terça-feira, 22 de setembro de 2015

Deixa Deus tratar seu orgulho

Ministração baseada no estudo : Confrontando as Estruturas de orgulho(Coty)
I-QUEBRA-GELO (10 Minutos) – Quando você morrer, o que gostaria que falassem a seu respeito?
II- PASSANDO A VISÃO (05 minutos):1. Evangelismo e integração, 2. Pastoreamento e Discipulado, 3. Treinamento de líderes, 4. Comunhão, 5. Crescimento e Multiplicação.
III-  LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos)
IV. OFERTA (5 minutos)
V. EDIFICAÇÃO

Texto: Leia Tg 4. 6-7 e Mt 15.21

 O texto de Tg 4. 6-7 nos  ensina como que Deus resiste aos orgulhosos e dando continuidade diz que  para  vencer o diabo é preciso se sujeitar a Deus, portanto sujeitar-se a Deus é vencer o orgulho, pois somente uma posição de humilhação e total entrega a ele, tornará nossa vida abundante da sua graça. Assim vemos em Mt 15.21 a história de uma  mulher que de primeira olhada parece não ter muita semelhança com esses textos, mas ao observarmos mais profundamente percebemos que passou pela humilhação e  foi confrontada no seu orgulho, entretanto a sua atitude de humilhação e persistência fizeram com que sua  filha endemoniada fosse liberta.   Assim como muitos de nós a mulher Cananéia tinha uma situação de  ferida, estressante,  vexatória, de derrota dentro de sua casa,  mas ela foi provada e aprovada. Muitas vezes também situações assim são permitidas por Deus para provar nossa fé e tratar nosso orgulho, pois esse é o caminho da libertação: o quebrantamento diante de Deus e da vida. Vamos ver princípios nessa história de libertação familiar.  Quais foram as provas que aquela mulher foi submetida e  assim entendermos  que  situações    Deus usa para tratamento do nosso orgulho?  1. A prova do desprezo. Jesus ignorou essa mulher. Podemos imaginar o desespero, mas parece que Jesus se cala.  Todos nós passaremos por situações  como essa, situações sem  resposta, mas a nossa resposta é que vai colocar ou não o Diabo para fugir. 2. Preterimento. Depois do clamor dos discípulos para atender a mulher, Jesus ainda diz que Ela não fazia parte da sua lista de prioridades. Situações de preterimento, de ser deixado de lado, abandonados e esquecidos  são comuns, mas é prioridade de Deus tratar nosso orgulho e soberba. 3. Ofensa. Jesus ofendeu publicamente a mulher, podemos entender como uma ofensa séria, pois a comparou aos cachorros,  jogando o resto da sua dignidade no chão..  Somos ofendidos diariamente. As respostas que damos as ofensas, revelam o nosso nível de submissão a Deus e a sua palavra.  Deus quer confrontar as raízes de orgulho que há em nós...Deus quer a nossa total sujeição a Ele e dependência total d’Ele. Quebrando totalmente o nosso Ego que insiste em governar nossas vidas.

Compartilhamento:

1.      Em algum momento de sua vida  você já se pegou  dizendo:  Deus, eu não mereço isso. Por que isso está acontecendo comigo?

2.      Qual a sua reação quando alguém corrige você?

3.      Destas características abaixo, você consegue identificar alguma em sua vida?
      a.     Costuma achar que está sempre certo;
      b.     Achar que merece o mesmo que os outros, e às vezes mais, porque agi corretamente e é comprometida.
      c .     Achar que a sua visão das coisas ou espiritualidade está mais apurada do que os outros;
      d .    Reação explosiva a críticas e observação em relação ao próprio comportamento;
      e .    Acha que  seu nível de importância está relacionado a status, posição, cargos;
      f .      Na resolução de conflito,  ainda que de maneira sutil, está sempre lembrando tudo de bom que faz;
      g.     Luta para não parecer ser ou ter menos do que as pessoas ao seu redor;
      h.     Gosta de ser notado e elogiado sempre;
      i.       Quando humilhado, desprezado, preterido, ofendido, fica extremamente ressentido; procurando argumentos para justificar seus sentimentos;
      j.       Tem grande dificuldade para perdoar ou pedir perdão;
      h.     Tem dificuldade para dar ouvido aos outros;
      l.       Preocupa-se demasiadamente com o que os outros vão pensar;
      m.  Tem dificuldade de revelar suas necessidades ou pedir ajuda quando precisa.

    4. Em sua opinião, qual a maneira mais sábia de vencer o orgulho?

    5. Se você identifica em você algum tipo de raízes de orgulho, o que se sente desafiado a fazer a partir de hoje?

Avisos:

Quarta-feira(23/09) e Domingo(04/09), começa o Módulo Relações Interpessoais. Todos os alunos que concluíram a Escola Nova Criatura podem fazer sua inscrição.

Lembre-se de reforçar a todos os discípulos o nosso projeto: Segundo Templo e nossa alvo de 120 células até o final do ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma