quarta-feira, 10 de abril de 2013

A VERDEIRA FELICIDADE

Introdução
No salmo 1 a gente não encontra nem título nem autor. Nele, é apresentado o contraste que existe entre o ímpio e  o justo, a pessoa que decidiu fazer a vontade de Deus e a aquele que a ignora.  O justo é comparado a uma árvore viva e produtiva enquanto os impios são semelhantes à palha que o vento espalha, sem estabilidade e firmeza.
Leia Comigo: Salmo 1.
  1. Curiosidade: Salmos significa; cânticos de louvor. A palavra salmo é de origem grega e denota som de algum instrumento de cordas. Os salmos são os cânticos e os poemas sagrados dos Hebreus. No Antigo testamento temos 150 salmos dentre os quais 74 são atribuídos ao rei Davi.
Extraindo e Aplicando o Ensino:
  1. O salmista é direto quando afirma que o justo é quem de fato é feliz. Segundo este texto quais são as descrições do homem justo? O que ele não faz, e o que ele faz? 
  2. Assuntos polêmicos dos nossos dias, como o aborto, sexo antes do casamento e a prática homossexual têm dividido a sociedade. Em sua opinião, por que muitos que professam a fé cristã e até frequentam a igreja acabam ficando do lado daqueles que apoiam e praticam estas coisas?
  3. Vamos ler 1 Coríntios 5.10-11. A luz deste texto quem gostaria de explicar o que o salmista quis dizer no verso 1 do salmo 1?
  4. Segundo o texto que lemos, a influência do impio na vida de um crente é algo muito nocivo, progressivo e cíclico; primeiro um conselho (um valor), depois uma tolerância, por último uma associação com o erro. O que você acha que pode fazer para que, em contado com o impio, você passe a influenciar ao invés de  ser influenciado?
  5. Em seus contatos com pessoas que ainda não temem a Deus e não conhecem a sua palavra, qual é a avaliação que você faz de si mesmo? Você está  mais influenciando ou sendo influenciado?
  6. Diante desta palavra, o que o Espírito Santo está falando com você para fazer de maneira pessoal e específica?

Conclusão
1.    Felizes são aquele que temem ao Senhor e fazem a sua vontade. (v1). Agora parece que isto não está muito claro, a impressão que temos é que o ímpio é que é feliz com os seus pecados,  mas não é verdade, a palavra de Deus afirma (v’s 4-6), que Deus faz distinção entre aquele que o serve e aquele não lhe dar ouvido e que no dia do juízo isto ficará muito claro e então “todos verão a diferença entre aquele que serve a Deus e daquele que não o serve.” (Ml 3.18).
2.    O salmo ainda usando a figura de uma árvore frondosa, com muitos frutos, plantada a beira de um rio (Jesus) nos afirma que Ele vai nos abençoar, também aqui e agora, que ele vai nos prosperar em todos os nossos caminhos; no trabalho, na família, na saúde, em fim em todas as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduza a Página para seu Idioma