quinta-feira, 9 de maio de 2013

Salmo 127 – Os Construtores do Lar


Introdução:
Os nossos compartilhamentos neste mês de maio, terá a família como o nosso tema central, e o texto que vamos usar hoje é o salmo 127, um salmo que vai falar do cuidado do Senhor para com esta instituição tão maravilhosa chamada família.
Interessante:
Veja estes dados alarmantes que não param de crescer: Cresce o número de adolescentes que se tornam mães solteiras, cresce o número de adolescentes que abortam pela primeira vez, aumenta ano a ano o número de jovens que são portadores de doenças sexualmente transmissíveis. 13% dos usuários de drogas no Brasil possuem entre 10 e 14 anos. A cada ano no Brasil 6 adolescentes, em média, tiram as suas próprias vidas. O aumento do número de divórcio no Brasil em 2010 foi de 300% em relação a outros anos recentes.

Leia Comigo: Salmo 127
  1. Em sua opinião, o que este salmo quer dizer com “Se o Senhor não edificar a casa”?
  2. Estaria o texto se referindo aos princípios que Deus criou e que funcionam como bases para a construção da família? Se é isso, quais os princípios bíblicos que regem a constituição de uma família? (amor, fidelidade, aliança, intimidade, monogamia, heterossexualidade, indissolução, comunicação, etc.)
  3. Segurança é um dos itens mais importantes na construção de uma casa, e nós sabemos que os princípios da palavra de Deus funcionam como verdadeiros muros que protegem a família. Em sua opinião, quais são os maiores inimigos da família nos dias de hoje e o que eles causam?
  4. A quais desses inimigos a sua família especificamente está mais vulnerável, o que você acha que pode fazer para mudar este quadro?
  5. O que o verso dois está querendo dizer com: “...aos seus amados Ele dá enquanto dormem”, estaria Deus reprovando o trabalho e estimulando a ociosidade e a preguiça? Explique:
  6. Você acha que o excesso de trabalho ou atividades fora do lar podem ser um inimigo da família? Como você pessoalmente tem lidado com isso?
  7. A partir do verso três o salmo vai tratar sobre o relacionamento entre pais e filhos. Pais felizes não ficam envergonhados diante dos inimigos. Pais felizes veêm os filhos como herança e recompensa do senhor. Enquanto que filhos felizes tornam-se verdadeiras flechas ligeiras e certeiras lançadas ao futuro pelo arco de seus pais.  Considerando este texto como você definiria o seu relacionamento com os seus pais? Ou no caso de ser pai, como você definiria o seu relacionamento com os seus filhos?
  8. Diante desta ministração de hoje o que o Senhor falou especificamente e pessoalmente para você fazer no tocante a sua família?
Conclusão
Quem foi que inventou o casamento? Pergunta alguém muito frustrado em seu casamento. O casamento não é fruto da imaginação humana,  quem inventou a família foi o Senhor Deus. Sendo assim família é uma grande bênção. A questão é que muitas vezes homem e mulher não constrõem os seus lares de acordo com os princípios e valores do principal construtor e projetista da família. Por causa disto, dados como aqueles mencionados no início só aumentam.
  • Nossa oração: É para que o Senhor nos ajude a ser pessoas sábias que não abrem mão de construir o lar sobre a rocha.
  • Pensamento: Nenhum sucesso em qualquer outra área da nossa vida, compensará o fracasso no lar.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma