sábado, 10 de setembro de 2016

A CULPA NÃO É MINHA, É DO MEU PASSADO

Texto 1 Samuel 17:32-36
Introdução: Se a culpa não é minha,  de quem é a culpa então: A culpa é do seu passado. Na ministração de domingo, o pastor admitiu a existência de vários passados, contudo, tratou sobre  4 deles:
  1. O passado antes Cristo - (2 Co 5.17)
  2. O Passado das conquistas que ficaram para trás: Filipenses 3:13,14.
  3. O passado que eu crio - Que eu construo...e;
  4. O passado que Deus criou.
I Consideremos o passado que eu crio - Vocês sabem que existem dois termos na bíblia para se referir ao tempo.
  1. O Cronos (de cronometro, cronometragem, etc). O cronos é o tempo do homem – Você é o senhor do seu tempo, é você quem o administra. No cronos parece que o ontem (passado) não existe. Nunca podemos falar de ontem, sem termos o hoje. Por que o ontem é o hoje passado. E amanhã é a continuidade do dia de hoje.
  2. Kairós (Tempo de Deus). O Kairós é um tempo perfeito, por que é Deus quem o governa.
Todos os dias quando acordamos, ganhamos uma mala cheia com 24 horas para gastarmos como bem quisermos, pois somos nós que controlamos o nosso tempo (cronos). A medida que vamos usando o nosso tempo vamos construindo o nosso passado, e esse passado que estamos construindo poderá ser usado como referência para uma possível interferência do kairós (tempo de Deus) em nosso tempo. 


  1. Aplicação: O que mais marcou você nesta ministração? 

Vejamos alguns bons exemplos bíblicos. 
  1. O caso de Dorcas – Atos 9.36-43 – Ela morreu (seu tempo findou). Quando as suas amigas quiseram que Deus intervisse com o seu Kairós no passado dela, elas lhe apresentaram o seu passado. Pedro, que orou por ela, foi convencido que aquela mulher deveria ter mais tempo para  continuar vivendo.
  2. O caso do rei Ezequias Isaias 38.1-5 - Deus disse: arruma a sua cassa, que o seu tempo acabou. Mas, Ezequias apresentou o seu passado a Deus. Deus então, reconsiderou e deu mais 15 anos de vida para o Ezequias. Quando Deus quer introduzir o seu Kairós em nosso cronos ele consulta o nosso passado. Deus consulta o passado  que construímos no cronos para resolver o nosso problema com o seu kairós, seu tempo perfeito.
  3. Aplicação: 
    1. Por ocasião da sua morte, o que acha que os seus familiares e amigos diriam a um homem de Deus que em suas orações costuma ressuscitar mortos?
    2. Se Deus lhe comunicasse hoje que você iria morrer na próxima semana qual das orações abaixo se pareceria mais com a sua:
      1. "...Pode despedir o teu servo em paz..."
      2. "...Quando entrares no teu reino lembra-te de mim..."
      3. "lembra que eu tenho te servido com fidelidade... e sempre fiz a tua vontade."
    E parece que Davi conhecia este princípio,  quando Saul disse que ele era muito novo para enfrentar aquele experiente guerreiro, ele lhe apresentou o seu passado. "Assim como fiz com o leão e o urso farei também com este incircunciso filisteu.". 
    Quem sabe como construiu o seu passado não tem medo do futuroO nosso inimigo não tem medo de nós, ele tem medo do nosso passado, ele não luta contra nós, ele luta contra o nosso passado. Como você está construindo o seu passado?
    Quando você usa o tempo que tem para obedecer, servir, ajudar, abençoar e amar, você está construindo um passado digno de ser consultado por Deus em seu beneficio. Quando você faz o bem sem olhar a quem você esta construindo em seu favor. 


    1. Aplicação: No sermão do monte Jesus falou de dois tipo de homens; o sábio e o tolo, (O que conhece e obedece e o que conhece mas não obedece), de dois tipo de terreno; o rochoso e o arenoso; (o que suporta as tempestades e o que não suporta). Se o Senhor, consultar o seu passado recente, já em Cristo, que tipo de casa ele encontrará construída?
    II. Consideremos o passado que Deus criou - Neste passado:
    1. Jesus é antes de tudo e de todos - "No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio". João 1:1,2
      1. Antes de toda criação, antes dos anjos, do diabo e antes dos homen também.
    2. Jesus morreu por nós desde a criação do mundo - "...todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo."
      Ap 13:8
    3. Somos escolhidos e santificados por Deus desde antes da criação do mundo- "Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença." Efésios 1:4.
    4. Aplicação: Qual é a sensação que lhe vem ao saber sobre o passado que Deus criou para você? 
    Conclusão - Não importa o quanto satanás tenha a dizer a respeito do seu passado, Jesus tem sempre uma historia ainda mais antiga, mais verdadeira e gloriosa escrita por ele a seu respeito. Conheça histórias que Jesus vem escrevendo e contando ao seu respeito desde antes da fundação do mundo através da bíblia.
    Esta palavra foi ministrada no ultimo domingo pelo pastor Cherubin Kabanza - do Congo.




    Imprimir

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Traduza a Página para seu Idioma