terça-feira, 26 de janeiro de 2016

COMO TER ÊXITO EM SUA VIDA DE ORAÇÃO

Leia Comigo: Lucas 18.1-8
Introdução  
A oração envolve devoção, confiança, respeito e um senso de dependência para com aquele a quem a oração é dirigida. As diversas palavras bíblicas relacionadas à oração transmitem as seguintes idéias: de pedir, solicitar, rogar, suplicar, buscar, pleitear, implorar o favor, assim também como louvar, agradecer e bendizer.
As pessoas que querem ver as suas súplicas sendo respondidas terão que assimilar pelo menos dois dos conceitos sobre oração que nesta parábola são apresentados.
  1. A oração deve ser vista pelo cristão como um dever (18.1).
    1.  Lucas introduz esta parábola explicando o seu significado, ele diz: “Jesus contou-lhes uma parábola sobre o “dever” de orar sempre…”, ou seja, aqui o Senhor está ensinando sobre a nossa obrigação como cristão de orarmos diligentemente. A oração não é uma opção dentre tantas outras atividades da vida cristã, a oração é uma obrigação de todos aqueles que servem a Deus.
    2. Aqueles que tem o nobre hábito de orar, o fazem porque entenderam  que são fracos, dependentes e carentes da graça e do poder de Deus. A viúva que aparece no texto clamando insistentemente por justiça é símbolo de alguém fraco, dependente e vulnerável que precisa ser defendido e assistido.
    3. Podemos fazer orações bem arrogantes como aquela feita pelo fariseu na parábola do “Fariseu e o Publicano”, porém o simples ato de não orarmos, por si só, já comunica arrogância, interdependência de Deus e uma confiança indevida em nós mesmos.
  2. A oração deve ser vista pelo cristão como uma atividade diária, contínua e persistente . (18.1 e 7)
  1. Não podemos deixar que o  cansaço, a fadiga ou a demora de Deus em nos responder nos faça perder o ânimo. A resposta as nossas orações ocasionalmente poderão ser adiadas. Por isso temos que perseverar diante do conselho do mestre que diz: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;” (LC 11.9)
  2. Ao contrário do mal juiz da parábola, quando Deus se demora em nos responder, ele o faz não por maldade, mas por que tem o objetivo de nos beneficiar. Gosto de Jeremias 29.11 quando Deus diz que o seu desejo é de nos dar o fim que desejamos.
  3. Como já foi dito, Deus ocasionalmente vai adiar as respostas as nossas orações a fim de que os nossos pedidos e motivos sejam purificados, pois, atrás de muitas das nossas orações existem muita carnalidade e egoísmo. Como diz o apóstolo Tiago “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. (Tg 4.3). Mas a medida que perseveramos em oração Deus vai nos conduzindo para a sua boa, perfeita e agradável vontade (Rm 12.2).
Conclusão – Jesus apela para o nosso bom senso quando termina a parábola fazendo a seguinte pergunta: “Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que clamam a Ele noite e dia ainda que os faça esperar?” (v.7)
  • Se aquele mau juiz que tinha uma conduta e um caráter exatamente oposto ao caráter de Deus reagiu positivamente ao clamor da viúva só para se ver livre dela, podemos ficar certos de que o Senhor nosso Deus que é bom e justo responderá muito mais com seu favor aos nossos diligentes clamores.
  • Se por causa de um sentimento egoísta aquele mau juiz atendeu a causa daquela pobre viúva, podemos ficar certos que o Senhor muito mais nos responderá, por que os seus motivos e sentimentos são sempre bons e altruístas.
            Esta parábola nos encoraja e nos dirige a uma certeza: A certeza de que se desenvolvermos uma vida de oração baseada nos princípios que aqui foram compartilhados, Deus, segundo a sua vontade; sempre  nos responderá.

Compartilhando a Palavra:
  1. Em sua opinião o que fez aquela viúva continuar persistindo em seu clamor mesmo sabendo que aquele juiz era um homem muito mal?
  2.  Alguém aqui poderia compartilhar um testemunho onde você foi bem sucedido em uma causa de oração?
  3.  Considerando o que aqui foi compartilhado, o que você diria a respeito de sua vida de oração, ela era ruim, boa ou ótima?
  4. Quais serão os efeitos desta ministração em sua vida prática de oração a partir de hoje? 

Print Friendly and PDF



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma