmente conquistas financeiras, profissionais e de posição dentro do mundo em que vivemos, a verdade é que a  nossa primeira conquista e a mais importante está no campo sentimental, pois é ele a rédea da alma.... "Muitas vezes, somos indulgentes em dar aos nossos sentimentos um lugar perigoso de autoridade... assim, a voz dos sentimentos tem uma forte tendência de se tornar mais alta que a orientação de Deus, passando a ditar o comportamento da pessoa, anestesiando a consciência, inibindo o discernimento.... atendendo apelos sentimentais em detrimento de princípios, promessas divinas, valores e verdades espirituais...." (Coty Marcos Borges)

Exemplos do governo de sentimentos:

“Não sinto vontade de ir a igreja..”. “Não sinto nada pelo meu marido,  vou abandoná-lo...” “Não tenho vontade de perdoar aquela pessoa, por isso não vou perdoar....” “Não sinto que estou fazendo algo tão errado assim... todo mundo faz...” “Não sinto que é necessário entregar dízimos ou ofertas na igreja...”  Sinto muita raiva  daquela pessoa  ela não merece minha consideração....”
Sinto, não sinto.... é uma área critica, pois o nosso coração é enganoso e  como dissemos, a voz dos sentimentos não pode se tornar mais alta do que a voz de Deus, nem sua palavra.

II- Todos nossos sentimentos passam pelo óculos da nossa experiência....

a. Nenhum sentimento é puro. Todos são filtrados pela nossas experiências anteriores. Alguém que já foi enganado, certamente será sempre desconfiado e arredio. Um simples gesto ou atitudes podem ser vista de maneira totalmente opostas por pessoas com diferentes experiências.
b. A forma pela qual reajo as pessoas e às situações dizem muito a meu respeito...
c. As emoções são nossas  reações mais diretas ao conceito que formamos ao nosso repeito e ao mundo que nos cerca. Quer sejam eles positivos quer sejam negativos, os sentimentos nos colocam em contato com o eu verdadeiro. Eles representam a verdade que se passa dentro de nós...
d. O que fazemos com os sentimentos determinará as nossas vidas.

III - Nossos sentimentos não podem ser autoridade, nem governar nossas vidas.

a.      A grande questão é quem governa quem. Dominamos nossos desejos e sentimentos ou somos dominados por eles? (...Eu não me deixarei dominar por nenhuma dela)
b.     O que você sente não é a verdade sobre tudo. Lembre-se usamos o óculos da nossa experiência...
c.      As pessoas mais difíceis e complicadas dessa vida são as que são governada pelos seus sentimentos...
d.     Satanás sempre entra pela porta dos sentimentos.
e.      “A única razão para fazer a coisa certa é o fato de ser a coisa certa a fazer; todas as outras razões são para fazer alguma outra coisa.” Se deixarmos para fazer apenas quando sentimos estamos dando o governo da nossa vida aos sentimentos que são originados no coração, que é enganoso...  deixando valores e princípios de lado.

Conclusão

a.     Quando mudamos as coisas dentro de nós (sentimentos, desejos)afetamos  o mundo espiritual. Quando você afeta o mundo espiritual, você tranforma o mundo físico...
b.     Nós precisamos ser o milagre. E não as outras pessoas ou circunstâncias. Tem que acontecer aí dentro. Se você foi abandonado, desprezado, magoado  nada vai mudar  esse fato. O que pode e deve mudar são os sentimentos com relação a isso.
c.      Precisamos estar abertos para ceder e mudar. A idolatria a qualquer sentimento usurpa o lugar de Deus na nossa vida.
d.     Se o teu olho te faz pecar, arranca-o ... Se teus sentimentos te fazem pecar, mate-os, antes que eles te destruam! A sua mudança interior gerará mudança exterior..
e.      Não espere para amanhã, pois são os nossos sentimentos  que devem seguir nossas decisões... Viva a palavra, os valores e princípios do reino, não espere sentir para agir correto, as suas atitudes determinarão os seus sentimentos, a medida que você praticar.... pode acreditar nisso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma