quarta-feira, 1 de outubro de 2014

SERMÃO DO MONTE - A VERDADEIRA FELICIDADE (Parte 2)

1. QUEBRA-GELO (10 minutos):
2. PASSANDO A VISÃO (05 minutos): Evangelismo e integração, 2. Pastoreamento e Discipulado, 3. Treinamento de líderes, 4. Comunhão, 5. Crescimento e Multiplicação.

3. LOUVOR E ADORAÇÃO (15 minutos)- "E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre." Apocalipse 5:14

4. OFERTA (5 minutos) - "Dêem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês…" Lucas 6:38
5. EDIFICAÇÃO (45 minutos) 
Textos Bíblicos: Mateus 5. 1-12
Introdução
Hoje vamos dar continuidade ao tema: "A Verdadeira Felicidade", baseado no Sermão da Montanha. Já dissemos que este é um dos textos mais conhecidos e impactantes de toda a bíblia sagrada e que pode ser a pregação mais revolucionária de todos os tempos. O Senhor introduziu o seu sermão com uma lista de qualidades espirituais conhecidas como as "bem-aventuranças" (ou "Felizes"), (Mateus 5:3-12). Nestes versículos Ele vai dizer que a verdadeira felicidade só pode ser desfrutada pelos: pobres de espírito, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores, os perseguidos. 
Na semana passada agente viu as quatro primeiras bem-aventuranças e hoje vamos ver as quatro últimas. 
1. Misericordiosos (v.7) - Misericórdia é compaixão pelas necessidades, pela dor, desespero e miséria do outro. O misericordioso pensa nos rejeitados, famintos e doentes. A justiça pede castigo, mas a misericórdia oferece o perdão. Os misericordiosos são felizes por que Deus também os tratará com misericórdia e compaixão.
2. O Limpos de coração (v.8) - Aqui Jesus esta falando de uma pureza interior, o que contrasta com a postura dos fariseu que se preocupavam mais com o exterior, com a aparência. O limpo de coração é integro, transparente, verdadeiro, livre de falsidade. Como sugere o salmo 15; Só ficará diante de Deus quem tem mãos limpas e coração puro. Os puros de coração, vão ter o privilégio de ver a Deus.
3. Os Pacificadores (v.9) - Neste texto Jesus requer que cada discípulo seu seja um conciliador, um promotor de paz onde quer que for. É por isso que a bíblia diz: "segui a paz com todos…". Quem assim proceder será chamado filho de Deus. São os filhos do diabo que promovem as guerras e as intrigas, mas os filhos de Deus promovem a paz, sempre e em quaisquer circunstâncias.
4. Os perseguidos por causa da justiça (s.10-12) - Qualquer pessoa que quiser viver piedosamente vai experimentar hostilidade e perseguição. A perseguição é simplesmente o conflito entre dois sistemas de valores irreconciliáveis. Os perseguidos por causa dos valores do Reino devem ficar felizes. Felizes! por quê, por causa da grande recompensa que temos no céu.

Aplicando a mensagem

  1. Entre estas quatro bem-aventuranças vistas hoje, qual você mais deseja na vida e qual delas você é  mais tentado a evitar?
  2. Quem aqui pode compartilhar uma experiência onde foi atendido em sua dor, em momento de aflição e desespero?
  3. Quando foi a ultima vez que você si sensibilizou em relação  a dor e o sofrimento de alguém e tomou a atitude de ajuda-la por puro amor e compaixão?
  4. Considerando a sua própria vida neste momento, quais dessas cores melhor  retrataria o nível de pureza em seu coração?
    1. Banco
    2. Preto
    3. Cinza
    4. Azul
  5. Quando um irmão, muito chateado, vem falar a respeito do atrito que ele está tendo com um outro irmão, qual é a sua tendência?
    1. Tendo a não me envolver - Ouço mas não falo nada.
    2. Tendo a tomar partido - Se for meu amigo tomo as dores.
    3. Tendo a conciliar -Não toma a versão como verdade absoluta e  estimulo o dialogo. 
  6. Quem aqui acha que está em "guerra" e sente que Deus está te cobrando uma atitude que promova a paz?
  7. Qual foi a maior perseguição que você já sofreu por causa do evangelho de Cristo?
  8. Como nós neste grupo podemos orar por você?

6. INTERCESSÃO (10 minutos)
7. AVISOS (10 minutos) Veja os avisos no relatório do líder de célula.
DICA APROVADA:. Lembre-se, visitar o convidado nas próximas 36h aumenta em 63% as chances dele voltar na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma