quarta-feira, 10 de julho de 2013

AS MÁS COMPANHIAS


Introdução
O livro de provérbios é muito importante porque é um livro de sabedoria e disciplina que toca em cada área da nossa vida, o que  demonstra que ela é alvo do interesse direto de Deus. A sabedoria de provérbios não consiste em conhecimentos teóricos,  contemplativos e abstratos, mas em experiências concretas das quais lidamos no dia a dia. A proposta de provérbios é que a sabedoria domine todas as áreas da nossa vida; não apenas nossa devoção, mas também nossas atitudes para com a esposa, os filhos, os pais, os amigos, o trabalho, e principalmente conosco mesmo. A sabedoria de provérbios é dirigida aos velhos, aos jovens, aos homens e as mulheres, ao rico e ao pobre, em fim, a todos que querem aprender e viver de maneira certa, justa e honesta.
Vamos hoje  compartilhar a respeito de um tema que é muito recorrente em provérbios: As más companhias.
(Líder – Desafie cada discípulo a ler um capítulo de provérbios por dia durante todo este mês.)
Leia Comigo: Provérbio 1. 7-19
Extraindo e Aplicando o Ensino
  1. Provérbios é um livro de sabedoria. Mas, o que é sabedoria para você? O que é uma pessoa sábia? (sabedoria não é nem conhecimento nem inteligência, sabedoria é o conhecimento aplicado, ou seja, é praticar o conhecimento que se tem.Veja Mt 7.24-27)
  2.  Segundo o verso 7, o temor do Senhor é o princípio de toda a sabedoria. Em sua opinião o temor pode ser ensinado e aprendido ou é um dom que só alguns iluminados podem  ter?
  3. Compartilhe um ensino ou um conselho que você sempre recebia do seus pais do qual você nunca se esqueceu e que foi muito importante em sua vida.
  4. Quem aqui poderia compartilhar um experiência onde você se deu muito mau por não ter dado ouvido a um ensino ou conselho dos seus pais. 
  5. O que o sábio quer dizer quando afirma que as instruções e os conselhos dos pais serão um enfeite para a nossa cabeça e um ornamento para o nosso pescoço?
  6. A partir do verso  10 o sábio nos adverte quanto a não ceder as seduções e influências das más companhias.  Em sua opinião, como identificar uma má companhia e o que fazer para não sermos influenciados ou seduzidos por elas?
  7. Quando é que você está mais vulnerável às seduções e influências da más companhias? (R: Quando está com problemas em casa  com os pais, conjugue, longe de casa, deprimido (a), etc.)
  8.  Apenas com uma frase defina o que o Espírito Santo lhe disse enquanto a gente compartilhava esta mensagem. (R: Coisas que podem ter sido ministradas pelo Espírito Santo: "Passe a ler mais provérbios", "abandone a sua amizade com fulano"..., etc.)
Conclusão

  • É possível que todos nós aqui já ouvimos falar de pessoas que tiveram as suas vidas tragicamente transformadas por causa de más companhias. Gente que perdeu oportunidades de empregos, outros que se envolveram com drogas, outros em crimes e ainda aqueles que perderam o casamento e até a vida. O apóstolo Paulo escrevendo aos irmãos de Corinto (1Co 15.33) diz: “...As más conversações corrompem os bons costumes.”
  • Penso que qualquer pessoa que me distancia de Deus, de sua palavra, e  do seu propósito para a minha vida deve ser visto como um inimigo em potencial. A exortação do sábio é: “Fique longe desta gente, não ande na estrada que elas andam...” (Pv 1)
Nosso Pensamento: “Me digas com quem andas e direi quem tu és.”
Nossa Oração: É para que Deus nos dê graça e sabedoria para identificar as más companhias, de forma a não permitir que elas nos atrapalhem em nossa jornada com o Senhor, com a Igreja e com a família. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma