terça-feira, 26 de junho de 2012

Perdão, Remédio para a Alma - parte 2


Mateus 18-21 "Por isso o reino dos céus é semelhante a um rei que resolveu ajustar contas com os seus servos..."
(Alguns trechos dessa ministração estão inseridos no livro: O amor que não se apaga de Ed. Wheat)
Continuando com a nossa mensagem sobre o perdão precisamos ainda considerar algumas coisas , a fim de ajudar-nos a tomar a decisão de perdoar, o Senhor dá uma aviso na carta de Hebreus12.15: Nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos pertube, por meio dela, muitos sejam contaminados.
Muitos não sabem como perdoar, julgando ser um processo muito complicado ou mesmo impossível. Mas precisamos nos lembrar que Deus nunca pede nada a Seus filhos que antes não tenha dado instruções de como fazer, além de dá a eles forças para realizá-lo.
Continuamos com os princípios básicos que nos ajudarão a compreender e continuar nessa jornada rumo ao perdão que é o remédio mais eficaz contra  ressentimentos e amargura.

1 - Perdão não é uma questão de sentimento, mas de comportamento;
 Não é o que eu sinto.  A resposta de muitos tem sido a mesma: “Não consigo sentir vontade de perdoar.” Eu gostaria de perdoar, mas não consigo mudar meus sentimentos.” Essas pessoas estão confessando sua escravidão. Estão descrevendo a si como escravos de seus sentimentos, prisioneiros do passado. Lembre-se: O governo dos sentimento é muito perigoso.
 Perdoar é não permitir que a ofensa de ontem, afete meu comportamento hoje. Eu não posso retaliar quem já perdoei, trazer a nota de novo, se eu já rasguei. O que você sente é  uma outra conversa.  Os sentimentos mudam conforme a mudança do comportamento.  Deus não quer que você 'crie' um sentimento de perdão, mas pede que você faça a escolha de perdoar. Não podemos esperar sentir para agir. Os nossos sentimentos é que devem seguir a nossa ação. Não é uma questão do que 'sinto' ou que eu 'não sinto'. Não pense que isso é hipocrisia, “fazer sem sentir", não! você está sendo obediente. O coração segue os atos de obediência.
( Que atitudes simples podemos tomar para demonstrar nossa decisão de perdoar?)

2-Perdão é o único remédio que cura feridas, traumas..
“o entregou aos atormentadores." v. 34” No momento em que decide perdoar com a sua mente e a sua vontade, entregando o assunto a Deus, você fica livre e também a pessoa que o ofendeu do poder do passado. Assim sendo, o que aconteceu passa a ser um fato histórico e não mais emocional. Você mostrou sua ferida aberta ao Grande Médico e Ele vai derramar o Seu amor sobre ela a fim de curá-la, de maneira que você não sinta mais dor. Nenhuma espécie de ódio pode aprisionar você quando escolhe a liberdade. Nenhuma atitude negativa pode dominá-lo quando decide abandoná-la por obediência ao Senhor Jesus Cristo. Só o perdão cura os ressentimentos.
Sabe por que as feridas, as mágoas.... tanto tormento na vida de muita gente? porque quem não perdoa acha que pode fazer a pessoa pagar o que fez, então assim  chegar o alívio. Mas isso é ilusão! Só o perdão traz cura.
(Você conhece alguém que já teve problemas de saúde por falta de perdão)

7- Perdoar é abrir mão do seu direito de se vingar e deixar com Deus;
Às vezes a gente diz: Mas vai ficar assim, essa pessoa vai sair ilesa de tudo que fez?
Precisamos  confiar na soberania de Deus, se Ele diz que o perdão é o melhor caminho para a ofensa,  é de fato porque ele sabe que é, mesmo que eu e você concordemos que o melhor é o troco, a vingança.  Deus  que conhece tudo, sabe que não temos estruturas para manter as feridas. Não fomos feitos pra carregar o pesado fardo da falta de perdão...
Ele sabe fazer melhor do que nós... Deus sabe o que é justo! II Ts 1.6
Perdão então é você colocar as notas nas mãos de Deus. Não é você que deve cobrar, porque isso te causa sofrimento, dor, ressentimento. Deixe nas mãos de Deus...
Se você quer vingança, revanche, não perdoe e seja escravo do que sente. Mas se você quer experimentar o melhor de Deus. Perdoe e entregue todas as promissórias nas mãos daquele que conhece o coração do homem.
Para concluir: Perdoar é dizer adeus para sempre ao sofrimento do passado e livrar-se de seus efeitos no presente. Aprenda a arte do perdão e decida ter o perdão como um estilo de vida.
( Ministre cura na vida de todos presentes. Ore, os desafiando a soltar de vez as pessoas que os magoaram. Sugerimos o uso de notas promissórias, como um ato profético onde podem ser colocado o nome de pessoas que os feriram,  leve-os a rasgá-las, simbolizando o perdão liberado.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma