terça-feira, 24 de maio de 2016

FAMÍLIA, UM PROPÓSITO MAIOR


1. QUEBRA-GELO (10 Minutos)
2. PASSANDO A VISÃO (05 minutos)
3. LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos) 
4. OFERTA (5 minutos) 
5. EDIFICAÇÃO 

Tema: FAMÍLIA, UM PROPÓSITO MAIOR

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gn 1.26-27

A trindade é uma família perfeita e se torna modelo de relacionamento e propósito. Deus vive em família, cria a família física a fim de edificar uma família espiritual chamada igreja. Deus tem o modelo família como princípio, porque Ele acredita que dentro da família estão os recursos necessários para o sucesso desta instituição. A cura e restauração da família começam pela restauração da visão de Deus para a família, pois Deus tem uma visão de família clara e definida que foi deteriorada por causa do pecado... O pecado afetou a visão da família na terra. E com isso trouxe anomalias e distorções, que trazem consequência não só para a família, mas para toda a sociedade. E nosso alvo, como igreja é restabelecer o que foi perdido, pois a restauração da família só começa quando a visão de Deus for restaurada. Primeiro porque a visão que temos de família determina  a nossa visão de mundo. Como vemos o mundo é fruto da visão que foi transmitida dentro de sua família. Por meio de valores, conceitos, atitudes. E segundo porque a visão que temos de família afeta a nossa relação com Deus. Muitas vezes nossos relacionamentos com pais e familiares, nossas dores, sentimentos, crenças governam a nossa espiritualidade.
Assim é que acreditamos que dentro dessa visão de Deus de família é que alguns princípios básicos precisam ser resgatados:
I – Autoridade - Não é uma força imposta ou autoritarismo, Mas a falência do exercício da autoridade dentro das famílias tem trazido prejuízos imensuráveis. Deus na trindade cria, governa, mantém o mundo. Os pais precisam reestabelecer regras, dá limites, e dá o rumo e direção a sua casa, não entregando o controle à mídia, à escola, ou as tendências do mundo. II – Papéis - Os homens precisam governar sua casa com uma liderança amorosa. Precisam imitar o exemplo de Cristo, que sendo cabeça da igreja, a serviu com amor perseverante. Porque amou a igreja, a si mesmo se entregou por ela.  E as mulheres se ocuparem do cuidado com sua casa e sua família, sem se deslumbrar com outras tantas distrações que a modernidade oferece. Quanto aos filhos, devem procurar honrar seus pais e terem um coração submisso e obediente. III – Propósito - Qual é o propósito da família? Deus é o criador da família. Ele é o dono da família. A família existe para ele (Rm 11.36). Deus criou a família para um propósito maior: A Família existe para cooperar com o propósito de Deus: “ter uma Família de muitos filhos semelhantes a Jesus.” Por isso a família é tão importante, pois tudo começa com a família, assim, como igreja, lutemos para que dentro das nossas famílias a visão e o ambiente sejam restaurados, criando filhos para Deus e sendo modelos para todas as famílias da terra.

APLICAÇÃO DA MENSAGEM
  1. Considerando a história da sua família, você consegue listar um valor, um conceito, ou hábito que tem influenciado muito a sua vida?
  2. Você sente dificuldade em algum aspecto de sua vida espiritual, por causa  de um relacionamento, hábito ou conceito  familiar?
  3. Considerando o principio de autoridade dentro do sua família, qual frase melhor se encaixa à sua realidade.
    1.  Os limites na minha casa sempre foram claros e definidos.
    2. Tenho dificuldade em estar sob autoridade por causa de abusos em casa.
    3. Tenho dificuldade de exercer autoridade por falta de referencial em casa.
    4. Aprendi dentro na minha família a importância do governo e a autoridade.
    5.  Outra resposta.
  4. Agora, considerando os papeis, escolha a afirmação que melhor se encaixe.
    1. Penso que tenho procurado cumprir meu  papel(Pai, mãe, filho) em minha família.
    2. Reconheço que tenho tido muita dificuldade em cumprir meu papel;
    3.  Não penso que há papeis claros na família;
    4. Agora que conheço a importância dos papéis, quero comprometer-me a buscar a graça de Deus para cumpri-los;
    5.  Outra resposta.
  5. Bonhorffeteólogopastor, membro da resistência alemã anti-nazista) concluiu que a família colabora com o propósito maior de Deus que é  ter uma Família de muitos filhos semelhantes a Jesus. Diante desse propósito, como você pode colaborar a fim de que  a sua família  cumpra o propósito de Deus para esta geração?

AVISOS:
1. Encontro com Deus

2. Encontro de Atualização ministerial das igrejas de Cristo.


Imprimir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma