quarta-feira, 14 de setembro de 2016

TERAPIA DO RISO

Sugestão de quebra gelo: Trava língua
  1. Peça para casa pessoa repetir tês vezes: Trarei três pratos de trigo para três tigres tristes comerem.
Texto Salmos 5:11 “Alegrem-se, porém, todos os que se refugiam em ti; cantem sempre de alegria! Estende sobre eles a tua proteção. Em ti exultem os que amam o teu nome.”
Introdução: No culto passado, ouvimos a respeito da Terapia, que é o tratamento para uma determinada doença pela medicina tradicional. Conhecemos também a Terapia do Riso ou Risoterapia, que procura recuperar no universo da infância a condição de espontaneidade em que vive a criança, o que lhe proporciona a oportunidade de rir sem esforço pelo menos 250 vezes diariamente. A risada pode atuar como um complemento na conquista do bem-estar físico e psíquico do ser humano, seja qual for a doença que o afete.

  1. Alguns benefícios que o riso nos traz 1. Aumenta a longevidade. 2. Fortalece o sistema imunológico. 3. Reduz o estresse. 4. Ajuda no Controle da pressão arterial, 5. Oferece bom humor, 6. Melhora as relações sociais, 7. Estimula a concentração,  8. Ajuda na redução da dor, e 9. Melhora o marketing pessoal. 
  2. Sobre o sorriso ou a risada – Quanto mais enérgica e prolongada, melhor para a saúde! Mas é importante lembrar que o riso e a gargalhada foram criadas por Deus, que nos fez a sua imagem e semelhança. Por isso entendemos que a nossa fonte de alegria é o Senhor Jesus“Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.” João 15.1.
  3. Aplicação - Sinceramente, como é que você imaginava Jesus até hoje? Qual desses tipos a baixo, mais se parece com o da sua descrição?
    1. Sorridente, alegre, carismático.
    2. Sério, gentil e educado.
    3. Tenso, nervoso e apressado.
    4. Outro.
Então a partir de Hoje:
  1. SORRIA MESMO DIANTE DAS MENTIRAS:“Tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. (...)E o Deus da paz estará com vocês.” Filipenses 4.8-9
  2. SORRIA MESMO DIANTE DAS IMPOSSIBILIDADES: “Jesus respondeu: O que é impossível para os homens é possível para Deus.”Lucas 18.27
  3. SORRIA MESMO DIANTE DAS NOTÍCIAS RUINS: Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor. O seu coração está seguro e nada temerá.” Salmo 112.7-8
  4. SORRIA MESMO DIANTE DOS SEUS MEDOS: “O SENHOR está comigo, e eu não tenho medo; que mal pode alguém me fazer?” Salmo 118.6 (NTLH)
  5. SORRIA MESMO DIANTE DAS FRUSTRAÇÕES: “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.” Salmo 42.5-6
  6. Aplicação:  
    1. Das situação citadas acima qual é para você a mais difícil de sorrir?
      1. Diante das Mentiras
      2. Diante das impossibilidade.
      3. Diante das noticias ruins.
      4. Diante dos meus medos.
      5. Diante das frustrações.
    2. Em sua opinião o que o pastor quis dizer quando nos orientou a sorrir nas  situações citadas a cima? (líder deixa os irmãos falarem, depois feche dizendo que a alegria do Senhor é a nossa força em qualquer circunstancia e que a o sorriso no sentido de contentamento no Senhor, deve ser uma postura de todos aqueles que confiam no Nele. Fl.44 "Alegrai-vos no Senhor..."
    3. Normalmente o que provoca em você umas boas gargalhadas?
    4. Líder; eleja e dê um prémio para:
      1. A pessoa mais sorridente e de bem com a vida da célula.
      2. A pessoa da gargalhada mais gostosa da célula.
      3. E para a pessoa que fizer a pessoa mais séria da célula dar uma gargalhada.
CONCLUSÃOJesus Cristo pode transformar seu humor. Ele pode transformar seu mundo inteiro e ser uma fonte inesgotável de satisfação, segurança e paternidade. Com Ele e Nele podemos seguir felizes sempre sorridentes! “Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós.” 1 João 3.16.





Imprimir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma