quarta-feira, 3 de julho de 2013

DEUS O COMPANHEIRO DE TODAS AS HORAS

Introdução
A impressão que tenho é que Davi foi o homem da bíblia que mais orou. A vida de Davi era recheada de orações, ele orava quando estava feliz, orava quando estava triste, orava para conquistar e quando conquistava, orava também quando perdia. Orava nos dias de guerra, orava nos dias de paz, ele orava na saúde e orava na doença. Em fim, ele orava em toda e qualquer circunstância da sua vida. Isto indica que Davi tinha Deus como o seu grande parceiro, seu grande amigo. Deus é para Davi alguém que estava sempre perto e à disposição para ajudar, socorrer, livrar, consolar, se alegrar etc.
Neste salmo de Davi em que vamos meditar hoje encontramos um homem que ora cheio de confiança em um Deus justo e misericordioso que se apressa em socorrer.  Leia Comigo: Salmo 4
  1. Vivemos em um mundo mal, onde tribulação, tristeza, angústias nos sobrevêm, não há como fugir desta realidade, a menos que saiamos deste mundo.  Porém, neste salmo, o rei Davi mostra uma saída para o alivio que está disponível a todos os homens, principalmente para o povo de Deus. Leia o verso 1 e diga que saída é esta: (v1). (Oração – A saída de Deus para nós é a oração – Estamos vivendo um cristianismo onde se ora muito pouco. A ordem de Jesus no NT é: pedi, pedi e vos será dado.  Ore meu irmão! Temos que aprender a orar a Deus, colocar as nossas causas diante de Deus.)
  2. Um certo pensador disse o seguinte: “Nenhum indivíduo tem o direito de esperar que Deus o ouça, se ele não clamar”. Você ora mais ou reclama mais? Você tem um tempo, um horário e um lugar específico para orar?
  3. Em sua oração o salmista Davi está pedindo para Deus fazer justiça (v.1). Compare este texto com Gn 18.25 e responda: O que você acha que Deus faz quando colocamos uma causa diante Dele da qual não temos razão ou direito? (Um dos atributos de Deus é justiça. A bíblia diz que Deus não pode negar a si mesmo. Antes de pedir algo a Deus, peça para Ele sondar o seu coração, porque Deus não vai ser favorável a você em uma causa em que você não tem razão ou direito. É possível  até que vez ou outra, Deus nos deixa ser injustiçados, mas Ele mesmo nunca será injusto nem conosco nem com ninguém.)
  4. No contexto deste salmo, Davi estava enfrentando uma rebelião liderado por seu filho Absalão. Absalão queria tomar o trono de seu pai em Israel, e para isso levantou muita gente para lhe apoiar com  calúnias e mentiras a respeito do rei (verso 2). (2 Sm 15). Quem aqui poderia compartilhar uma experiência que passou ou que esteja passando, onde calúnias e mentiras estão sendo levantadas a fim de derrubá-lo em seu trabalho ou qualquer outro lugar?
  5. Nos versos de 3 a 6 Davi está alertando os homens que estavam apoiando Absalão, lhes dizendo que Deus diferencia  o piedoso do ímpio e que eles  também deveriam fazer o mesmo. Em outras palavras, ele está dizendo: "examinai as vossas consciências e orai a Deus que traz luz sobre todas as coisas." O que você acha que nós, crentes, devemos fazer quando somos convidados a apoiar questões que vão contra a pessoas investidas de autoridades como pais, professores, chefes, policiais, pastores, líderes, etc. Principalmente quando estes estão sendo censurados, questionados em suas atividades?
  6. Em sua opinião, o que o salmista quer dizer com esta frase: Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro.?
Conclusão
     Como cristão somos chamados a crer em nosso Deus e colocarmos a nossa total confiança inteiramente nele. Ele está interessado em cada detalhe de nossa vida. Deus quer que nós tiremos proveito de toda lutar e dificuldades que se apresentam em nossa vida. Na perspectiva de Deus elas não acontecem para nos destruir, mas para nos testar e aprovar, para nos fortalecer, amadurecer e nos levar a ter maiores experiências com Ele.
Nossa oração: É para que o Senhor nos ajude e nos dê graça a fim de que possamos aprender e crescer com as lutas e adversidades que se apresentam em nossas vidas. Que depois de cada luta a gente possa ter a certeza que nos tornamos mais íntimos de Deus.
Pensamento: Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza" (2 Co 12.9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma