terça-feira, 21 de junho de 2016

O EVANGELHO EM QUATRO PONTOS

1. QUEBRA-GELO (10 Minutos)
2. PASSANDO A VISÃO (05 minutos)
3. LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos) 
4. OFERTA (5 minutos) 
5. EDIFICAÇÃO

Tema: O EVANGELHO EM QUATRO PONTOS

Texto base: Colossenses 1.15-23 e Romanos 1.16                                                                                             
Introdução:  Os quatro pontos na verdade são quatro perguntas que nos ajudam a entender o evangelho.
  1. De onde viermos? (Gn 1.1, Cl 1.16)Viemos de Deus. Existe apenas um Deus, Ele é infinito em poder, bondade e santidade, mas também é pessoal, amoroso, Deus triúno (Pai, Filho e o Espírito Santo). 
  2. Por que as coisas deram errado?(Rm 3.23, 6.23)  O pecado. Deus nos criou para amá-lo e servi-lo e o próximo também. Se assim vivêssemos seríamos completamente felizes e usufruiríamos de um mundo perfeito. Mas toda a raça humana se rebelou contra a autoridade de Deus. Ao invés de vivermos para o nosso semelhante, passamos a viver centrados em nós mesmos.  O resultado é: decadência e ruína espiritual, psicológica, social e física. O mundo acha-se agora debaixo do poder do pecado que trouxe; escravidão espiritual, juízo e Condenação. 
  3. O que restaurará as coisas? (Jo 3.16, Jo 14/6, Cl 1.20) Cristo – Cristo restaurará as coisas por meio de sua ENCARNAÇÃO(Ato de se tornar homem como nós), por meio da SUBSTITUIÇÃO(Ato de tomar o nosso lugar na cruz, na pena, na condenação), Pela RESTAURAÇÃO(final de tudo que deu errado no mundo) - A primeira vez que Jesus veio na terra; ele veio em fraqueza, para sofrer por nossos pecados. Mas na segunda vez que vier, ele julgará o mundo, dando fim a toda maldade, sofrimento, decadência e morte (Rm 8.19-21; 2 Pe 3.13.
  4. Como posso Ser restaurado? (Jo 1.12, Hb 11.6, Ef 2.8-9) Pela Fé. Por fé na palavra de Deus assumimos que Jesus morreu pelos nossos pecados e ressuscitou. O túmulo que está vazio. Ter fé em Jesus significa assumir uma identidade de filho, (Jo 1.12),  livre da condenação, (Rm 8.1). Não é uma questão de esforço cada vez maior, significa deixar de confiar em nós mesmos, passar a confiar em Jesus e descansar Nele.  Significa dizer: Pai aceita-me, não por causa do que fiz ou farei, mas por causa do que Jesus fez em meu lugar.

Conclusão

O plano que Deus elaborou para nos tirar do buraco que entramos é perfeito. O nome de deste plano é evangelho. Evangelho é a boa noticia de Deus para nós: que Cristo Jesus o seu Filho pagou a enorme e impagável dívida que havíamos contraído. 

Aplicação da Mensagem
  1. Para aqueles  que ouviram esta palavra  no domingo, eu pergunto: O que mais te marcou nesta ministração?
  2. Em síntese, o evangelho é a boa notícia daquilo que Jesus Cristo fez por nós, a fim de resolver a inimizade  que mantínhamos com Deus por causa do pecado além de nos livrar da condenação eterna, na qual nós nos encontrávamos.  O que você pode dizer de si mesmo?
    1. Ainda não consegui entender o evangelho;
    2. Nesta ministração passei a entender o evangelho;
    3. Entendo no intelecto, mas não consigo ainda recebe-lo por fé no espírito;
    4. Já há algum tempo vivo intensamente a revelação do evangelho;
    5. Outro.
  3. Baseado nesta palavra, como você tentaria ajudar um colega de trabalho ou de escola que tende ao ateísmo, que crê que somos produto da "probabilidade + tempo + energia? 
  4. Em sua experiência de vida, quando foi que a ficha caiu (a revelação veio) e você compreendeu que é o pecado que promove desordem e sofrimento ao mundo e a você?
  5. Por quem você, principalmente, sofre hoje por  não conhecer a verdade do evangelho? E na prática, o que você tem feito por estas pessoas a fim de que o Sr. a alcance com o evangelho?
  6. Quem aqui teria a coragem de assumir o desafio de, nesta semana, expor a alguém o evangelho nos moldes dessa mensagem e depois lhe fazer o apelo para aceitar Jesus? (oriente que esta mensagem está no blog, ou providencie uma cópia para aqueles que quiserem).
Avisos:

 1 Vigília - Sexta Feira dia 24, as 22horas, no Templo da Dókimos no Gama



Imprimir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma