quarta-feira, 20 de junho de 2012

Perdão, remédio para a alma

Obs.: Continuando com a nossa série Cura Interior, nesta semana vamos falar do perdão, pois não há como falar de cura sem falar do remédio mais eficiente para todas feridas da alma, que é o perdão. A mensagem sobre perdão será dividida em duas semanas, pois queremos que ela não seja apenas pregada, mas compartilhada e ministrada. Deixe que as pessoas falem. Use cada tópico como pergunta. E deixe que alguns compartilhem experiências e dificuldades acerca do perdoar.      
  
Leia Mateus 18.21-35
Alguém disse: “Perdoar é fácil até que você realmente tenha que perdoar.”
A palavra de Deus deixa bem claro que quem não perdoa não tem paz, vive em angústia, intranqüilo, relaciona-se mal consigo e com os outros, torna-se um escravo. Não perdoar é colocar o ofensor na prisão e ficar lá com ele. Quem não perdoa atrai conseqüências de maldição para si e para os outros.
O perdão pode ser entendido como um cancelamento de uma dívida.  É a liberação do que causou dano, ofensa, mágoa, dívidas, principalmente na alma. Mas nesse texto vemos algo diferente, que é o cancelamento de um perdão.
A gente sabe que dívidas podem ser canceladas... Mas a parábola contada por Jesus mostra que o perdão também pode ser cancelado. Pois o perdão é uma via de duas mãos... O perdão que recebo está atrelado ao perdão que dou.
 Sem perdoar não podemos ser perdoados. Perdoar é um processo de enfrentar responsavelmente nossas feridas e ressentimentos. Não nascemos prontos para perdoar. Ele não brota do nada em nossas vidas; Como quase tudo na vida, o perdão é algo que precisa ser aprendido, pois é o resultado de um perseverante processo de escolher o caminho da cruz. E só da cruz que podemos dizer as mesmas palavras que Jesus disse os seus  torturadores: “pai, perdoa-os, porque não sabem o que fazem.”
  Vejamos alguns princípios importantes acerca do perdão:
1 - Perdoar não significa esquecer;
Quando resolvemos perdoar, não é porque nos deu aminésia das ofensas...Mas é não usar mais isso como argumento contra a pessoa, mesmo se lembrando do que ocorreu. Precisamos entender o processo de cicatrização da ferida. Ou seja, uma pessoa curada não é uma pessoa que se esqueceu do que sofreu, mas é aquela que pode se lembrar sem sentir mais a dor, ela lembra sem sentir o que já sentiu  de novo(res-sentimento).
(Pergunte se há alguém que ao lembrar de algo do passado, sente a mesma dor que sentia no momento que aconteceu.Isso é indício da falta de perdão. Ministre cura às pessoas que estão ressentidas)
2 – Perdoar não significa fingir que não foi ferido ;
 Precisamos ser honestos... O perdão envolve prestação de contas. Quando Jesus comparou o Reino de Deus ao um rei que foi prestar contas, ele estava falando da confrontação... Muitos relacionamentos vão se desgastando, porque as pessoas não são honestas, dizem estar tudo bem, quando estão magoadas. As mágoas devem resolvidas, se for o caso, colocadas na mesa, porque se elas vão sendo acumuladas, se tornam uma verdadeira bomba relógio a ser detonada.  Porque são como notas que vão sendo colocadas na gaveta, ou como sujeiras que vão sendo varridas para debaixo do tapete, um dia qualquer elas vem à tona da pior forma possível.
Eu não sei quantos de vocês, se encontram feridos por pessoas que nem sabem que fizeram. Talvez seja a hora de você colocar as contas na mesa.
(Pergunte quantos conseguem admitir que estão feridos, ou ainda não conseguiram perdoar alguém).
3- Perdão não é uma questão de capacidade é mandamento;
Tem gente que diz: “Eu não dou conta, eu não consigo...foi muito grave...” Jesus  não perguntou se os discípulos davam conta de perdoar. Ele apenas ordenou que o fizessem.  Ele não perguntou : “Vocês conseguem?”. Ele mandou e  Ele quer saber se você vai obedecer ou não vai obedecer.... Os mandamentos de Deus são sempre para proteger a nossa integridade, física, moral e psicológica. O perdão também é um mandamento, não podemos alegar falta de capacidade, pois Deus colocou em nós a capacidade de perdoar.
(Ministre às pessoas que Deus colocou em nós a sua essência, podemos sim perdoar, se entendermos que como filhos de Deus temos sua natureza. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.Rm 8:17).
Obs. Na próxima semana continuaremos com o fechamento dessa mensagem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma