terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

RESOLVA AS QUESTÕES CHAVE DA SUA VIDA

1. QUEBRA-GELO (10 Minutos) Falando difícil -As frases abaixo são frases que usamos no nosso dia a dia. Peça para os irmãos tentarem decifrar quais frases são essas.
  1. Prosopopéia suave para acalantar bovino (conversa para boi dormir).
  2. Creditar recurso a conta de primata (pagar mico).
  3. Arremessar-se sobre a presa com a intenção de destruí-la. (cair matando)
2. PASSANDO A VISÃO (05 minutos): A célula é a igreja no lar,  e é por isso que:  1. estamos sempre evangelizando e integrando novas pessoas 2.e  Pastoreando e cuidando de cada um, 3. Treinamos novos líderes, 4. tendo sempre muita comunhão,  5. e então  vai chegar o dia que a nossa célula vai crescer tanto que vamos precisar de multiplicá-la.
3. LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos) 
4. OFERTA (5 minutos) 
5. EDIFICAÇÃO

Tema: RESOLVA AS QUESTÕES CHAVE DA SUA VIDA


Texto: Hebreus 11.23-27 
Introdução - 
O pastor começou a palavra no último domingo com a seguinte pergunta: Como você está vivendo a única vida que você tem?
Baseado na vida de um dos maiores líderes do Antigo Testamento veremos como fazer a vida valer a pena. Para vivermos uma vida de realizações, sob a perspectiva de Deus, como Moisés, vamos resolver  as quatro questões mais básicas da vida. 
  1.  VOCÊ PRECISA DEFINIR SUA  IDENTIDADE: Hebreus 11.24
    1. Quem sou eu? “Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó.” Hebreus 11.24
    2. Ele nasceu como filho de escravos hebreus. E embora tenha nascido de escravos, foi criado na corte de faraó. Eventualmente ele teve que tomar uma decisão que foi a seguinte: Quem sou eu realmente? Sou um escravo hebreu? Ou sou um membro da família real egípcia? Haveria grandes conseqüências para esta decisão.
    3. Deus te fez para ser você. Defina a sua identidade em Deus. Sucesso é ser o que Deus me fez para ser. Conheça e defina qual é a sua identidade espiritual. A primeira questão básica é: Descobrir quem é você sob a perspectiva de Deus.
      1. Aplicação:  Se alguém lhe perguntasse; "Qual é a sua identidade espiritual? Quem é você em Deus? como você responderia? 
  2. VOCÊ PRECISA ASSUMIR SUA RESPONSABILIDADE: Hebreus 11.25
    1. “Preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo.”  Hb 11.25. Ser alguém em Deus, implica responsabilidades. A maior liberdade que você recebeu na vida é a liberdade de fazer escolhas. Seu futuro é determinado por suas escolhas. Deus escolheu Moisés. Mas depois, Moisés teve que fazer a sua escolha. Deus foi a escolha de Moisés.
    2. Moisés viveu a fé de seus pais. Mas chegou o dia em que ele teve que assumir as suas responsabilidades e desenvolver a sua própria fé. 
    3. Maturidade é quando você começa a desenvolver seu próprio relacionamento pessoal com Jesus Cristo. Não podemos viver baseado no compromisso espiritual de outras pessoas. Precisamos de ter a nossa própria experiência. 
      1. Aplicação: Na experiência de quem  a sua fé está  ancorada?
        1. Na experiência dos meus pais;
        2. Na experiência da minha esposa/esposo;
        3. Na experiência do meu irmão;
        4. Na minha própria experiência;
        5. Outro.
    4. VOCÊ PRECISA DEFINIR  AS SUAS  PRIORIDADES: Hb 11.26
      1. "Por amor de Cristo, considerou sua desonra uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa." Hb. 11.26. Circule a palavra "considerou". Ela indica um julgamento de valor. Ela significa avaliar, considerar, ponderar, colocar em uma balança, julgar o valor. Isso significa que tenho que resolver a questão: O que é realmente importante para mim? Com o que que vou gastar a minha vida e o meu dinheiro?
      2. Moisés tinha aos seus pés todos os valores que mundo busca: Poder e prestígio: v. 24. Prazer: v. 25. e Posses: v. 26. Contudo Moisés se afastou de tudo isso. Porque ele tinha valores mais altos. Dizer "sim" para os valore bíblicos significa dizer não para as coisas que o mundo valoriza. 
        1. Aplicação: Se eu pedisse a você para dar-me rapidamente uma lista dos valores nos quais você baseia a sua vida hoje, quais seriam os três valores principais?
  3. VOCÊ PRECISA ESCOLHER QUEM SERÁ SUA  AUTORIDADE: Hebreus 11.27
    1. "Pela fé saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou porque via Aquele que é invisível."  Hb 11.27. Você terá que decidir quem é a grande autoridade na  sua vida. Isso é uma questão básica. Quem é que realmente estará no comando? Jesus falou sobre isso: "Ninguém pode servir a dois senhores. Pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro." Mateus 6.24.
    2. No Egito daqueles dias o faraó era o supremo senhor e soberano de tudo. Ele tinha completo controle sobre tudo e todos o que estava debaixo do seu domínio. Moisés contudo decidiu desprezar o domínio e a autoridade do faraó para se submeter a autoridade  daquele  que é invisível, o Senhor do céu e da terra.  (v. 27)
      1. Aplicação 
        1. Quem é a maior autoridade em sua vida?
          1. Meus pais;
          2. Meu conjugue (esposo, esposa);
          3. Meu pastor;
          4. Meu discipulador;
          5. O Senhor, o meu Deus;
          6. Outro. 
7. A visos.

Print Friendly and PDF



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma