terça-feira, 15 de setembro de 2015

COMO VENCER A AVAREZA

1. QUEBRA-GELO (10 Minutos) - Sugestão
2. PASSANDO A VISÃO (05 minutos): Evangelismo e integração, 2. Pastoreamento e Discipulado, 3. Treinamento de líderes, 4. Comunhão, 5. Crescimento e Multiplicação.
3. LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos) 
4. OFERTA (5 minutos) 
5. EDIFICAÇÃO
Tema: COMO VENCER A AVAREZA
Leia Comigo: Lucas 12. 13-34
Introdução:  “Avarento” é a pessoa que comete o pecado da avareza, porém  existem outros nomes mais populares para definir quem tem avareza: Mesquinho, miserável, pão duro, sovina, unha de fome, mão de vaca, entre outros. O avarento é a pessoa que se deixou dominar pela cobiça, e que desenvolveu uma apego sórdido, “extremo” ao dinheiro e fez disto o seu estilo de vida.
Interessante: Personagens famosos e muito engraçados como; o Tio Patinhas criado pelos estúdios Walt Disney em 1947,  e  o seu “Nonô Correia” criado pela rede Globo e interpretado pelo ator Ary Fontoura na década de 1980, conseguiram fazer milhões de pessoas sorrirem e se divertirem quando personificaram a avareza e ganância com suas próprias vidas, porém a avareza é pecado, e o pecado mata (Rm 6.23), e isso não é nada engraçado.
Neste texto de Lucas 12.13-34 Jesus nós dá várias diretrizes para vencermos a avareza e a ganância.  Vamos ver quais são estas diretrizes:
  1. Não dê aos bens materiais mais importância e poder do que eles possuem. (vs.15-20)
    1. Os bens materiais devem ter algum nível de importância em nossas vida, o problemas é que muitas vezes os colocamos em níveis muito mais elevados que os sentimentos, os relacionamentos, a saúde e até a vida. 
  2. Não permita que a  preocupação pelo "seu" bem estar domine a sua vida (vs. 22-25)
    1. Normalmente a preocupação inverte os valores das coisas, porque dá mais atenção a questões que deveriam ficar no segundo plano, por exemplo concentra-se mais na comida que na vida ou mais na roupa que no corpo e assim por diante. Uma das razões por que não devemos deixar que a preocupação nos domine é pelo simples fato de que não adianta preocupar-se.
  3. Use os seus bens materiais para promover a expansão e o crescimento do reino de Deus (v.31)
    1. Podemos buscar a promoção do reino de Deus de muitas formas; com nossos serviços com nosso dons, porém uma das maiores evidências de que vencemos a avareza é a nossa fidelidade nos dízimos e nas ofertas. Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.(Lc 20:2)
    2. O avarento não consegue entregar o que pertence a Deus porque é idólatra e amante do dinheiro, (1 Tm 3.10). Ele para si ajunta tesouro mas não é rico para como Deus.
  4. Decida não ser dono de coisa alguma, (v.33)
    1. Com isso, não quero dizer que não possamos possuir coisas. Quero dizer que devemos ser libertos do senso de possuí-las. Foi esse senso de posse que embaraçou o homem da parábola. "minha colheita”, “meu celeiro”. A avareza leva o homem a reter mais, a generosidade o leva a dar, conforme diz o provérbios 11.24 “Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.”
    2. A decisão de não ser dono de coisa alguma nos ajudará a ficar longe do último estágio da avareza que é não somente possuir coisas, mas se deixar possuir por elas.

Conclusão - A avareza está associada aos pecados de ganância, idolatria e egoísmo. Este pecado é tão sério ao ponto do apóstolo Paulo em romanos colocá-lo ao lado de pecados como o homicídio, o adultério, o roubo e a mentira. A bíblia vai mas longe quando em 1 Co 6.10 diz que os cobiçosos e os avarentos não herdaram o reino do céu. Tomemos uma decisão aqui hoje de observar estes princípios que aqui foram passadas e pelo sangue de Jesus Cristo vencermos todo e qualquer resquício de avareza que possa ter em nossas vidas, amém. 

APLICANDO A MENSAGEM
  1. Em sua opinião, o que o Senhor Jesus estava realmente ensinando nestas  passagens?
    1. É certo buscar o sucesso, mas a maior prioridade não pode ser esquecida.
    2. Para preparar-se  para o futuro é preciso olhar além dos bens materiais.
    3. Quando pensar que chegou ao topo, reflita mais um pouco.
    4. As coisas materiais são o maior teste da dedicação espiritual.
    5. outro.
  2. Das opções abaixo, mencione três daquelas que são hoje as suas principais  ambições.
    1. Ser muito bem Sucedido profissionalmente. 
    2. Ser muito bem sucedido ministerialmente.
    3. Ser muito bem sucedido em meu  casamento/família.
    4. Ter dinheiro curtir, viajar e adquirir bens.
    5. Ser consagrado e íntimo de Deus.
    6. Ter um estilo de vida super saudável, Alimentação, exercício, etc.
    7. Quero viver rodeados dos meus amigos que eu amo.
    8. outro. 
  3. O que significa ser rico para com Deus?
  4. Você acha que é possível usar riquezas e bens terrenos; materiais ou não para adquirir riquezas eternas? Se é possível como você acha que poderia fazer isso esta semana?
7. A visos.
. Lembrem-se: Estamos de jejum de TV, todos os dias estamos sendo lembrados de que dependemos do Senhor para esta construção.
. Já passamos pela primeira fase do Natanael-3 "noite do óleo", estamos orando e jejuando e na segunda fase nós vamos criar situações para estamos com eles, abençoando e interagindo.
. Atenção: Se você ainda não adquiriu o seu exemplar do livro: "As quatro Colunas do MDA" Ainda temos alguns pelo preço de 15,00.
. Lembre-se de recolher os formulário de oferta para a construção com os discípulos de sua célula para entregar na secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma