terça-feira, 12 de junho de 2012

03 PASSOS PARA A CURA DAS EMOÇÕES

     ( Obs. Grande parte desta ministração está contida no livro: A Face oculta do amor - Coty)

    Na semana passada, começamos falando de um dos maiores desafios para  medicina hoje...  que são os males emocionais. Estaremos dando continuidade com o tema Cura interior, pois acreditamos que a Palavra de Deus é o recurso mais eficiente para sarar o homem das feridas  e traumas, lhe dando saúde emocional. Falamos como o governo dos sentimento é perigoso, e hoje vamos tratar de princípios para se ter a uma vida governada pela palavra, livre de traumas, feridas que acabam tornando as pessoas cativas de suas emoções, vítimas dos outros, passivas da ação do inimigo.
            Vamos tratar  aqui de três  princípios elementares para rompermos definitivamente com  o governo da alma e estarmos sujeitos ao governo de Deus, mediante as suas promessas e o seu modelo: Isaías 61:1-4
"O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes,e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória. Eles reconstruirão as velhas ruínas e restaurarão os antigos escombros; renovarão as cidades arruinadas que têm sido devastadas de geração em geração."

I - Revelação- confrontação

"Trevas são áreas de jurisdição demoníaca."(Coty)
  1.  Pessoas enfermas na alma precisam ser confrontadas na sua  memória e história. As pessoas que  estão abertas ao confronto, à revelação, estarão mais suscetíveis à cura . Não há como tratar sem o confronto, sem a revelação e  a percepção da feridas...
  2.  Você deve permitir que pessoas sinceras, amigas analisem seu comportamento, façam perguntas, comparações...
  3.  Considere o que pessoas estão perto de você, falam a seu respeito... Ao contrário do que fazemos com essas informações, que geralmente trazem mais traumas, devemos utilizar-se delas para sermos revelados de problemas, traumas interiores não resolvidos...
  4.  Observe-se, não negue a possibilidade... saiba que a visão de pessoas de fora muitas vezes é mais apurada do que a visão que temos de nós mesmos.... Porque admitir fraquezas, limitações, erros é uma das coisas mais difíceis do mundo, por isso a nossa alma evita fazê-lo. A área da confrontação é o lugar em quem menos a nossa alma quer ficar. É muito desconfortante... ameaçador. É uma guerra travada!
II -Confissão da culpa e da vergonha
"Antes de Deus poder libertar-nos, precisamos desenganar a nós mesmos." (Agostinho)
  1.  Esta é a maneira bíblica de quebrar o poder de uma trauma.  Por incrível que pareça, esconder é sempre a pior opção. O caminho não é se “proteger”, mas se expor, tirar mordaças emocionais.  A grande pedra no caminho da cura das memórias e das feridas é a reputação, a dor da vergonha. Precisamos renunciar a reputação com o objetivo de tratar as feridas. A maior pedra do caminho para a libertação e cura é o orgulho, a idolatria pela honra, o amor à reputação. A principal evidência de uma pessoa curada é a capacidade de falar da sua história com bom humor
  2.  Espíritos malignos se nutrem do silêncio, do oculto. Quanto mais você encobre, mais as cadeias se fortalecem e mais perigosa vai se tornando a situação. Encobrir culpas, pecados é o caminho inverso da cura, antes é o caminho das feridas. O ponto de cura é exatamente aquele onde Deus mais quer chegar, e, onde nós mesmo queremos que Ele chegue. Toda a resistência da batalha está concentrada neste ponto. É aqui que os demônios querem amordaçar a nossa boca. 
  3.  Porém toda essa dor, culpa, ódio e vergonha, só serão expelidas pela confissão. Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para  que sareis.( Tg. 5.16) . Isto extingue, ou inibe a exploração demoníaca, viabilizando uma intervenção salvadora de Deus na vida dessas pessoas. 
  4.  Esse processo é de exposição a Deus, expondo também a outra pessoa que se fizer necessário, pecados, culpas e vergonhas . E nesse momento que a luz dissipa as trevas, que a verdade desfaz a mentira, que a chave do quebrantamento abre as prisões da alma, que os anjos golpeiam os demônios e que a cruz triunfa sobre as maldições, comunicando os milagres de Deus e purificando toda a atmosfera espiritual.
III - Assumir a responsabilidade pelas escolhas erradas que foram feitas em função desses traumas.
"O homem superior atribui a culpa a si próprio; o homem comum aos outros."(Confúcio)

 Pr. Coty diz que somos guiados por duas forças: Responsabilidades e Herança. Qual dessas duas forças é a mais forte para guiar nossas vidas? A essência da responsabilidade é a escolha(a forma que escolhemos reagir), a essência da herança é a influência(que é a influência do  meio, dos pais e antepassados, a forma que agimos sem ter muito consciência).
  1.  Sempre que lidamos com um assunto dando uma ênfase desproporcional à ênfase que a Bíblia dá, acabamos construindo um ensino desequilibrado. Comparativamente, podemos afirmar de forma geral que a ênfase bíblica na responsabilidade pessoal é 70%, enquanto nas heranças, 30%. Uma influência(herança) não é uma obrigação. O caráter, o destino e a vida são construídos, em sua maioria,  pelas escolhas.
  2.  Precisamos mudar a maneira de pensar e reagir em relação a injustiças sofridas. Enquanto acharmos respaldo ou justificativas(na herança- influência) para agir mal, não podemos ser curados.  Aqui entra o poder transformador do arrependimento. A responsabilidade tem maior poder do que a herança. 
  3.  Lembre-se que embora o coração seja enganador, Deus responsabiliza cada um pelas suas escolhas e atitudes que tomam. Obviamente, a responsabilidade pessoal está acima das heranças espirituais.
Conclusão
        A cura interior raramente é um resultado um momento de êxtase repentino ou da libertação instantânea de amargura, da raiva, do ressentimento e do ódio. É  um crescimento gradual conquistado, por meio de sangue, na cruz do calvário. Precisamos trilhar o caminho da cura....pode parecer doloroso, mas só assim podemos ser livres para caminhar, sem as amarras de satanás que nos impedem de nos relacionar com Deus e com as pessoas livremente.

2 comentários:

  1. LIBERTADOR...PRECISO ME APROFUNDAR NESSE ASSUNTO E NESSA PRATICA.
    MUITO EDIFICANTE ESSA MINISTRAÇÃO E VAI ME AJUDAR MUITO COM CERTEZA.
    OBRIGADO POR TER POSTADO!

    ResponderExcluir

Traduza a Página para seu Idioma