segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

COMO TER ÊXITO EM SUA VIDA DE ORAÇÃO 2

COMO TER ÊXITO EM SUA VIDA DE ORAÇÃO (‏2)

Leia Comigo: Lucas 18.9-14
Curiosidade 1: Os fariseus eram os religiosos mais rígidos e ao mesmo tempo os mais hipócritas da época de Jesus. Fariseu quer dizer “separado”. Uma tradição judaica informa que todo verdadeiro fariseu devia agradecer a Deus todos os dias de sua vida por três coisas básicas:
·        Por não ser gentio;
·        Por não ser plebeu ou romano; e,
·        Por não ter nascido mulher.
Curiosidade 2: Publicanos eram os judeus que trabalhava para os romanos cobrando impostos dos seus próprios patrícios. Eram odiados, porque além de cobrarem impostos para os romanos também eram acusados de serem ladrões e exploradores. Mateus, era um desses publicanos antes de ser chamado pelo Senhor Jesus.
Introdução:
Estamos estudando sobre o tema: “Como ter êxito em sua vida de Oração”. Semana passada o nosso texto base foi à parábola da viúva e do juiz iníquo, nesta a nossa base será a parábola do fariseu e do cobrador de impostos.  Naquela vimos que a intenção do Senhor Jesus era ensinar a respeito do nosso dever de orar e persistir em oração com a certeza de que o Senhor vai responder com a benção. Nesta veremos que além de perseverarmos temos que ter uma postura ideal e uma atitude interna adequada quando em oração.
I. A fim de termos as nossas orações respondidas, quais atitudes e posturas devemos evitar diante de Deus? (v.9)
1.          Diante de Deus evite confiar em sua própria justiça e bondade. (vs.9)
1.          O texto diz que Jesus contou esta parábola para aqueles que se julgavam bom demais. É uma bobagem acharmos que somos alguma coisa.  Na verdade a palavra do Senhor é clara ao declarar que a nossa justiça diante de Deus é como algo descartável, depois de ser usado, não serve absolutamente para nada.
2.          Estamos indo diante do altar do Senhor ensimesmados, cheios de soberba, e é por isso que as nossas orações não passam do teto. Oramos, oramos e nada acontece. 
2.          Diante de Deus evite fazer avaliações desprezíveis a respeito de outros. (v.11)
1.          Dizer que o fariseu avaliou é pouco, ele julgou e condenou a todos que estavam ali com ele. Isso é próprio de gente religiosa. Normalmente o religioso si basta. A oração dele não é para Deus, ela é dele pra ele mesmo.
2.          Você pode estar dizendo; "eu nunca julguei ou desprezei ninguém em oração". A questão é que não posso separar a pessoa que eu sou no dia a dia, da pessoa que sou quando vou orar a Deus. Se vivo julgando e desprezando os outros, quando vou orar levo comigo toda esta carga de julgamento e desprezo que é pecado. 
3.          Olha o que diz o Espírito Santo através do apóstolo em Filipenses 2.3: ”Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo”. Este texto basta.
3.          Diante de Deus evite fazer avaliações elevadas a respeito de si mesmo; (v.12).
1.          Como este fariseu às vezes ficamos tentando impressionar a Deus, mas como poderemos impressioná-lo? Se diante Dele estamos nus.
2.          A bíblia é clara quando diz que ninguém faz o bem. Os textos que falam sobre isso enfatizam dizendo "não ha sequer uma pessoa que faça o bem". (Sl 53.3) O que o texto esta dizendo é que nunca nasceu e nem nunca nascerá uma pessoa boa, que vá impressionar a Deus, exceto Jesus é claro!
3.          Aquele jovem rico que talvez fosse acostumado a impressionar os homens chegou perto de Jesus com sua pose de bom e disse: Bom mestre que tenho que fazer para herdar a vida eterna? Mas Jesus que conhece o interior dos homens não se deixou impressionar e disse: "ninguém é bom, a não se um, que é Deus" (Mc 10.18).
II. A fim de termos as nossas orações respondidas, quais atitudes e posturas devemos tomar diante de Deus? (v.13)
1.          Diante de Deus, lembre-se que você é apenas um homem;
1.          Reconhecer que você é apenas um homem significa reconhecer que você é criatura, dependente e carente Dele.
2.          O salmista deixa isto muito claro com a sua pergunta no Salmo 8.4: "Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?”.
3.          Então o Espírito Santo através do apóstolo Pedro da uma descrição do que é o homem: "toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor" (1 Pe 1.24). Temos que nos lembrar disso no mínimo quando formos orar.
2.          Diante e Deus, reconheça o seu pecado;
1.          Se tem uma coisa que nos atrapalha em oração está coisa se chama "pecado". É o nosso pecado que não deixa Deus nos ouvir, conforme Isaias 59.1 e 2. 
2.          Se houver uma forma de elimina-lo tudo estará resolvido. E a fórmula para resolver o nosso pecado diante de Deus é uma combinação do nosso arrependimento com o sangue de Jesus.
3.          Faça como o salmista no salmo 32.5, confesse e reconheça o seu pecado diante Dele. "Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor", e tu perdoaste a culpa do meu pecado”.
3.          Diante de Deus, dependa inteiramente de Sua misericórdia.
1.          Não merecemos o perdão de Deus, não merecemos ser aceitos pelo Senhor, nada a não ser a Sua misericórdia pode nos livrar.
2.          Como diz o profeta Jeremias às misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, por que a sua misericórdia não tem fim.
3.          Alguém disse que com a graça, Deus nos da o que não merecemos, mas, com a misericórdia, Ele não nos da o que merecemos. Clame por sua misericórdia.
Conclusão
Jesus começa a parábola dizendo que dois homens subiram ao templo para orarem a Deus, um era fariseu e o outro publicano, e termina a parábola afirmando que somente  o publicado (cobrador de impostos) foi aceito ou foi ouvido. 
 Por que somente o publicano conseguiu ser ouvido? Os dois foram ao templo, os dois foram orar, os dois ficaram inclusive na mesma posição ao falar com Deus, os dois eram pecadores, o que aconteceu? Jesus explica o que houve dizendo o seguinte: "Quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado".
A humilhação ou a falta dela fez aqui toda a diferença na vida desses dois homens. Se você de fato quer ter as suas orações respondidas, comece a trilhar o caminho da humilhação conforme aconselha o apóstolo Pedro: "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo Ele vos exalte;" 1 Pedro 5:
         
Compartilhando a Palavra:
1.   Com relação ao “PECADO” que tanto nos afasta de Deus, de que forma você tem lutado para vencê-lo?
2.   Você tem a pratica de admitir e confessar seus pecados para seu discipulador? Explique sua resposta.
3.   Considerando o que aqui foi compartilhado, o que você diria a respeito de sua vida de oração, você vai à presença de Deus como o fariseu ou como o publicano?
4.   Quais serão os efeitos desta ministração em sua vida prática de oração a partir de hoje? 




Print Friendly and PDF



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma