terça-feira, 16 de abril de 2013

O CIDADÃO DO CÉU

Quebra-gelo: Se você pudesse ir a qualquer lugar no mundo para passear onde seria?
Introdução:
 O salmo 15 é conhecido como “O salmo do cidadão do céu”. Neste salmo Deus aparece como um anfitrião que descreve as características que definem o tipo de hóspede que ele deseja receber em sua casa. O objetivo nosso hoje é conhecer e desenvolver as onze características do caráter do cidadão do céu para que possamos não somente nos hospedar mais morar na casa de Deus para sempre.
Leia comigo: Salmos 15 (Use a NVI ou NTLH)
Interessante:
Você já ouviu falar no “sonho da casa própria?” Pois é. Todos temos o desejo legítimo de ter uma casa onde possamos morar confortavelmente com a nossa família, e por isso investimos tempo e muito dinheiro para que esse sonho se torne uma realidade, o curioso é que normalmente estamos dispostos a  investir tanto em nossas moradias terrena onde vamos passar somente alguns anos e não fazemos o mesmo quanto se trata de nossa casa eterna.
Extraindo e Aplicando o Ensino
  1.  Davi faz a pergunta: Senhor quais são os requisitos para morar em tua casa? Na resposta,  o Senhor menciona as onze característica do cidadão do céu, vamos tentar enumera-las? Vamos lá.
  2. O salmo menciona dois pecados que tem relação com a língua que devem ser banidos da vida do cidadão do céu; a calunia e a difamação, que também são crimes previsto no código penal brasileiro. Quem aqui poderia nos dizer o que é difamar e o que é caluniar?
  3. Alguém aqui já foi vitima de calunia? Como você reagiu, compartilhe rapidamente a sua experiência.
  4. Os veículos de comunicação tem divulgado amplamente e discutido a respeito do polêmico projeto de lei 122, que tem o objetivo de criminalizar a homofobia (Medo, aversão irreprimível, ou ódio aos gays), que tem o deputado e ativista gay Jean Wyllys como seu principal defensor. Nos últimos dias, a discussão tornou-se ainda mais acirrada por que o deputado e também pastor Marcos Feliciano, que é contra o tal projeto, assumiu a presidência da comissão de direitos humanos e minorias da Câmara dos Deputados, o que rendeu a ele muitos protestos e críticas. A luz do verso 4a do salmo 15 nos diga como você acha que nós cristão devemos nos posicionar diante disto?
  1. Considerando o que diz o versos 4b, Você acha que deve continuar mantendo a sua palavra em uma época em que as pessoas não cumprem nem mesmo contratos assinados em cartório? Comente a sua resposta.
  2. O texto menciona dois pecados que tem relação direta com o dinheiro, (suborno, e agiotagem), alguém aqui poderia compartilhar uma experiência onde pecados envolvendo dinheiro foi o foco?
  3. Diante do texto e da discussão que tivemos hoje, o que você acha que muda em sua vida de agora em diante?
Conclusão: A palavra hebraica traduzida por integridade, ou íntegro significa “completo, sem defeito” . Deus quando foi tratar com Abraão em Gn 17.1 disse para ele ser perfeito, e Jesus em Mateus 5.48 também nos diz para sermos perfeitos como Deus é perfeito. Deus sabe que não temos condições por nós mesmos de sermos cem por cento íntegros (perfeito), porem o que ele está dizendo é que nós temos que buscar incansavelmente a graça Dele por que Ele que é o nosso eterno modelo, é perfeito em seu caráter, em seus motivos e em suas ações e por isso pode nos torna como Ele mesmo é.
Pensamento: Um cidadão do céu não devia jamais se acostumar, ou se conformar com este mundo, por que ele não é daqui.
Nossa oração: É para que Deus tenha misericórdia de nós e nos dê graça para reprovarmos as cada vez mais as obras infrutuosas das trevas  a fim de que nos apeguemos mais e mais as coisas lá do alto, onde habita o Pai das luzes.
Sugestão com sete textos para seus devocionais diários nesta semana: (Mt 6.19.20, Lc 12.13-21, 2 Co 5.1-10, Jo 14.1-4, Mt 7.24-27, Ap 3.14-22, Ap 21.1-8).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma