terça-feira, 10 de maio de 2016

O DESAFIO DE SER FAMÍLIA

1. QUEBRA-GELO (10 Minutos)
2. PASSANDO A VISÃO (05 minutos)
3. LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos)
4. OFERTA (5 minutos)
5. EDIFICAÇÃO


Tema: O DESAFIO DE SER FAMÍLIA


Texto Gênesis 37 até 48

RESUMO: Faça um resumo geral da história até José tornar-se governador e auxiliar na distribuição de alimentos, quando neste momento os seus irmãos se deslocam até o Egito para buscar comida devido à fome.


I. A família de Jacó padeceu com algumas práticas e atitudes que lhes trouxeram muitos problemas e dificuldades: 1. A prática da mentira entre os familiares, 2. A falta de aceitação entre os irmãos, 3. A superficialidade ou descaso diante de assuntos importantíssimos. 4. Ciúmes, inveja e disputa entre os irmãos, e 5. Punição e vingança nas relações.



APLICAÇÃO:

  1. Se a sua relação com seus irmãos pudesse ser comparada ao tempero de uma comida, o que você diria a respeito dela?

    1- Bem temperada.
    2- Muito salgada.
    3- Sem sal (Ensossa).
    4- Outro.
  2. Qual desses problemas abaixo, você reconhece que podem estar prejudicado a sua família hoje?

    1- Mentiras.
    2- Falta de aceitação.
    3- Ciúme.
    4- Vingança.
    5- Outro. 


II. ALCANÇANDO O MÁXIMO POTENCIAL FAMILIAR
Algumas atitudes bem positivas puderam ajudar a família de Jacó a alcançar o seu potencial máximo. Deus espera que cada um de nós façamos o mesmo a fim de também ajudarmos a nossa família a alcançar o seu máximo. Quais atitudes são estas?


1- SEMEIE SEU O MELHOR -
“Em seguida, José deu ordem para que enchessem de trigo suas bagagens, devolvessem a prata de cada um deles, colocando-a nas bagagens, e lhes dessem mantimentos para a viagem.” (Gn 42.25) José dá uma lição de amor e altruísmo! Não vivemos em uma família para competir e sim para amar.

APLICAÇÃO:
Diante dos desafios que a sua família está vivendo hoje, o que você acha que pode fazer intencionalmente que caracteriza o seu melhor?


2. PACIENTEMENTE BUSQUE O BEM COMUM -
“Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês.” (Gn 45.5). Tudo é por um propósito maior! Não é mais uma questão de fazer a nossa vontade e sim de fazer aquilo que Deus tem para a nossa família.

APLICAÇÃO:
O que você imagina que pode abrir mão dentro de sua casa a fim de promover o bem comum a toda a família?


3. EXPRESSE SENTIMENTOS COM VERDADE-

“Em seguida beijou todos os seus irmãos e chorou com eles. E só depois os seus irmãos conseguiram conversar com ele.” (Gn 45.15). Para vivermos em plenitude, vamos precisar de aprender a expressar os nossos mais belos sentimentos em família.

APLICAÇÃO:
Gary Chapman, autor do livro "As cinco linguagem do amor" diz que o amor pode ser expresso em pelo menos cinco formas distintas, (1. Palavras de afirmação, 2. Tempo de qualidade, 3. Receber presentes, 4. Serviço, e 5. Toque físico). E se quisermos nos dar bem em nossas relações familiares é bom que aprendamos qual é a principal linguagem daqueles a quem queremos expressar o nosso amor. Vamos agora tentar identificar a principal linguagem de cada um dos familiares que moram conosco e assumir o desafio de comunicar-lhes o nosso amor, conforme a linguagem de cada um, Combinado? Então vamos lá. (Seu pai, sua mãe, irmã, irmão, esposo...)


4.CRESÇA EM SUA ESPIRITUALIDADE -
“E Deus falou a Israel por meio de uma visão noturna: Jacó! Jacó! Eis-me aqui, respondeu ele.” (Gn 46.2) Você tem orado e buscado experiências únicas com Deus por meio de sua família? Experimente batalhar no quarto de guerra e não na força do seu braço, desta forma é certo que a vitória chegará! Cresça em sua espiritualidade, isso fará com que sua família se desenvolva também.

APLICAÇÃO:
Qual é hoje a maior necessidade de oração de sua família?



AVISOS:

CONVIDE UM AMIGO PARA A NOSSA NOVA SÉRIE: "O DESAFIO DE SER FAMÍLIA"

ESTÁ CHEGANDO O DIA DO ENCONTRO COM DEUS

Dias 3, 4 e 5 de Junho Investimento: R$ 120,00
(pagos integralmente até o dia 24/5/16)

ATUALIZAÇÃO MINISTERIAL DAS IGREJA DE CRISTO DO BRASIL

25 a 28 de Maio (Pró-Vida)



Imprimir


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma